Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - HOJE CONVERSAMOS - CARLOS MONTEIRO - LOSCAR FOTOGRAFIA

Sábado, 20 Março 2021 12:04 | Actualizado em Sexta, 26 Janeiro 2024 19:55

HOJE CONVERSAMOS

 

CARLOS MONTEIRO – LOSCAR

 

O desporto automóvel sempre foi uma das minhas paixões, assim como a fotografia, palavas de Carlos Monteiro - Loscar

 

Já retirado da fotografia das corridas de automóveis e karting, Carlos Monteiro continua a exercer a sua carreira profissional na fotografia, mas outro tipo de fotografia, moda, cosmética entre outros ramos de fotografia. as ao fazer-lhe esta entrevista foi trazer à ribalta alguém que ainda teve uns anos presente  nas provas de automóveis e karting, mas antes disso pedimos ao nosso entrevista que nos explicasse quem é, o que a sorrir disse-nos logo “Chamo-me Carlos Sá Monteiro, com 60 anos, vivo no Porto, Trabalhei durante alguns anos a fotografar o desporto automóvel, incidindo mais em provas de karting e velocidade.” A escolha de provas de velocidade para fotografar teve uma razão forte “O desporto automóvel sempre foi uma das minhas paixões, assim como a fotografia. Em 2000, comecei a fazer fotografia de ralis, velocidade, de off-road, e montanha. Mais para o final do ano, mais precisamente, fotografei as provas do campeonato do Mundo de karting, em que estiveram presentes, entre outros, o Nico Rosberg, Nelson Ângelo Piquet, Lewis Hamilton, Robert Kubica, entre outros” Com estas duas respostas quisemos saber quais foram os pontos altos na sua carreira o que depois de pensar um pouco disse-nos “Na minha opinião, o ponto mais alto da minha carreira, foi em 2003, em que fotografei o Campeonato de Mundo de GT's e o Europeu de Turismo, tendo também nesse ano a colaborar com uma revista da especialidade”. E sustos será que houve ao fotografar Poucos sustos apanhei, embora não me esqueça de em 1995, no Rali de Portugal, ter sido quase atingido pelo Subaru do Colin McRae, quando fotografava a 1ª especial, em Tábua” Qual o tempo necessário para prepara um trabalho fotográfico, o que logo replicou “Pouco preciso de preparar, pois ando com o meu material pronto para qualquer eventualidade, e apenas preciso de solicitar o pedido de acreditação com algum tempo de antecedência, e saber quais os meios para poder ir ao trabalho (transportes e alojamento).

 

Em termos de material fotográfico com que trabalha quisemos saber de que dispõe, o que logo disse “ Presentemente, tenho uma Canon EOS 5D Mark III, com grip, uma 24-105/f4 da Canon, uma 70-200/f2.8 da Tamron, uma 75-300/f4-5.6, da Canon, um teleconversor 2x, flash, e 3 anéis macro” Sobre a evolução das máquinas fotográficas ao longo dos últimos anos, não deixou de sua a sua opinião dizendo “  Têm evoluído bastante, tendo eu notado em alguns casos específicos, nomeadamente em termos de definição” Sobre a divulgação do automobilismo nas televisões disse-nos “  Não tenho seguido muito o automobilismo nacional, ultimamente.” Em termos de disciplinas em desportos motorizados disse-nos quais as preferências “ Talvez por ter mais experiencia essas disciplinas , gostei de trabalhar bastante com o karting e com a velocidade” E o que vai na alma quando está a fotografar o que sem hesitar disse logo “Apenas me preocupo com que as imagens saiam o melhor possível, e tentar conseguir os chamados "pontos quentes . De certa maneira. Não me posso esquecer de, no ano de 2000, mais precisamente no dia 9 de Julho, ter ido fotografar a rampa de Santa Marta de Penaguião, e ter dito para comigo que gostava bastante de uma determinada curva. Na segunda subida de treinos, consegui captar, em exclusivo, uma "saída" do então campeão, o sr Eng. Ferreira da Silva, que mais tarde que pedi para fazer posters (em triplicado da sequencia)”Quanto à segurança no desporto automóvel “

 Referindo-me em termos de desporto automóvel, aconselho sempre uma grande prudência. É natural que as pessoas gostem de "estar em cima do acontecimento", e depois sofrem acidentes. Vida só temos uma. Para além disso, e em termos gerais  ,na experiência é a nossa melhor amiga. A princípio, as minhas imagens não eram tão boas com as que faço agora”

 

Entrevista de João Raposo

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos