Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - PIRELLI APRESENTA SISTEM CYBER TYRE

Terça, 06 Março 2018 20:33 | Actualizado em Segunda, 19 Novembro 2018 12:43

A PIRELLI APRESENTA O SISTEMA CYBER TYRE
NO  SALÃO INTERNACIONAL DE GENEBRA


Um novo sistema que permite a interação entre o veículo e o pneu, devido a um sensor.


Esta nova tecnología, atualmente em fase de testes em conjunto com a maioria dos  fabricantes, chegará ao mercado no final de 2018 para os automóveis tradicionais, como para os elétricos.


Cyber Car capta os parâmetros funcionais do pneu e conecta-os com a eletrónica do veículo para adaptar o funcionamento do ABS ou o controlo de estabilidade na procura de uma maior segurança e eficácia.  


A estratégia do “Perfect Fit”  da Pirelli, procura oferecer a cada cliente serviços personalizados, possui mais uma solução.


Depois dos  Estados Unidos, o sistema Pirelli Connesso chega à Europa.


A Pirelli equipa os principais modelos Prestige e Premium do Salão de Genebra.


– A revolução digital da Pirelli, iniciada com a possibilidade do pneu recolher e transmitir dados, enfrenta uma segunda fase. Juntamente, com a inauguração do 88º Salão Internacional de Genebra, a marca revela a tecnologia Cyber Car, concebida como e para equipamento original dos principais fabricantes automóveis. Cyber Car comunicará diretamente com o pneu e a eletrónica do veículo, especialmente com os sistemas de assistência para a condução, com o objetivo por um lado de oferecer informação primordial sobre o estado do carro para assegurar uma condução mais segura, e por outro, aumentar as prestações. Este novo sistema, concebido exclusivamente pela Pirelli, chegará ao mercado no final deste ano equipando os automóveis mais inovadores, tanto elétricos como tradicionais dos principais fabricantes mundiais.


O Cyber Car é a mais recente aplicação da plataforma de tecnologia cibernética da Pirelli, lançada em 2002 com o objetivo de proporcionar a máxima integração entre o pneu, o automóvel e o seu condutor. De facto, esta tecnologia aproveita o conhecimento adquirido durante o desenvolvimento do sistema Cyber Fleet, desenhado para a gestão de frotas de veículos, e o Pirelli Conesso, desenvolvido para os condutores after market. Este último sistema, lançado em 2017 no mercado Norte Americano, está pronto para a sua estreia nos principais países da Europa.

 

A colocação dos sensores no pneu é parte integrante da estratégia Perfect Fit da Pirelli, assente no desenvolvimento de produtos e serviços à medida da necessidade dos condutores e dos principais fabricantes automóveis. Este tipo de soluções inclui pneus de cores, P Zero Color Edition, e o desenvolvimento de modelos específicos, distinguidos por uma referência no flanco ( com um simbolo diferenciado para cada marca automóvel).

 

A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS CIBERNÉTICAS.. O pneu é o único ponto de contato entre o veículo e o asfalto, de modo a que o seu papel na hora de recolher a máxima informação possível seja crucial para proporcionar a máxima segurança e conforto ao volante, uma melhor eficiência ambiental e também uma redução de custos. Do ponto de vista técnico, todos os “Cybersistemas” da Pirelli estão baseados em um sensor  embutido no interior do pneu e em contacto com a nuvem. Este Gadget, que possui apenas umas gramas, monitoriza o estado operacional de cada pneu e transmite os dados a uma unidade de controlo central. A informação recolhida está numa app, neste caso no Pirelli Conesso, ou nos sistemas a bordo. As tecnologias cibernéticas da Pirelli utilizam sistemas específicos para comunicar com o condutor (Pirelli Conesso) ou os gestores de frota (Cyber fleet), ou mesmo os fabricantes automóveis como os ocupantes ao mesmo tempo (Cyber Car). Estas opções aplicam-se tanto para modelos  com propulsão térmica, como elétricos.

 

CYBER CAR, QUANDO OS PNEUS E OS CARROS “FALAM” ENTRE ELES. Esta tecnologia é a grande novidade da Pirelli no Salão de Genebra de 2018. Cyber Car representa o novo pneu inteligente, atualmente exclusivo para o mercado de primeiro equipamento e desenhado em estreita colaboração com os fabricantes, fornecendo dados primordiais em termos de segurança e rendimento. Com a exceção dos sistemas TPMS de monitorização da pressão, até então não existia qualquer comunicação entre o pneu e a eletrónica do carro. O Cyber Car da Pirelli leva a evolução dos automóveis mais à frente, graças a uma inovadora forma de inteligência automotriz integrada nas ajudas de condução já existentes, o que ajuda a melhorar o rendimento, a poupança de combustível e o impacto ambiental, utilizando toda a informação recolhida por cada sensor embutido no pneu. Dados de extrema importância, como a pressão, temperatura interna ou a profundidade da banda de rodagem são alguns dos parâmetros que o Cyber Car transmitirá à centralina do automóvel. O sistema também tem capacidade de intervenção e ativação de ajudas como o ABS ou o contolo de estabilidade. Como exemplo, ao ler p código de identificação do pneu,o veículo pode alterar a configuração eletrónica do mesmo para fazer da condução uma experiência mais segura e confortável. Os dados recolhidos também inclúem, as cargas verticais sobre o pneu, uma informação crucial nos modelos elétricos. Neste sentido, a autonomia da bateria calcula-se na atualidade utilizando parâmetros “Standard”, que o sistema Cyber Car da Pirelli pode chegar a precisar: Ao conhecer o peso exato do veículo,  a unidade de controlo central é capaz de conhecer específicamente a autonomia para os quilómetros restantes.


Mais, o Cyber Car também informa o condutor, utilizando o próprio interface do veículo, dos parâmetros  Standard do pneu, como a carga vertical, pressão e temperâtura, indicadores que permitem intervir a tempo, quando por exemplo, as pressões não são as correctas. A manutenção do pneu, passa a ser mais fácil, devido à informação específica sobre o desgaste do piso  ou o momento exato para alternar a posição dos pneus.


O Sistema Cyber Car também permite aceder a um elevado número de serviços específicos que podem ser personalizados  para adaptação a necessidades particulares, como a de serviços de manutenção ou de assistência em estrada. 


Os primeiros modelos equipados com Cyber Car chegarão  ao mercado no presente ano, embora um elevado número de fabricantes se encontrem num estado muito avançado  de integração da tecnologia Pirelli nos seus próprios sistemas.


A próxima evolução será o Cyber Tire: O pneu do futuro, baseado numa plataforma técnica capaz de recolher ainda mais dados, transmitir informação aos próprios sistemas de informação a bordo, depois de cada  rotação do pneu.  Embora esta tecnologia não se encontre ainda à venda, a sua primeira versão já está integrada no Ferrari FXXK, um bólide de 1000 CV concebido para utilização exclusiva em circuito.


PIRELLI CONNESSO. A Pirelli apresentou acerca de um ano este sistema em Genebra. Tem a capacidade de oferecer informação de cada pneu ao condutor através de uma App, e que depois do seu lançamento no mercado Norte Americano, chega agora à Europa. A diferença do Cyber Car, destinado para o equipamento original, o Pirelli Conesso está dirigido ao AfterMarket. Além de oferecer a informação chave do pneu, a sua App associada poderá por exemplo, contactar com os centros autorizados Pirelli mais próximos para solicitar uma avaliação para troca de pneus.

 

COLOR EDITION: REDONDO, MAS NÃO APENAS NEGRO. Os pneus Pirelli P Zero a cores serão mais uma vez os protagonistas do salão, depois de surgirem no ano passado nas medidas de 19” e superiores. Este modelo permitirá aos clientes personalizar os seus pneus desde o ponto de vista estético a partir de uma borracha cromática especifica – Vermelha, amarela, verde, azul, laranja, prata ou branca, que pode ser ampliada após encomenda. Esta tecnologia exclusiva da Pirelli, utiliza materiais que não prejudicam a eficácia do pneu, como também, criam uma capa protetora que conserva a cor brilhante  durante toda a vida da borracha.


PNEUS MARCADOS  PIRELLI , ESTRELAS DO CERTAME.O Perfect Fit implica  o desenvolvimento de pneus específicos apartir da exigência de cada fabricante automóvel. Muitas das principais novidades do Salão de Genebra equipam com pneus Pirelli, como o Ferrari 488 Pista ou o Lamborghini Urus, mais a segunda grande novidade de Italdesign: o exclusivo Zerouno Roadster. A nova geração de modelos como o Audi A6 ou o A7 Sportback, o novo Bentley Bentayga V8 e hybrid, o BMW X4, oJaguar I-Pace eléctrico o ou McLaren Senna também utilizarão pneus  Pirelli. Estes pneus poderão ser encontrados nos stands da Aston Martin, Porsche e Mercedes.

 

PZERO WORLD E O SALÃO. O stand da Pirelli no Salão recria a atmosfera do PZero World, a flagship Store da marca já existente em Los Angeles e Munique. Este ponto de venda reúne, numa atmosfera refinada, serviços de elevada  tecnología,  acessórios de moda Pirelli Design, e produtos para moto e bicicleta P Zero Velo.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos