Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - PORTUGAL FASHION COM MAIS NOVIDADES

Quarta, 13 Junho 2018 09:21 | Actualizado em Quinta, 16 Agosto 2018 05:34

Inês Torcato: tudo sobre a ex-bloomer que não para de florescer

A moda está-lhe no sangue, é uma das criadoras emergentes mais promissoras do panorama nacional e as suas criações têm-se destacado em palcos importantes, como a passerelle principal do Portugal Fashion, a passadeira vermelha dos Globos de Ouro e o Festival Eurovisão da Canção. Falamos de Inês Torcato, a jovem designer que se estreou no Bloom em 2016 e está a dar o salto de terras nacionais para semanas de moda internacionais e showrooms europeus, levando a internacionalização da marca a bom porto. O seu percurso na moda, a estética das suas criações e a visibilidade e objetivos para a marca foram alguns dos temas em foco na conversa do Portugal Fashion com Inês Torcato.

Sempre esteve ligada às artes e, ironicamente, apesar da moda ser uma realidade na sua família desde cedo, nem por isso quis ser designer desde pequenina. Inês Torcato sempre acompanhou o trabalho do pai, Júlio Torcato – um dos grandes nomes da moda portuguesa – mas só depois de estudar Audiovisual, Multimédia e Pintura, na Escola Secundária Artística de Soares dos Reis e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, é que se cruzou com a área que hoje a apaixona. "Desde que nasci que acompanhei o trabalho do meu pai e até o assisti em bastidores, e nunca isso interferiu com a forma como eu via a minha vida e aquilo que queria fazer”, conta a criadora. "O design de moda foi uma área que surgiu mais tarde na minha vida”. Mas é verdade que mais vale tarde do que nunca: terá sido ao frequentar a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos que o design de moda passou a ser uma constante na vida de Inês Torcato, que apesar de sempre ter ambicionado fazer o seu caminho e afirmar a sua individualidade enquanto designer, partilha com o pai o mesmo gosto pela alfaiataria e a reinterpretação das peças clássicas. Ainda assim, sente que a estética das criações de ambos acaba por se distanciar: "Acho que hoje em dia podemos ter alguns pontos em comum, como o gosto pela alfaiataria e a interpretação que fazemos deste ramo. Mas apesar de tudo considero que nenhum de nós trabalha a alfaiataria clássica pura e dura e ambos exploramos as formas de modo diferente.

Inês Torcato conta no seu currículo com vitórias em vários concursos, como o L’Aiguille D’Or e o AcrobActic, mas destaca o Concurso Bloom como o mais importante e o maior dos seus objetivos, sobretudo pelo acesso ao Portugal Fashion: "O concurso Bloom e a entrada no Bloom foram para mim a conclusão de uma etapa e o princípio de outra. Foi o fim da fase em que fiz muitos concursos, ganhei alguns prémios, mas a entrada no Bloom era o objetivo principal desse caminho. Marca o início daquilo que é a minha marca hoje em dia”, afirma. De facto, foi no Bloom que a criadora se afirmou verdadeiramente enquanto designer, construindo uma estética inconfundível, baseada nos seus gostos pessoais e no que sente no exato momento em que desenha as coleções, mantendo-se fiel àquilo em que acredita. Quando questionada sobre quem veste a sua marca, Inês Torcato não tem dúvidas: "São pessoas que não têm medo de mostrar a sua individualidade, a sua identidade e que não se importam com aquilo que os outros pensam”.

Pode dizer-se que individualidade é uma das palavras-chave para definir o percurso de Inês Torcato, que durante a estadia de dois anos no Bloom viu várias portas serem abertas para a projeção da sua carreira a nível internacional – razão, aliás, pela qual não consegue escolher os melhores momentos na plataforma. "Cada um dos desfiles que fiz foram melhores momentos”, conta Inês. "A oportunidade que me trouxe de estar na plataforma Super Talents da Pitti Super em Milão a convite da Vogue Itália, o artigo no suplemento Vogue Talents da Vogue Itália, o início da internacionalização da minha marca com showroom em Paris, o meu primeiro desfile internacional na Altaroma… Tudo isto foram melhores momentos e ao mesmo tempo todos estes foram os maiores obstáculos”, destaca a designer. Um acumular de bons momentos e obstáculos que culminaram numa oportunidade ainda maior: a transição para a passerelle principal do Portugal Fashion, cuja estreia aconteceu precisamente na edição outono/inverno 2018-19, em março último. A que soube esta mudança? A responsabilidade e gratidão: "Fiquei muito feliz com o convite, principalmente por sentir que estava a receber um voto de confiança de quem acredita na evolução do meu trabalho e ao mesmo tempo uma responsabilidade enorme de estar à altura destas expectativas.


Desfile de Inês Torcato na passerelle principal do Portugal Fashion

Mas estar à altura das expectativas não parece ser qualquer problema para Inês Torcato. Com 27 anos, marca bem sólida e integrada no calendário principal do Portugal Fashion, a criadora tem visto o seu trabalho ganhar uma projeção galopante e, como se tem visto, à escala mundial – é que foram as suas criações as escolhidas para vestir as representantes de Portugal no aclamado Festival Eurovisão da Canção, as artistas Cláudia Pascoal e Isaura. Uma ação memorável para qualquer designer, mas em especial para fãs da Eurovisão, como é o caso de Inês. "Fiquei muito contente e lisonjeada principalmente por poder vestir a Cláudia e a Isaura no primeiro ano em que a Eurovisão acontece no nosso país. Foi muito bonito estar a acompanhar o trabalho de toda a equipa, e claro que foi muito positivo para mim em termos de marca também”, recorda a criadora, também responsável pelo look do cantor português Ricardo Soler na blue carpet, ocasião em que cantou com o coro da Áustria. "A Eurovisão é um evento com projeção quase mundial que eu acompanho desde sempre e poder estar envolvida é só por si um motivo de orgulho da minha parte” conclui. Serão ações como estas que contribuem em larga escala para a visibilidade e projeção da marca, algo de que Inês Torcato sente que tem beneficiado ao ver as suas peças serem usadas por figuras públicas em diversas ocasiões. "Felizmente tenho tido a sorte de ter algumas solicitações para revistas, editoriais e até mesmo alguns músicos, actores ou outras figuras públicas para usarem a minha roupa e isso é sempre muito bom em termos de projeção” revela Inês, que também na gala dos Globos de Ouro da SIC se fez representar no rol de criadores portugueses que emprestaram criatividade e requinte à passadeira vermelha, desta feita ao vestir o ator João Maneira, um dos nomeados para o Prémio Revelação.


Inês Torcato com Cláudia Pascoal e Isaura

O reconhecimento da marca em solo nacional é importante, mas o principal objetivo de Inês Torcato é, sem sombra de dúvidas, a internacionalização da marca e estar presente em mercados que signifiquem sustentabilidade a nível de vendas. Isto porque, apesar de ser essencial garantir que o "made in Portugal” continue a existir e de ser grande o potencial de crescimento do país, a criadora vê ainda muitas limitações no consumo de moda: "É muito difícil conseguir sobreviver cá com uma marca de autor, que não é comercial, que não consegue competir com os preços do fast fashion. Até porque nunca foi essa a minha vontade” explica a designer, cujo gosto em trabalhar "qualidade, detalhe e autenticidade” não a deixa sentir-se atraída pelo fast fashion. "Neste sentido entra a internacionalização, o objetivo final será sempre conseguir projetar a marca no mercado internacional de modo a que se torne sustentável a nível de vendas” conclui Inês. 


Desfile de Inês Torcato em Altaroma

Paralelamente à aposta no mercado internacional – quer em contexto de desfile, quer em formato de showroom ou feira – os objetivos comerciais de Inês Torcato passam por dedicar-se à loja que tem em conjunto o pai, no Porto, lançar a sua própria loja online e manter a parceria com a Wrong Weather e com a Farfetch, onde as peças masculinas da coleção primavera/verão 2018 ficarão disponíveis até ao final da estação. E quanto a sonhos? Além do reconhecimento internacional, só mesmo "passear na rua e ver pessoas a usar a minha roupa!”.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos