Velocidade Online

Comércio e Industria - Hoje Conduzimos

COMÉRCIO & INDUSTRIA - CONDUÇÃO AUTÓNOMA VOLVO

Quarta, 10 Janeiro 2018 11:01 | Actualizado em Segunda, 19 Novembro 2018 12:51

Condução Autónoma – Uma nova etapa

A Volvo Cars inicia, a partir de hoje, uma nova etapa no desenvolvimento dos seus automóveis equipados com as tecnologias de condução autónoma.

As duas primeiras famílias que integram o Projeto Drive Me já receberam os Volvo XC90 que irão utilizar nas estradas da cidade de Gotemburgo e assim, irão começar a fornecer os primeiros dados que começarão a ser analisados pelos engenheiros da Volvo Cars.

A estas duas famílias (Hains e Simonovskis) que utilizarão automóveis reais, em condições reais de trânsito, irão seguir-se mais três no início do próximo ano e, durante os próximos quatro anos, cerca de 100 pessoas serão envolvidas neste Projeto.

A Volvo Cars espera comercializar um automóvel completamente autónomo a partir de 2021 sendo que, os dados fornecidos através do Projeto Drive Me, irão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do mesmo.

 “É ótimo poder integrar este projeto e ter oportunidade de fazer parte do desenvolvimento de uma tecnologia que, um dia, irá permitir salvar vidas.” - Alex Hain, 45 anos.

“O Drive Me é um projeto de investigação importante, esperamos aprender muito destas famílias e utilizar as suas experiências para o desenvolvimento da nossa tecnologia de condução autónoma. Esperamos poder oferecer, a partir de 2021, um automóvel completamente autónomo.” Henrik Green, Senior Vice President - Research and Development - Volvo Car Group.


As famílias Hains e Simonovskis receberam um Volvo XC90 equipado com a tecnologia de assistência à condução mais recente e com um conjunto de câmaras e sensores que irão monitorizar o seu comportamento e fornecer ao automóvel toda a informação proveniente do exterior.

Durante as primeiras etapas, os condutores irão poder manter as mãos no volante e supervisionar a condução a todo o momento. No entanto, ao longo do tempo, irão ser introduzidas tecnologias de assistência à condução mais desenvolvidas a todos os participantes que irão receber também formação especial.

Nessa altura, os veículos mais avançados irão ser inicialmente testados em ambientes controlados sobre a supervisão de segurança da Volvo. Ou seja, nenhuma tecnologia será introduzida no mercado se a segurança não estiver salvaguardada.

Isto significa que a Volvo Cars irá continuar a desenvolver a tecnologia de condução autónoma com o mesmo cuidado e rigor com que, ao longo das décadas, tem vindo a contribuir para a o desenvolvimento da segurança automóvel.

 

PROJECTO DRIVE ME

O Projeto Drive Me é um programa que irá testar a utilização de veículos equipados com a tecnologia de condução autónoma em condições reais. Composto por diversos participantes, desde empresas públicas a privadas, passando por entidades académicas, talvez seja o programa atualmente existente mais avançado e ambicioso de utilização de veículos equipados com a tecnologia de condução autónoma.

A Volvo é líder em segurança automóvel e acredita que a introdução desta tecnologia irá reduzir o número de acidentes nas estradas. Adicionalmente, a condução autónoma promete também reduzir o tráfego e a poluição das cidades permitindo aos condutores utilizar de outra forma o tempo que gastariam normalmente na condução.

Mais fotos e info em www.media.volvocars.com

 

1927 – 2017: 90 anos a pensar nas pessoas


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos