Velocidade Online

Comércio e Industria - Hoje Conduzimos

COMÉRCIO & INDUSTRIA - 65% DOS PORTUGUESES AFIRMAM CONHECER E SABER

Domingo, 10 Fevereiro 2019 18:00 | Actualizado em Sábado, 16 Fevereiro 2019 17:44

DADOS DO OBSERVADOR CETELEM AUTOMÓVEL 2019 REVELAM QUE:

65% dos portugueses afirmam conhecer e saber como funcionam os Veículos Elétricos
 

 

Uma verdadeira rutura tecnológica, o veículo elétrico impõe-se pouco a pouco na paisagem automóvel. E o seu funcionamento assenta numa combinação de motor elétrico/bateria, dividida na realidade em três versões através da sua tração – completamente elétrica, híbrida plug-in ou com prolongador de autonomia –, o que parece não ser segredo aos olhos de 65% dos automobilistas portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem Automóvel.

 

A maioria dos automobilistas inquiridos pelo Observador Cetelem Automóvel (69%), parecem conhecer como funcionam os veículos elétricos (VE).  Surpreendentemente, a Noruega (67%) e a China (73%), pioneiras na utilização deste tipo de veículos, não integram a maior percentagem de automobilistas bem informados . Os que afirmam ter mais conhecimentos, são mesmo os respondentes residentes na Polónia (88%), na Itália (80%) e na Turquia (76%).

Também a maioria dos automobilistas portugueses (65%) afirma conhecer com precisão o que são os veículos elétricos e o seu modo de funcionamento, embora, neste caso, se encontrem abaixo do valor médio do estudo. Refira-se que os espanhóis são os inquiridos que menos conhecem com precisão as premissas com que um VE funciona, sendo apenas 58%.

Mas conhecer não significa saber e, numa média total do estudo, 70% dos inquiridos declaram não dispor de informações suficientes, nomeadamente sobre os desempenhos reais destes veículos ou a existência de ajudas públicas à compra. No Japão, país de origem de alguns construtores de modelos elétricos, 83% dizer ter falta de informação. Os que se consideram mais informados são mesmo os condutores franceses (41%).

No caso nacional, cerca de 60% dos inquiridos diz querer mais informações. A disponibilização de esclarecimentos sobre a existência de ajudas estatais, desempenhos reais dos veículos elétricos bem como conclusões das experiências dos primeiros utilizadores servirão para fazer desmistificar os mistérios destes veículos e fazer evoluir a perceção sobre os mesmos.

Consulte o estudo completo aqui.

Parceiros e Metodologia

Para o Observador Cetelem Automóvel 2019, as análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com). As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Harris Interactive, durante os meses de junho e julho de 2018, na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.  No total, foram inquiridos pela CAWI mais de 10.600 indivíduos em 16 países. Com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, fazem parte das amostras representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade). Em Portugal foram realizadas 500 entrevistas.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos