Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - CARRO CONECTADO

Quinta, 22 Março 2018 16:01 | Actualizado em Terça, 11 Dezembro 2018 20:09

O carro conectado: vantagens e desvantagens

Muitas questões surgem quanto ao impacto do carro conectado, incluindo as suas vantagens e desvantagens. No artigo a seguir, revelamos as chaves principais.

O carro conectado já é uma realidade e continua a ganhar terreno no setor automóvel, criando novos desafios e oportunidades. Na verdade, de acordo com o Gartner, em 2020, a produção de carros conectados irá exceder os 60 milhões e 90% dos veículos estarão conectados à internet.

Qual é o carro conectado?
O conceito de carro conectado refere-se a um veículo com acesso à Internet que também pode ter uma conexão de satélite ou uma rede de área local sem fio. Em suma, vai para além de conectar um Smartphone ao sistema multimédia do veículo, dar origem a uma comunicação externa, uma troca de dados, permitindo também a comunicação Car-To-Car (C2C) e Car-To-Infraestructure ( C2I).

O carro conectado engloba múltiplas inovações, desde o acesso a música ou rádio na Internet, até tecnologias mais sofisticadas, como sistemas avançados de assistência à condução (ADAs) ou sistemas para evitar semáforos vermelhos.

Vantagens e desvantagens do carro conectado
Vantagens
-Segurança. A implementação de tecnologias como o Advanced Driving Assistance Systems (ADAs) contribui para a redução de acidentes e/ou impacto, atuando quando um perigo ou obstáculo é detectado, além de salvar possíveis erros humanos. Outra inovação que afetará a segurança é o eCall, um sistema que alerta 112 em caso de acidente para acelerar a intervenção dos serviços de emergência e que será obrigatório em veículos fabricados a partir de 31 de Março de 2018.

-Auto detecção de avarias ou necessidades de manutenção. O veículo conectado pode incluir informações para detectar a existência de uma falha, bem como a sua origem ou a necessidade de manutenção, dado o uso ou o desgaste de certas peças.

-Condução mais eficiente e menor poluição. Graças aos Sistemas de Navegação Inteligentes ou à procura da melhor rota (com informações sobre engarrafamentos, estradas fechadas, acidentes ...), é possível obter eficiência e reduzir o consumo de combustível.

-Conexão ao Smartphone e aparecimento de novas aplicações. É possível conectar-se a telefones inteligentes e, dessa forma, ouvir música em fluxo contínuo ou receber chamadas, entre outras funções. Mobile também pode ser usado como uma chave inteligente para desbloquear ou ligar o veículo, desligar o sistema de ar condicionado para permitir a opção temporária de amigo remoto ou para poder ter acesso ao nosso carro através do telemóvel. O carro conectado também dá origem ao desenvolvimento de tecnologias que o conectam à casa do condutor, por exemplo, de modo que o aquecimento continue em direção a casa.

-Acesso a informações úteis. O acesso em tempo real às informações sobre as condições da estrada, o tempo, os pontos de recarga elétricos, a localização do veículo (especialmente benéfico em caso de roubo) é viável. Seria possível obter mais informações sobre uma possível perda, ajudando a estabelecer as suas causas e otimizar a sua gestão.

Desvantagens
-Hackers. Os veículos conectados poderiam ser objeto de um ataque de computador que iriam controlar os seus sistemas, violando os sistemas de abertura, bloqueando o veículo ou roubando credenciais e informações.

-Privacidade e cobrança de informação de condução. A recolha e gravação de dados sobre a condução e o veículo associado ao automóvel ligado geram novas necessidades legislativas que garantem a protecção dos dados recolhidos.

-Maior custo. Certas tecnologias de veículos conectados podem aumentar consideravelmente o preço. Por outro lado, alguns usuários têm dúvidas sobre o possível risco de avaria dos sistemas.

-Distrações ao volante. Ao ter acesso a uma maior quantidade de funções, o risco de distração aumenta, um risco minimizado tendo em conta a segurança e ergonomia das diferentes aplicações.

Não há dúvida de que o carro conectado é uma inovação que impacta diretamente o sector automóvel, com vantagens que irão expandir nos próximos anos e desvantagens que tendem a ser minimizadas.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos