Velocidade Online

Diversos - Diversos

DIVERSOS - UMA HISTÓRIA CURIOSA - POR RICARDO GRILO

Terça, 10 Julho 2018 04:05 | Actualizado em Segunda, 24 Setembro 2018 12:37

Uma paixão desconhecida

Como insólita nota de rodapé da história da Segunda Guerra Mundial, o Marechal Hermann Göering, comandante da Luftwaffe e segunda figura do regime nazi, tinha uma grande paixão por comboios em miniatura da Märklin.

Sem grandes restrições orçamentais e com boas ligações ao famoso fabricante alemão que produzia miniaturas ferroviárias desde 1891, o marechal alemão montou diversos "layouts" de grande dimensão para os comboios eléctricos Märklin, na sua casa de campo de Carinhalle em Schorfheide.

Curiosamente, o marechal e antigo aviador construiu com as suas mãos as casas e toda a decoração das maquetas e, ainda mais interessante, gostava muito de convidar Adolf Hitler ou até diplomatas estrangeiros para se deslocarem até à sua propriedade de "Carinhall" para eles o admirarem enquanto brincava!

Com o final da guerra, o próprio Göering deu ordem para destruir a casa e o conteúdo. Porém, o semanário Bild descobriu recentemente que algum material sobreviveu e ainda existe armazenado, à guarda do governo alemão - incluindo algumas das casas e figuras construídas pelo marechal.

Ou resumindo, a segunda figura do monstruoso regime nazi, tinha um "hobby" normalíssimo de gente civilizada.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos