Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRISA - GRUPO VOLKSWAGEN INICIA TESTES

Domingo, 22 Abril 2018 20:46 | Actualizado em Quinta, 22 Novembro 2018 08:24

Grupo Volkswagen inicia testes para estacionamento autónomo de veículos de grande produção
→  Volkswagen e Audi testam estacionamento autónomo  no aeroporto de Hamburgo → Serviço deverá estar disponível para os primeiros veículos do Grupo a partir de 2020 → Segurança é a prioridade máxima: estacionamento autónomo será implantado por etapas → Acesso integrado: serviços adicionais, como carregamento, entrega de encomendas/lavandaria  e faturação através de app → Estacionamento autónomo é uma importante componente da condução autónoma
 
 
- As marcas Audi e Volkswagen estão atualmente a testar o estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo, para implementação em veículos de produção em série a partir de 2020.
 
No cenário de teste, os utilizadores podem reservar um espaço de estacionamento no aeroporto de Hamburgo a partir de casa, utilizando uma aplicação, e, depois, simplesmente deixar o carro na entrada do estacionamento. Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento elétrico –, com base num mapa do estacionamento.  Está previsto que este sistema esteja disponível para os primeiros clientes em vários andares de estacionamentos selecionados, a partir do início da próxima década.
 

 
 
 
 

 

A orientação é fornecida aos veículos por marcadores pictóricos instalados no parque de estacionamento, uma abordagem que pode ser usada em praticamente qualquer estacionamento. Enquanto o dono do veículo estiver ausente, as encomendas que ele espera são entregues no porta-bagagens do veículo e o serviço de lavandaria realiza a entrega das roupas diretamente no veículo. Ao regressar, o condutor envia uma breve mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido para casa, encontrando-se parado na saída do parque. A faturação é rápida e sem filas na máquina de pagamento, efetuando-se também através da aplicação.
 
Essa integração de serviços focados no utilizador, combinada com uma tecnologia inovadora, está a apontar o caminho para o futuro da mobilidade. A cooperação neste projeto é igualmente de definição de tendências. Porque uma coisa é certa: só podemos moldar a mobilidade do futuro em conjunto, com o cliente no centro de tudo o que fazemos, e com parceiros fortes, como a cidade de Hamburgo e o aeroporto de Hamburgo.
 
Johann Jungwirth, Diretor do Departamento Digital do Grupo Volkswagen, diz: “O projeto piloto de estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo faz parte da parceria estratégica de mobilidade entre o Grupo Volkswagen e a cidade de Hamburgo. O objetivo comum é expandir Hamburgo como uma cidade modelo para a mobilidade urbana do futuro.”
 
Segurança é a prioridade máxima: estacionamento autónomo será implementado em etapas O Grupo Volkswagen irá expandir o estacionamento autónomo em etapas, com prioridade máxima na segurança.
 

 

Na primeira fase, será possível utilizar o estacionamento autónomo em parques de estacionamento com vários andares, num fluxo de tráfego exclusivo, ou seja, em áreas separadas do parque de estacionamento, inacessíveis às pessoas.
 
A próxima etapa será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores.
 
Os veículos com a função de estacionamento autónomo serão todos equipados com um sistema de reconhecimento de ambientes ativos. Como tal, serão capazes de reconhecer objetos e reagir de acordo, seja contornando-os, travando ou imobilizando-se completamente. Para isso, os veículos são equipados com um conjunto de sensores, incluindo, por exemplo, ultrassons, radares e câmaras. Os dados são processados numa unidade de controlo central localizada no veículo.
 
O estacionamento autónomo oferece uma visão antecipada da mobilidade urbana do futuro Os testes de estacionamento autónomo em Hamburgo mostram-nos a forma da mobilidade urbana do futuro: novas soluções de mobilidade estão a alterar o papel tradicional do construtor automóvel, puramente orientado para a vertente da engenharia; novas parcerias estão a emergir e os clientes e as suas necessidades estão a tornar-se cada vez mais o ponto central. Johann Jungwirth adianta ainda: “O nosso objetivo é criar veículos autónomos que facilitem a mobilidade para todos, e que possibilitem às pessoas mais tempo e qualidade de vida, além de melhorar muito a segurança nas estradas. O estacionamento autónomo é um marco no caminho para atingir essa meta”.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos