Velocidade Online

Diversos - Desportos Nauticos

DIVERSOS - DESPORTOS NAUTICOS - MASERATI MULTI 70

Sábado, 01 Junho 2019 21:38 | Actualizado em Sábado, 19 Outubro 2019 07:25

MASERATI MULTI 70 E GIOVANNI SOLDINI EM SÃO FRANCISCO, PRONTOS PARA A CA 500

O desafio frente ao Argo e ao PowerPlay começa amanhã

Soldini: «Mal podemos esperar por testar as novas configurações do Maserati Multi 70»

 A equipa de Giovanni Soldini do Maserati Multi 70 Giovanni largará de São Francisco, para a primeira edição da CA 500, amanhã, às 13h00, hora local (20h00 UTC, 22h00 hora italiana). A CA 500 é o derradeiro evento da California Offshore Race Week, uma série de regatas organizadas pelo Encinal Yacht Club, o Monterey Peninsula Yacht Club, o Santa Barbara Yacht Club e o San Diego Yacht Club.

O percurso da CA 500, de São Francisco a San Diego, conta com aproximadamente 500 milhas de extensão: após cruzar a linha de largada, ao largo do St. Francis Yacht Club, a frota deverá passar a Norte do farol da ilha Farallon, antes de dirigir-se para a Sul, em direção à linha de chegada, ao largo de San Diego.

Este ano, pela primeira vez, a CA 500 está inserida na California Offshore Race Week. Nascida em 2006, a série inclui três outras regatas, com percursos mais curtos: a Spinnaker Cup, a Coastal Cup e a SoCal 300.

Inscritos na CA 500 estão mais três outros barcos, a par do Maserati Multi 70: na categoria multicascos, o MOD 70 americano Argo, que tem como skipper Jason Carroll, e o MOD 70 inglês PowerPlay, em que o skipper é Peter Cunningham; na categoria monocasco, o Swan 461 Free.

Esta será a primeira vez que o Maserati Multi 70 competirá contra ambos os MOD 70, os quais já desafiou individualmente: o trimarã italiano bateu-se com o Argo durante a RORC Caribbean 600, em fevereiro de 2019; a equipa competiu com o PowerPlay durante a Rolex Middle Sea Race, em outubro de 2018, e durante a RORC Transatlantic Race, em novembro de 2018. A equipa do Maserati Multi 70’s Team conquistou o primeiro posto Multihull Line Honours nas três regatas.

O Maserati Multi 70 ira velejar no modo de voo, ao contrário dos seus rivais diretos, que navegarão no clássico modo MOD. Através de uma pesquisa e testes permanentes, destinados a melhorar a performance em voo do trimarã, a equipa italiana desenvolveu novas configurações para os fólios de voo e para os lemes de formato em “T”. Os dois lemes, a bombordo e a estibordo, serão configurados com diferentes parâmetros de compensação e área de fólio, para que a equipa possa testar estas novas configurações durante a prova.

Giovanni Soldini explica: «Estamos muito contentes por participar na CA 500, que constitui um excelente treino para a Transpac (Transpacific Yacht Race, N. do. E.) e uma oportunidade perfeita para competir contra os nossos adversários. Durante esta regatas levaremos a cabo inúmeros testes, mal podemos esperar por testar as novas configurações e afinações tanto dos fólios e lemes, como das velas. A nossa postura para esta regata será diferente: estaremos mais focados na optimização da performance em voo do Multi 70, e menos preocupados com aquilo que os nossos competidores estejam a fazer».

Durantes as primeiras doze horas da prova, as previsões meteorológicas apontam para vento de NO de 25 nós, com rajadas de até 30 nós, e mar revolto: será difícil para o Maserati Multi 70 voar de forma estável. Mais perto da linha de chegada, nas derradeiras 100 milhas, o vento cairá abruptamente, mas, de momento, as previsões cariam: os modelos europeus indicam um vento entre 3 e 4 nós, enquanto que os modelos americanos são mais otimistas.

Para a CA 500, juntamente com o skipper Giovanni Soldini, estarão a bordo do Maserati Multi 70 seis velejadores profissionais:

  • Willy Altadill (ESP), trimmer – nascido em 1992, começou a velejar ainda muito jovem, e começou a competir em regatas profissionais com 17 anos. Em 2011, participou na Rolex Fastnet Race a bordo do maxi yacht Leopard, conquistando o primeiro lugar; integrou a tripulação do MAPFRE nas edições de 2014-2015 e 2017-2018 da Volvo Ocean Race.
  • Guido Broggi (IT), trimmer da vela grande – nascido em 1971, é o comandante do Maserati Multi 70’s boat captain e conta com milhares de horas de navegação oceânica no seu currículo. Tem trabalhado lado a lado com Giovanni Soldini há muitos anos, desde que foi o líder da equipa na construção e na preparação desportiva do 60’ Fila, em 1998. Fez parte da tripulação do Maserati Multi 70’s para a conquista do recorde da Rota do Chá, de Hong Kong a Londres, e, em 2019, da RORC Caribbean 600.
  • Oliver Herrera Perez (ESP), proa – nascido em 1987, na sua carreira, velejou a bordo de Ims 500, Swan 45 e RC44. Fez já parte da tripulação do anterior VOR 70 da Maserati, e continua, agora, a competir enquanto proa a bordo do Maserati Multi 70. Fez parte da tripulação de Giovanni Soldini durante o recorde da Rota do Chá e na RORC Caribbean 600.
  • Nico Malingri (IT), grinder e trimmer – nascido em 1991, começou a velejar com tenra idade e conquistou dois recordes de duplas com o seu pai, Vittorio Malingri, a bordo de um catamarã de 20 pés: na Marselha-Cartago, em 2016, e na Dakar-Guadalupe, em 2017. A bordo do Maserati Multi 70, participou nas mais recentes edições da Rolex Middle Sea Race, da RORC Transatlantic Race e daRORC Caribbean 600.
  • François Robert (FRA), pitman – nascido em 1967, participou em inúmeras regatas, entre as quais duas Mini Transat e um Transat Jacques Vabre. Fez parte da equipa de construção para o 60’ Fila e para o Telecom Italia da Classe 40 de Giovanni Soldin. A bordo do trimarã italiano, participou na mais recente edição da Rolex Middle Sea Race e na RORC Transatlantic Race.
  • Matteo Soldini (IT), grinder e trimmer – nascido em 1993, tem colaborado no projeto do Maserati Multi 70 desde o seu início e participou em inúmeras regatas oceânicas, incluindo uma edição da RORC Caribbean 600. Fez parte da tripulação do trimarã nas últimas edições da Rolex Middle Sea Race, da RORC Transatlantic Race e da RORC Caribbean 600.

A CA 500 é a segunda regata da temporada desportiva de 2019n do Maserati Multi 70 e de Giovanni Soldini’s 2019, depois da RORC Caribbean 600, em fevereiro. A equipa italiana participará, depois, na 50ª edição da Transpacific Yacht Race, de Point Fermin, na Califórnia, a Honolulu, no Havaí, com início a 13 de julho. Seguidamente, o trimarã italiano rumará à Ásia, para participar na regata Hong Kong-Vietnam Race, que se inicia a 16 de outubro.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos