Velocidade Online

Comércio e Industria - Hoje Conduzimos

COMÉRCIO & INDUSTRIA - MOTOR ROTATIVO DA MAZDA

Terça, 02 Outubro 2018 17:48 | Actualizado em Domingo, 20 Outubro 2019 05:37

Motor rotativo da Mazda regressa em versão de Extensor de Autonomia Eléctrica

    Inédita tecnologia do motor rotativo irá alimentar o extensor de autonomia eléctrica

    O package do compacto motor rotativo alberga múltiplas soluções para Veículos Eléctricos

 

A Mazda vai lançar em 2020 os seus primeiros Veículos Eléctricos, como parte do seu programa “Sustainable Zoom-Zoom 2030”, de desenvolvimento tecnológico a longo prazo.

 

 

Uma perspectiva tecnológica única

 

A Mazda vai começar por lançar dois Veículos Eléctricos alimentados a bateria. Um deles irá apenas recorrer à bateria como fonte de energia, solução que na segunda proposta contará com um extensor de autonomia, sob a forma de um excepcionalmente pequeno, leve e silencioso motor rotativo.

 

O extensor de autonomia irá recarregar a bateria sempre que necessário, permitindo aumentar a autonomia do veículo, eliminando os níveis de ansiedade inerentes a esta solução, que ainda continua a preocupar uma elevada percentagem de utilizadores de Veículos Eléctricos a bateria.

 

A pequena dimensão e a elevada potência do motor rotativo possibilitam a adopção de múltiplas soluções tecnológicas de electrificação através de um layout partilhado. Aproveitando a compatibilidade do motor rotativo com os denominados combustíveis gasosos, o extensor de autonomia rotativo foi projectado para, também ele, queimar gás liquefeito de petróleo e tornar-se numa fonte de energia eléctrica, em casos de emergência.

 

 

O programa “Mazda Sustainable Zoom-Zoom 2030”

 

Antecipando que os motores de combustão interna combinados com alguma forma de electrificação serão responsáveis por 95% dos veículos que irá produzir em 2030 (sendo os restantes 5% de Veículos Eléctricos a bateria), a Mazda irá continuar a focar-se na maximização da eficiência do motor de combustão interna, sendo exemplo o seu novo motor SKYACTIV-X a gasolina, de nova geração, que provoca a combustão através da ignição por compressão.

 

A Mazda comprometeu-se a reduzir as suas emissões de CO2 “Well-to-Wheel” em 50% até 2030, face aos níveis de 2010, e em 90% até 2050. Mas a empresa também está empenhada com a filosofia da solução certa na hora certa e – dado que a disponibilidade de energia e que a fonte de alimentação automóvel variam de região para região - no lugar certo.

 


 

Está perfeitamente assente que o sistema gerador de energia elétrica, existente numa determinada região, determina o quanto um Veículo Eléctrico pode contribuir para a redução das emissões de CO2 “Well-to-Wheel”. E com a ainda actual predominância de propostas a energia térmica emissoras de CO2, um objetivo para reduzir essas emissões passará pela diversificação das opções de combustível no futuro imediato.

 

Para além dos combustíveis alternativos, aqui se incluindo o gás natural comprimido, o gás liquefeito de petróleo e até mesmo o hidrogénio, a indústria automóvel também está a pesquisar a viabilidade dos combustíveis líquidos recicláveis, tais como os biocombustíveis obtidos a partir da produção de microalgas.

 

A Mazda considera o desenvolvimento desta última solução fundamental para alcançar a neutralidade do carbono dos automóveis com motores de combustão interna, estando já envolvida em estudos e projectos de co-investigação com o Instituto Tecnológico de Tóquio e com a Universidade de Hiroshima, como parte de uma colaboração indústria/academia/governo já em curso.

 

A Mazda espera alargar os contributos da sua visão “Sustainable Zoom-Zoom 2030” para com a sociedade, através do fornecimento de Veículos Eléctricos com Extensor de Autonomia às zonas afectadas por catástrofes naturais, fornecendo eletricidade gerada por GPL a quem dela necessite.

 

Sempre empenhada na busca do prazer de condução na sua plenitude, a Mazda irá também explorar as vantagens da aplicação eléctrica em combinação com as tecnologias de que é proprietária, na produção de Veículos Eléctricos que não só cumpram com as cada vez mais apertadas restrições ambientais, como também possa ir ao encontro do seu contínuo compromisso para com Hashiru Yorokobi - a “exaltação da condução” - através da sua filosofia Jinba Ittai em termos de design e engenharia.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos