Velocidade Online

Comércio e Industria - Hoje Conduzimos

COMÉRCIO & INDUSTRIA - SEGUNDO O OBSERVADOR CETELEM

Quarta, 21 Fevereiro 2018 13:12 | Actualizado em Sábado, 22 Setembro 2018 11:07

Online pesa cada vez mais na escolha de um veículo
A informação online é cada importante para a escolha de um novo veículo. Cresce a atenção dos consumidores às opiniões expressas em canais da Internet, sejam estes canais especializados, blogues, redes sociais ou fóruns. Apesar dessa crescente importância, a opinião de familiares e amigos continua a ser a que mais conta na hora da compra.


De acordo com o estudo do Observador Cetelem para o setor automóvel, cresce o peso do online na hora de procurar automóvel : 45% dos consumidores nacionais admitem recorrer a avaliações de outros consumidores em fóruns, blogues e redes sociais, ao passo que  44% recorrem a sites, revistas e outros meios especializados antes de escolher uma marca de automóveis.

Ainda assim, o boca-a-boca com parentes e conhecidos é a fonte de informação mais utilizada, admitida por 59% dos inquiridos portugueses.

Outras formas de pesquisa são os sites dos fabricantes de automóveis, com 30 pontos percentuais, e a opinião do vendedor/revendedor no ponto de venda, neste caso, com 29% das respostas nesse sentido.

Questionados sobre as três características do atual veículo que desejam manter, caso tenham que mudar de automóvel, 45% dos inquiridos nacionais neste estudo destacam o tipo de combustível (seja diesel, gasolina, com motorização híbrida ou elétrica), já a confiabilidade no veículo é mencionada por 33%, a classe do veículo por 31%, enquanto as caraterísticas de desempenho e potência são referidas por 27% das portugueses. O número de lugares do veículo é igualmente relevante, pelo menos para 25% dos consumidores.

Para Pedro Ferreira, Diretor Automóvel do Cetelem, “a importância da pesquisa online é uma tendência que se faz sentir transversalmente, pelo que o setor automóvel dificilmente fugiria à regra”. De acordo com o responsável do Cetelem, “a crescente oferta de informação sobre automóveis, e a qualidade dessa informação em sites especializados, sejam estes de revistas, vendedores ou revendedores, e das marcas, faz com que a sua relevância seja, cada vez mais, inegável”. Ainda assim, “isso não invalida que a opinião dos familiares e amigos mais próximos continue a ser a mais considerada na hora de decidir que automóvel adquirir” .

No total dos 15 países inquiridos, 53% dos consumidores dão ênfase ao boca-a-boca por parentes e conhecidos, enquanto 40% recorrem a sites de Internet, revistas ou outros meios especializados, e 37% leem as avaliações de outros consumidores em fóruns e blogues. Refira-se, ainda, as 31% de respostas que indicam os sites dos fabricantes de automóveis e a opinião do vendedor ou mecânico de garagem no ponto de venda como fonte de informação na escolha de uma marca.

87% dos automobilistas estabelecem um laço direto entre a fidelização e a qualidade de serviço, mas também a sua proximidade geográfica desse serviço (72%) e aspetos subordinados à sua mobilidade, como a locação de diferentes veículos para férias ou ocasiões especiais (57%)

 

Para aceder ao documento completo, pode descarregar em https://we.tl/fmymDSoqHE.

 

Para o Observador Cetelem Automóvel 2018, as análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com).

As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Kantar TNS, entre 28 de agosto e 21 de setembro de 2017, na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos pela CAWI mais de 10.600 proprietários de uma viatura pessoal comprada nova ou usada nos últimos cinco anos. Estes indivíduos, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, foram retirados de uma amostra nacional representativa de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade).

 

Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance e está presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas.

Em Portugal contamos com cerca de 650 colaboradores e servimos mais de 1,2 milhões de clientes e mais de 2800 parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores no site, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais players da distribuição especializada em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas em Vila Nova de Gaia e no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

 

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos