Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - FORUM ALF

Quarta, 09 Maio 2018 12:49 | Actualizado em Domingo, 22 Julho 2018 22:31

FÓRUM ALF: A inovação tecnológica como fator de crescimento económico para o leasing, factoring e renting

 

O Fórum da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF), que decorreu em Lisboa, no dia 8 de maio, trouxe para a discussão o tema “A Inovação Tecnológica e o Setor Financeiro – Desafios e Oportunidades”.

 

Afirmando-se como o maior encontro do setor do financiamento especializado em Portugal, o evento contou com a presença de vários especialistas que debateram as grandes questões que têm determinado e caracterizado a atuação dos setores público e privado no domínio das novas tecnologias. “A grande novidade da revolução digital é, sobretudo, a capacidade de resposta que as empresas têm perante os seus clientes. Neste sentido, o setor do financiamento especializado já está a aplicar as novas soluções digitais a modelos de negócio mais responsivos”, revelou Paulo Pinheiro, presidente da ALF, abrindo a sessão com a linha condutora do fórum.

 

Para Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal e key-note speaker, “é crucial olharmos para a inovação tecnológica como um fator de crescimento económico e, acima de tudo, como um novo estágio civilizacional. O setor financeiro está a sofrer uma grande transformação digital, sendo que nos últimos anos, este conjunto de alterações alcançou o core dos processos e negócios”.

 

Através de uma análise das oportunidades e desafios, o key-note speaker acrescenta ainda que “hoje é preciso nascer digital ou proceder à transformação para um negócio digital. As empresas que não o fizerem, dificilmente serão competitivas. Neste âmbito, a estratégia terá de ser client-centric, com um grande foco na big data e no desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas que permitem uma maior personalização da experiência, elevados níveis de produtividade e eficiência de custos”.

 

A mesa-redonda, moderada por Miguel Fernandes, Advisory Partner da PWC, contou com as intervenções de Pedro Duarte, Presidente do Conselho Estratégico para a Economia Digital da CIP, de Afonso Fuzeta Eça, cofundador da Raize, e de José Morera, fundador da Tech4fin – Algorithms for Finance.

 

Admitindo o crescimento da utilização de várias soluções tecnológicas no dia-a-dia, os oradores referiram também o facto de estas terem surgido praticamente todas ao mesmo tempo, o que implicou uma rápida adaptação de empresas e consumidores, refletindo-se no investimento em tecnologia e na sua aplicação e capacitação de equipas. Neste novo paradigma, soluções como o blockchain, a inteligência artificial, o machine learning, a robótica e mobilidade inteligente surgem como estimulantes para o crescimento eficiente e sustentado das empresas e organizações

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos