Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - CURVAR À ANTIGA - POR RICARDO GRILO

Quinta, 13 Setembro 2018 07:03 | Actualizado em Quinta, 15 Novembro 2018 15:44

"Curvar à antiga"

A equipa Autodelta Alfa Romeo conseguiu dois pódios consecutivos nas 24 Horas de SPA-Francorchamps de 1970 e 1971.

Aqui, a curvar em grande estilo no "gancho" de La Source, vemos o Alfa Romeo 2000 GTAm de Carlo Facetti e Toine Hezemans a caminho do terceiro posto absoluto e primeiro na classe até 2 litros na edição de 1971.

O mais interessante desta foto será o comportamento espectacular do GTAm, típico da época, com as molas macias e a carroçaria a torcer a um ponto em que deixava levantar a roda da frente.

Um comportamento que, convenhamos, foi completamente afastado das actuais corridas de "clássicos", com os chassis dos carros antigos preparados na actualidade a serem muito mais reforçados e rígidos, o mesmo acontecendo com as suspensões. O que se traduz por um comportamento tipo "tábua" sempre com as quatro rodas no chão, muito mais eficaz, mas completamente irreal em termos de respeito pela história e pelas características originais dos ditos "Clássicos".

Que, como bem se vê nesta foto, eram 100 vezes mais espectaculares que as suas recriações modernas.

Nota: em vez da cor cinza-prata, optei por colorir as jantes em dourado, uma opção comuns nos Alfa Romeo oficiais. Isto sem ter a certeza absoluta se terão sido usadas nesta prova. Mas ficam tão giras que não resisti...)

A imagem pode conter: automóvel, noite e ar livre


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos