Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - EXPOMECANICA

Domingo, 22 Abril 2018 20:23 | Actualizado em Sábado, 22 Setembro 2018 01:40

         

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Comerciais, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista PósVenda, Revista PósVenda Pesados, AutoAfterMarketNews, AutoPos, Infocap, Mundo Recambio y Taller, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Revista Pesados & Mercadorias, IPCM Ibérica Jornal de Notícias, O Jogo, TSF, Antena Minho, Correio do Minho, RFM, Rádio Comercial e Rádio COPE.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA),Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE) e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR).

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização

Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhões 4 e 5

Data: de 20 a 22 de abril

Organização: KiKai Eventos

expoMECÂNICA 2018 – 5.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Ficha Técnica:

Web: www.expomecanica.pt

● Grau de avaliação do certame - 8,29 (numa escala de 1 a 10).

98% garantiram ter intenções de regressar ao Salão;

60% disseram ter interesse em fazer compras durante o evento;

Avaliação dos visitantes profissionais ao evento:

● Grau de avaliação do certame - 78% (num máximo de 100).

● 100% das empresas abordadas garantiram pretender continuar a participar;

68% apontaram ter tido contacto com visitantes estrangeiros;

97% consideraram que a feira ajudou a promover o negócio;

88% asseveraram ter atingido os objetivos da participação;

67% afirmaram ter realizado negócios durante a feira;

Avaliação dos expositores ao evento (segundo inquérito de opinião da Asserbiz na edição de 2017):

N.º de visitantes (esperados): mais de 13.000

Área ocupada pelo evento: 14.000 metros quadrados – mais 44% de espaço alocado do que na última edição

N.º de expositores presentes pela 1.ª vez: 82 (37% do total)

Países representados: Portugal (178), Espanha (26 expositores), Itália (16), Alemanha (1), Holanda (1) e Polónia (1)

N.º de empresas internacionais presentes: 45 – 20% do total de expositores (e quatro vezes mais do que a média dos últimos anos)

N.º de expositores: 223 – mais 35% (59 empresas) do que em 2017

Números e factos do Salão:

Igualmente em estreia está o Smart Badge, um dispositivo virtual que permite aos profissionais armazenar digitalmente toda a informação dos expositores visitados, evitando assim o peso das brochuras pesadas durante a visita pela Feira Internacional do Porto, até domingo.

A visita à feira encontra-se este ano (ainda) mais facilitada. Para além do credenciamento on-line, a decorrer, com o propósito de menorizar os tempos de espera à entrada, haverá pela primeira vez um espaço de Self Check-in, que permite os visitantes validar autonomamente a sua incursão na feira.

Self Check-in e Smart Badge em estreia

Os programas da meia centena de atividades agendadas estão a receber os retoques de última hora, pelo que a Organização sugere a respetiva consulta em www.expomecanica.pt .

Já a exposição “Memórias do aftermarket propõe um flasback a todos aqueles que adotaram o mundo automóvel como forma de vida profissional e, através de vários dos componentes fundamentais que marcaram os carros no século XX, evoca o passado do setor nacional.

A “Arena dos Pneus”, que promoverá uma ampla informação e debate sobre a importância dos rodados na prevenção e segurança rodoviária, com a participação da Unidade de Trânsito da Guarda Nacional Republicana, terá também um espaço próprio no Salão. Será dinamizado com documentários, passatempos, realidade virtual e uma pequena exposição. Os participantes receberão ainda um Guia do Pneu.

No “Plateau TV”, uma iniciativa do Jornal das Oficinas que deslocaliza para a EXPONOR um estúdio de televisão, dar-se-á destaque, em direto, aos protagonistas do pós-venda e aos assuntos que mais os motivam na atualidade, como as mudanças no aftermarket, a digitalização das oficinas (tendências, desafios e oportunidades), o Lean Management e o comércio de pneus em Portugal (presente e futuro do segmento).

À margem são inúmeras as iniciativas informativas, formativas (gratuitas) e de debate setorial que complementam o expoMECÂNICA, grande parte delas no coração do evento, distribuídas pelo Espaço de Demonstração “Demotec by CEPRA” e o ciclo de conferências “expoTALKS by Valente & Lopes” (com o apoio editorial da Revista Pós-Venda).

A feira - representativa de um setor que, em Portugal, dá assistência a quase seis milhões de veículos em circulação (ligeiros e pesados) - é um cadinho das mais recentes soluções e inovações para os vários segmentos, que os agentes do aftermarket revelam aos profissionais no próprio palco dos acontecimentos.

A novidade, que ficará imediatamente disponível na rede de distribuidores autorizados após ser lançada no Salão, será complementada com um Kit de assistência rápida para acompanhar as motas, igualmente com a “mão” de Mário Patrão, que se destina a todos os amantes das duas rodas que querem circular com uma reserva de ferramentas de emergência.

É o caso da Bahco, marca de referência internacional no domínio das ferramentas manuais premium, e um dos muitos expositores “repetentes” da mostra. Em colaboração com o campeão nacional de motociclismo todo-o-terreno, Mário Patrão, a empresa identificou várias lacunas no segmento e, para já, desenvolveu um set de ferramentas especialmente vocacionado para as oficinas de motas e motociclos, que será apresentado no expoMECÂNICA, em estreia absoluta.

As novidades não se cingem às quatro rodas e há empresas a apostar em toda a linha, inclusive, nas duas rodas.

Novidades sobre duas rodas e à Patrão…

Os ingredientes organizativos estão todos alinhados com tamanha pretensão, uma vez que o certame cresceu exponencialmente e é o maior de sempre do aftertmarket luso: em número de participantes (uma subida de 36% relativamente a 2017), expositores estrangeiros presentes (45), países representados (seis) e área ocupada (14.000 metros quadrados dos Pavilhões 4 e 5 do recinto de feiras da Associação Empresarial de Portugal).

 

O Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto reúne um número recorde de operadores económicos do setor, preparados para, com as suas novidades, tornar a edição “mão-cheia” do expoMECÂNICA num acontecimento memorável para o tecido empresarial e os profissionais das áreas representadas - peças e sistemas, tecnologias de informação e gestão, reparação e manutenção, acessórios e customização, e estações de serviço e lavagem.

Mas, a exemplo de anos anteriores, o evento não deixará de ter outras “bombas” em exposição, de uma grande variedade de “campeonatos”, e com surpresas sempre à espreita

A Renault Sport F1 Team parece não ter querido ficar para trás e, graças à Ixell, que também tem a sua première no expoMECÂNICA, acedeu igualmente em fazer rolar para dentro do recinto o novo R.S 18, “vestido” por esta marca premium de repintura automóvel do grupo Renault e parceira oficial da escuderia francesa.

Trata-se, aliás, de uma dupla estreia, pois que a empresa responsável pela iniciativa, a Lubrigrupo, representante dos lubrificantes Mobil em Portugal, é um dos 82 (num total de 223) expositores pela primeira vez presentes no certame que agrupa toda a cadeia de valor do pós-venda automóvel português, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de sexta-feira (dia 20) a domingo (dia 22), sob organização da KiKai Eventos.

Antes de arrancar para o circuito urbano de Baku (Grande Prémio do Azerbaijão), o Fórmula 1 da equipa Aston Martin Red Bull Racing é um dos que passará pelas “boxes” do expoMECÂNICA 2018, naquela que será uma estreia em território nacional do novo monolugar resultante da recente parceria entre a equipa da Red Bull e a Aston Martin, a conceituada marca inglesa de supercarros.

Portugal pode ainda não ter regressado ao roteiro do campeonato mundial de Fórmula 1, mas recebe a partir desta sexta-feira, e até domingo, dois monolugares da competição, de duas equipas de topo. E tudo graças ao expoMECÂNICA - 5.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto: durante três dias, lotará as naves centrais da EXPONOR com os operadores empresariais do setor que dá assistência a quase seis milhões de veículos em circulação no nosso País.

e dois Fórmula 1 em competição…

expoMECÂNICA com casa cheia

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos