Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - DISCURSO DIRECTO COM FERNANDO XAVIER

Quarta, 28 Fevereiro 2018 07:34 | Actualizado em Sexta, 26 Janeiro 2024 03:02

DISCURSO DIRECTO COM FERNANDO XAVIER

 

Não era para fazer o Campeonato mas sim provas em que estivesse interessado,tanto é que faltei ás duas primeiras provas do ano, palavras de Fernando Xavier

 

 

 

 

 

 

 

 

Tem participado nos ultimos anos no Ca,peonato Nacionald e Clássicos ao volante dum Volkswagen Scirocco, um dos carros mais interessantes que tem participado nesta competição.Hoje o nosso convidado é Fernando Xavier, ondre falamos sobre diversos assuntos, e a primeira questão que lhe colocamos,foi saber qual o balanço da época de 2017, que logo nos disse 2017 foi um ano que ultrapassei os objectivos que tinha em mente.
Não era para fazer o Campeonato mas sim provas em que estivesse interessado,tanto é que faltei ás duas primeiras provas do ano só começando a época em Vila Real . Fiz as restantes provas do ano e concluí com a vitória no Campeonato dos H 81 e quarto nos 1600cc.
Vila real foi feita com cautela dado a falta de ritmo(já não guiava o Scirocco desde Setembro de 2106)e a especificidade do circuito,mesmo assim deu para ganhar as duas corridas dosH81.
Em Braga venci a primeira corrida e desisti na segunda com a perda correia que alimenta a bomba injectora.
Depois no Algarve venci novamente as duas corridas embora nunca tenha tido a 5ª velocidade .
Acabei o ano nas 6 Horas de Braga com um Datsun 1200 ,acompanhado pelo Arnaldo Marques e pelo Pedro Nascimento numa homenagem ao meu grande amigo, infelizmente desaparecido, Zé Luis Nascimento.”Planos para a época que se avizinha “Para 2018 para já tenho previsto ir ao Estoril matar saudades, dado que o ano passado não corri no Estoril, pista de que gosto bastante,e ir um fim de semana a Portimão. Para já é este o plano, mas vou ver prova a prova e também em função dos resultados.” A escolha do Volkswagen Scirocco, tem uma razão lógica como nos explicou “Participo com o Scirocco porque é o único carro que tenho preparado para provas e infelizmente as corridas são um hobby 100% suportadas pelo meu bolso por isso é sempre com um orçamento muito apertado.2018 será novamente com o Scorocco sem qualquer alteração infelizmente ,embora o carro esteja a necessitar de ser todo desmontado e revisto dado o número de anos que já tem de provas. Tenho de me cingir ao que é possível .”

 

 

Quisemos saber se o Volkswagen Scirocco nos limites é um carro dificil de “agarrar” em certas situações, o que depois de pensar um pouco disse “Sendo um tração á frente a tendência do carro ,nos limites e quando se exagera  ,é de sair de frente mas bom chassi do carro não tem reaccões estranhas e curva muitissimo bem, também devido á óptima suspenção (feita pela KW).Os travões são normalmente para o fraco e um bocado instáveis em travagens fortes.
O maior susto até agora foi em 2016 no grave acidente de Vila Real onde sem a mínima culpa e por falta de respeito pelos outros concorrentes, fui envolvido numa enorme carambola que me destruiu o carro tendo de comprar uma carroçaria nova”
. Sobre as pistas onde tem corrido, deu-nos a sua opinião “Em Portugal a melhor pista é sem dúvida Portimão ,com as suas subidas,descidas e curvas cegas é um prazer guiar aqui.
Nas citadinas portuguesas Boavista é a preferida seguida por Vila Real.
Gosto também bastante da pista do Estoril que é muito equilibrada entre a técnica e a rapidez.
Mas a preferência vai mesmo para SPA uma pista fantástica ,rápida e onde é preciso conhecer bem o traçado para fazer tempos interessantes.Só para exemplificar na corrida em que participei eramos 94 carros em pista ,consegui fazer o 34º tempo nos treinos,  se não me engano .E quando estava com outros concorrentes no final dos treinos a queixar-me de que poderia ainda melhorar houve um participante francês que me a questionou se era a primeira vez que  corria em SPA. Quando lhe disse que sim ele respondeu-me que não me preocupasse pois no dia seguinte melhorava os tempos em pelo menos 10s o que era normal. Tinha toda a razão não melhorei 10s, mas sim 14s. Acabei a corrida nos vinte primeiros com muitos corros muito superiores ao meu.” Fazer corridas fora de Portugal, há algum projecto em mente “Adoro continuar a  fazer provas no estrangeiro e tinha este ano programado mais uma visita a Jarama e a Pau, mas infelizmente o Historic Endurance não vai a Pau e Jarama é no muito próximo da prova de Vila Real., mas ñão coloco de lado a hipótese de regressar a SPA ,embora seja no fim de semana de Vila Real.”

Antes de começar uma corrida obedece a algum ritual antes de entrar para o carro “Não tenho nenhum ritual especial ao entrar no carro , embora reconheça que costumo repetir os mesmos gestos, mas sem qualquer tipo de superstição.”O que vai na mente nos minutos que antecedem uma corrida “Aquando da partida a minha principal preocupação é passar da primeira curva ,dado que vamos todos muito junto e se não nos respeitamos acabamos todos ,ou muitos com as provas estragadas. Depois disso é ver o lugar em que estou e quais os adversários que posso atacar e defender-me  dos que estão atrás.

Sobre a questão de revitalizar o nosso automobilismo em Portugal, Fernando Xavier tem a sua ideia como nos explicou “Revitalizar o desporto automóvel em Portugal ou em qualquer país é uma resposta que vale um milhão de euros.
Claro que a aposta nos escalões mais baixos ,vulgo Karting é essêncial , para captar gente nova , a aposta em provas "baratas",o desporto automóvel é caro e nunca vai deixar de o ser,por muito que se tente fazer provas low-cost, mas é essencial a aposta na comunicação que é actualmente muito fraca. Tornar a ocupar espaço na comunicação social como era norma antigamente é extremamente difícil , em Portugal só existe futebol .Basta ver a na quantidade de programas e jornais dedicados ao futebol, o resto não existe.
O avanço da tecnologia também deu um grande contributo para a pouca divulgação do desporto automóvel, antigamente não existia tanto hipótese de dispersão actualmente com o acesso rápido e quase imediato de toda a informação afastou e tirou gente a este desporto.
Muito importante é o contacto dos espectadores com os pilotos , as equipas e os carros .
Espectadores sentados nas bancadas ás vezes muito longe das pistas, Bancadas frias , sem conforto ,sem condições afasta qualquer pessoa das provas por muita paixão que tenha.”
Sobre o trabalho que está a ser desenvolvido pelo actual Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, o ex piloto Ni Amorim, quisemos saber a opinião do nosso entrevistado “O Ni não é o primeiro piloto a ser presidente da Federação já o anterior presidente , Manel Melo Breiner o era, o César Torres também, ser piloto não faz um bom presidente.
Ainda é muito cedo para fazer um balanço ao trabalho do Ni ,mas para já há sinais de mudança.
A intervenção o ano passado em Vila Real ,a aplicação de novas tecnologias, a aposta na captação de novos praticantes no Karting, as provas para senhoras e principalmente noto uma maior cooperação com as entidades oficiais principalmente com o IPDJ( este ultimo pode ser só impressão minha mas notou-se bem a colaboração na Gala dos Campeões ).
Para primeiro ano nota muito positiva para o Ni.”

Sobre o calendário para esta época “O calendário este ano acho que está muito extenso e duas provas em Portimão em dois fins de semana consecutivos não tem jeito.6 provas que correspondem a 12 corridas, são muitas provas e ainda por cima muito concentradas em dois meses do ano
Maio-Junho e Setembro -Outubro. Logicamente esta concentração  neste dois meses cria-me problemas de orçamento dado a elevado peso das provas no meu orçamento nestes meses. Mas como  existem muitas dúvidas sobre as provas a efectuar em Braga , neste momento o CAM não as tem previstas no seu plano para 2018, a sua anulação pode ajudar a compor  a situação.”
E correr fora de Portugal “Ir correr a Espanha ou outro país é sempre um prazer e para mim por exemplo é mais perto ir correr a Jarama do que a Portimão, portanto claramente a favor da cooperação com os espanhois embora esteja consciente dos entraves que temos em Espanha . Temos claramente um Campeonato de Clássicos muito superior quer em quantidade quer em qualidade e isso cria bastantes problemas ás entidades e aos pilotos espanhois. “

Mudando de assunto, que valores estamos a falar para uma época do Nacionald e Clássicos com o Scirocco, o que depois de reflectir um pouco “Falar de custos é sempre muito relativo,pois estamos sempre dependentes de avarias graves(motor, caixa ou suspenções) que rebentam com qualquer orçamento ,mas por prova ,com estadias ,viagens ,inscrições,gasolinas ,pneus e revisão antes da prova ,normalmente andam á volta de 2.500 euros.” Provas de Montanha não o entusiasma, “Montanha nunca esteve nos meus planos por duas razões ,primeiro teria que alterar o meu carro todo para estar minimamente preparado para montanha .As afinações, mesmo a altura do carro teria de ser alterada é muita "lavoura " e muito dispêndio e trabalho andar a alterar o carro entre os circuitos e as rampas. Outra razão é a falta de tempo para poder treinar as provas.
Ninguém pense que só com os treinos oficiais se vai fazer grandes resultados nas rampas ,são precisas muitas subidas para conhecer os traçados e tirar proveito do carro.”

Ao longo de todos estes anos que tem corrido, com certeza que Fernando Xavier deve ter algumas histórias interessantes e por isso pedimos que nos contasse alguma mais engraçada, “Tenho algumas histórias das participações nas corridas ,tal como a história de Spa ., mas quero realçar o ambiente que as provas de cidade proporcionam. correr com bancadas repletas de público é outra motivação. O contacto do muito público que acorre aos parques de assistência é verdadeiramente espectacular e daí um grande prazer pelo menos para mim as participações quer na Boavista quer em Vila Real. 
Quero realçar também o ambiente entre os pilotos e as suas equipas e para dar só um exemplo ,no último circuito de Portimão a mão do Nuno Dias deslocou-se de propósito de Braga ao circuito para nos fazer um jantar de frango pica no chão no sábado á noite nas boxes e no Domingo um almoço de filetes de pescada ( eramos á volta de 20 pessoas).Gestos destes caracterizão o bom ambiente que existe entre os pilotos.”

A nossa conversa já ia longa, e para terminar quisemos saber o que pensa do novo visual do www.velocidadeonline.com “Claro que conheço o site Velocidadeonline.com dado que sou visitantequase diário do mesmo para me manter a par das novidades deste nosso desporto.
A sua actualização  deu-lhe ouro "ar "e uma facilidade acrescida de consulta “

 

Entrevista de João Raposo e fotos de Fernando Xavier



 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos