Velocidade Online

Diversos - Desportos Nauticos

DIVERSOS - DESPORTOS NAUTICOS - JOÃO PAULO REBELO NOMEADO EMBAIXADOR DA MOTONAUTICA

Terça, 04 Dezembro 2018 12:45 | Actualizado em Sábado, 19 Outubro 2019 07:02

Motonáutica unida em noite de gala

 

João Paulo Rebelo nomeado Embaixador da Motonáutica

 

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto foi agraciado numa noite de festa e de consagração, com mais de duzentos convidados estiveram presentes e que coroou da melhor forma o trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Motonáutica ao longo de 2018.

 

O auditório mor da Cidade do Futebol transformou-se num plano de água com lotação esgotada, sendo por uma noite, o palco ideal para a família da motonáutica lusitana acolher os seus membros, parceiros institucionais e patrocinadores.

 

Foi uma noite de agradecimento, transmitido de forma profunda por Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, no seu discurso de abertura da festa.

O líder da FPM enalteceu de forma individual “todo o meu profundo agradecimento a quantos nos ajudam a construir esta nova era da FPM, desde as instituições públicas e seus dirigentes, aos nossos patrocinadores, hoje verdadeiros amigos, a quem muito devemos por tudo quanto nos dão!”. Paulo Ferreira apelou ainda “à unidade de todos quantos pertencem à Motonáutica para que possamos continuar o nosso trabalho em prol do desenvolvimento das modalidades, principalmente no reforço da qualidade dos serviços e das provas e, em especial, da formação de jovens atletas e pilotos, para assim garantirmos o futuro”. Não escondendo “a felicidade que sinto por ver esta sala assim, quero que saibam que podem contar comigo e com a minha Direção, desejando poder contar com todos. Só unidos seremos mais fortes e tornaremos a Motonáutica novamente uma referência no desporto nacional!”.

 

E foi das mãos de Paulo Ferreira, que João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, recebeu a chancela de Embaixador da Motonáutica, nos momentos que antecederam o seu discurso que, por sua vez, encerrou a Gala, naquele que foi um dos momentos altos da cerimónia.

O governante agradeceu a distinção, salientando “a honra que sinto por poder estar aqui, nesta grande festa da Motonáutica, que prova o bom momento que esta Federação e as suas modalidades atravessam”. O membro do Governo salientou todo o trabalho desenvolvido pela nova Direção da FPM, que felicitou, sobretudo pela forte aposta “na formação de jovens atletas e pilotos, na defse da ética e no combate à violência no desporto, para além do desenvolvimento de novas tecnologias limpas aplicadas à competição, áreas que muito acarinhamos e apoiamos, pela importância que têm para o desporto nacional”.

 

Pelo palco desfilaram dezenas de pilotos e atletas, para receberem a sua merecida consagração, pelos títulos ou presenças nos pódios finais dos campeonatos de Aquabike 2017 e 2018, bem como das modalidades de Ski Náutico/Wakeboard, Barcos e Fórmula Futuro, no que concerne aos campeonatos da época que agora chega ao seu fecho.

 

 

Entre os momentos altos da noite estiveram a apresentação da campanha europeia Start to Talk e do barco solar SR02, nova aposta do projeto Técnico Solar Boat.

A campanha Start to Talk é dinamizada a nível europeu pelo Conselho da Europa e promovida em Portuga, pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, com organização do Instituto Português Juventude e Desporto (IPDJ), tendo a FPM aderido prontamente à iniciativa.

A campanha é um apelo do Conselho da Europa para que as autoridades públicas e o movimento desportivo em particular, ponham fim ao abuso sexual infantil. Ao aderir a este convite, os governos, clubes desportivos, associações e federações, bem como atletas e treinadores, comprometem-se a tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso.

 

Depois foram 11 magníficos estudantes integrantes do projeto Técnico Solar Boat a subir ao palco para receber o Prémio Inovação 2018 da FPM e apresentarem oficialmente o barco solar SR02, nova “montada” para competir em 2019.

Assume-se como um passo ambicioso, com os estudantes a darem agora a conhecer todo o árduo trabalho de investigação e desenvolvimento que conduziu à construção de um barco com um design novo, mais leve, mais eficiente e mais rápido.

O projeto Técnico Solar Boat, assumido pela Federação Portuguesa de Motonáutica e pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, com o apoio da Fundação do Desporto.

 

A noite reservou ainda um momento para a entrega dos Prémios Prestígio.

Entre eles, destaque para os que premiaram as novas “fornadas” de atletas.

 

O Prémio Revelação destacou Pedro Moura, Jr e Benedita Pais entre os jovens “lobinhos do mar” da Fórmula Futuro. Bernardo Mira foi o distinguido nos Barcos. Já Manuel Leite, Lino Araújo e Miguel Martins foram os galardoados no Aquabike, enquanto Sara Sousa merecia igual distinção no Ski Náutico. Matteo Valente recebeu o prémio Júnior do Ano, enquanto Duarte Benavente via toda a sua carreira premiada com o Prémio Piloto F1 e Filipe Filipe recebia a distinçãoo como Piloto Internacional do Ano.

Mário Garcia foi o Treinador do Ano de Aquabike, com Luís Miguel Ribeiro a receber o galardão de Diretor do Ano de F1 Powerboat. A nível nacional, foi Frederico Jorge a ser distinguido como Diretor de Prova do Ano. Por sua vez, Miguel Valente subiu ao palco para receber o Prémio Comissário Internacional do Ano.

Entre as organizações, foram distinguidas a Câmara Municipal de Penafiel como Organizadora do Ano de Provas de Aquabike, cabendo ao Clube Náutico da Figueira da Foz erguer o troféu referente a Organizador do Ano de Fórmula Futuro.

 

A noite ostentou o seu corolário na entrega dos Galardões de Honra.

Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, foi distinguido como Personalidade do Ano.

Arnaldo Magalhães, decano dos pilotos de motonáutica, foi agraciado com o Prémio Carreira.

Já Jorge Silva viu os seus 25 anos devotados à FPM merecerem o Prémio Reconhecimento, enquanto António Tunes era reconhecido na Gala com o Prémio Dedicação, pelo trabalho desenvolvido, mormente na defesa da ética no desporto. Quanto a António Feu, histórico piloto e dirigente, foi nomeado presidente Honorário da FPM.

 

Foram quase 3 horas de espetáculo que prenderam todos os presentes na sala, transformando esta Gala numa noite para recordar.

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos