Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - ASSOCIAÇÃO SALVADOR

Quarta, 12 Junho 2019 18:25 | Actualizado em Terça, 18 Junho 2019 17:17

A ASSOCIAÇÃO SALVADOR DESAFIA O PRIMEIRO MINISTRO E REPRESENTANTES DOS PARTIDOS POLÍTICOS PARA O TREINO MAIS DURO DE SEMPRE.

 

A app “+Acesso para todos” celebra 1 ano e levou a que as reclamações sobre falta de acessibilidades ultrapassassem o dobro nesse período. Mas muito pouco mudou.

 

 

 

Para celebrar o primeiro aniversário da app “+Acesso Para Todos”, a Associação Salvador desafia o Sr. Primeiro-Ministro e os representantes dos diferentes Partidos Políticos para o treino mais duro de sempre – um treino de Crossability. Este irá decorrer amanhã, dia 6 de junho, pelas 14h, frente à Assembleia da República. Com esta iniciativa pretende-se que todos os participantes sintam o esforço que viver numa cadeira de rodas em Portugal exige. É, certamente, o treino mais duro de sempre.

 

O Crossability é uma campanha de sensibilização criada pela Partners para a Associação Salvador, tendo sido premiada a nível nacional (Prémios Sapo, Prémios Eficácia e Prémio Marketing M&P) e internacional (categoria Prata nos Prémios Eurobest; dois prémios categoria Bronze no New York Festivals Advertising Awards). Tem como objetivo demonstrar as dificuldades que uma pessoa em cadeira de rodas enfrenta todos os dias devido à falta de acessibilidades. É composto por exercícios que replicam obstáculos com os quais as pessoas em cadeira de rodas se deparam no dia-a-dia, como lanços de escadas, balcões de atendimento elevados, entre outros.

 

Estão convidados para este treino, em especial, o Primeiro-Ministro e deputados de todos os partidos representados na Assembleia da República, que queremos envolver na resolução desta problemática.

 

Para além da sessão de treino, a Associação Salvador também irá dinamizar outros momentos de sensibilização para o problema das acessibilidades em Portugal. Todos os membros da Associação irão estar identificados com t-shirts onde se poderão ler algumas das reclamações deixadas na app “+Acesso Para Todos”.

 

 

A app “+Acesso Para Todos”

A app “+Acesso Para Todos”, lançada em maio de 2018 pela Associação Salvador, permite aos seus usuários denunciarem situações de falta de acessibilidade existentes por todo o país, que tanto condicionam a vida das pessoas com deficiência motora.

Desde o seu lançamento, numa iniciativa em que esteve presente o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, foram feitas mais de 3 205 avaliações e 813 reclamações. O número total de reclamações aumentou 179% desde o lançamento da app, passando de 291 em 2017 para 813 no período entre maio 2018 e maio 2019.

 

As reclamações são enviadas, de forma automática, para as entidades responsáveis pela fiscalização: Câmaras Municipais e Instituto Nacional para a Reabilitação. A maioria não teve seguimento efetivo, não havendo qualquer mudança. A fiscalização continua a não acontecer em muitas zonas do país, a lei não é cumprida e existem também muitas exceções à lei. É necessária uma mudança efetiva e a Associação Salvador está na linha da frente para exigir um compromisso por parte do Governo na área das acessibilidades.

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos