Velocidade Online

Diversos - Desportos Nauticos

DIVERSOS - DESPORTOS NAUTICOS - SALING WEEK DOS TP52 SUPER SERIES - DOMINIO DO QUANTUM RACING

Sábado, 20 Julho 2019 13:47 | Actualizado em Segunda, 14 Outubro 2019 10:12

Vela: Cascais recebe  a “ Sailing Week” dos TP52 Super Series

A TP52 Super Series é a mais importante prova de grande prémio de monocascos a nível mundial.

O circuito atual renasceu das cinzas do antigo TP52 MedCup que terminou em 2011 e vai na sua 8ª edição.

Composto por 5 regatas, cada uma com 10 corridas, o circuito decorre em cinco localizações, sendo 4 Sailing Weeks e um World Championship. Os locais visitados são Menorca (ESP), Puerto Sharry (ESP), Cascais (POR), Puerto Portas (ESP) que em 2019 recebe o World Championship, e Porto Cervo (ITA). É composto por oito barcos em representação de sete países: Azzurra (ITA), Quantum Racing (USA), Platoon (GER), Provezza (TUR), Bromenosec (RUS), Alegro (GBR), Phoenix 11 (RSA) e Sled (USA) que não está presente na prova de Cascais.

O sistema de pontuação é inverso. Isto é, quanto menos pontos, melhor classificada a tripulação. Estas corridas são disputadas em tempo real; ou seja o primeiro barco que chega é o que ganha, sendo que a construção das embarcações é regulada por um sistema de regras muito rigido e resulta num conjunto muito competitivo. Em cascais, até ao penúltimo dia de provas, seis barcos diferentes tinham alcançado a vitória e apenas os americanos do Quantum Racing tinham conseguido duas vitórias. O circuito é liderado Pelo barco Italiano Azzurra, seguido de perto pelos americanos do Quantum Racing. Em terceiro seguem os alemães do Platoon.

CASCAIS DOMINADA PELO QUANTUM RACING.

A prova de Cascais que decorre entre 16 e 20 de Julho, tem sido dominada pelos americanos do Quantum Racing que, até ao momento em que escrevemos este artigo, contava com 2 vitórias, três 2º lugares, um 3º e um 4º. Em segundo segue o Azzurra com mais 5 pontos e os alemães do Platoon com um total de 30 pontos, empatados com o russo Bromenosec Gazprom. Com um total de 3 corridas (num máximo de 21 pontos) por disputar (caso não haja cancelamentos), tudo pode acontecer entre Quantum Racing e Azzurra. Platoom, Bromenosec Gazprom, Phoenix e Provezza ainda têem possibilidades matemáticas de chegar à vitória, embora seja muito difícil. Preve-se, assim, um último dia de provas muito disputado e decisivo para a coroação do vencedor da Cascais Sailing Week.

 

Reportagem de João Lamares - JL PRESS  ao largo de Cascais - Texto e fotos - www.velocidadeonline.com


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos