Velocidade Online

Portugueses no estrangerio -

PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO - GONÇALO RIBEIRO EM DESTAQUE EM VALENCIA

Terça, 15 Setembro 2020 12:46 | Actualizado em Sábado, 26 Setembro 2020 06:52

Gonçalo Ribeiro em destaque no ESBK em Valência
 

Está atingido o final da primeira metade da temporada de Campeonato de Espanha de Superbike - ESBK, após a passagem do "paddock" pelo Circuito Ricardo Tormo, situado na povoação de Cheste, em Valência. Uma ronda importante para a Lousaestradas Racing Team, que viu a sua estrutura técnica ser reforçada nesta terceira ronda das PreMoto3, com resultados imediatos e de destaque.

Gonçalo Ribeiro e a sua equipa utilizaram os dois primeiros dias de treinos livres para a realização do máximo número de voltas possível ao traçado de Cheste, com o objectivo de adquirir a maior quantidade de informação para análise. Um trabalho que colocou o piloto e equipa de Lousada a pouco mais de um segundo da volta estabelecida pelo piloto mais rápido, sempre no lote dos dez melhores em pista.

A sessão de qualificação comprovou as previsões, com todos os pilotos a rodarem com tempos muito próximos, antevendo duas corridas muito disputadas no pequeno, sinuoso, mas muito rápido traçado valenciano. Antes das mesmas, houve ainda tempo para a sessão de 'warm up', que colocou o jovem piloto no grupo dos mais rápidos, confirmando o trabalho e escolhas da equipa técnica.

A primeira corrida foi imprópria para cardíacos! Oito pilotos rodaram a totalidade das 14 voltas separados por menos de dois segundo, levando a luta até à linha de meta ao 'sprint' e com o piloto português a alcançar a sétima posição a um segundo do vencedor. No processo, Ribeiro estabeleceu a terceira volta mais rápida da corrida, comprovando o seu potencial, assim como todo o trabalho realizado nas sessões anteriores.

No intervalo para a derradeira corrida do fim-de-semana, a estrutura portuguesa efectuou alterações na sua Beon 250cc, na esperança de colmatar as diferenças para os pilotos mais rápidos em algumas zona do circuito de Valência. No entanto, não viriam a surtir o efeito desejado, tendo mesmo comprometido uma prestação não só idêntica, como muito possivelmente, melhor.

Ainda assim, toda a equipa faz um balanço positivo da terceira prova do ESBK 2020, tendo agora a confiança de que pode lutar pelos lugares da frente contra algumas das melhores estruturas europeias e mundiais. O número 73 e a Lousaestradas Racing Team terão pela frente a continuação do Campeonato Nacional de Velocidade - CNV Moto, nos próximos dias 19 e 20 de Setembro, no Circuito do Estoril e onde se mantém acesa a luta pelo título da categoria.

Gonçalo Ribeiro #73
"Saímos de Valência muito satisfeitos com o trabalho realizado e com um balanço positivo do fim-de-semana. Mostrámos uma grande evolução e rapidez em pista e isso revelou-se logo nas sessões de treinos livres. O trabalho que desenvolvi com o novo telemetrista foi vital para o nosso desempenho. Isso veio a revelar-se na minha evolução e nos resultados em pista na qualificação.

No início da manhã de domingo senti-me muito bem com as mudanças feitas na moto e o 'warm up' provou que estávamos no caminho certo. A primeira corrida foi muito boa, rodei sempre no grupo dos oito pilotos mais rápidos, sempre com uma diferença de menos de dois segundos para o líder. No final arrisquei um pouco sem correr muitos riscos e mas cruzei a linha de meta na sétima posição, a 1s do vencedor!

Na segunda corrida, motivados pelas diferenças que previmos em relação aos mais rápidos, alterámos pequenos detalhes na configuração da moto, mas que infelizmente não surtiram efeito desejado, acabando por penalizar a nossa corrida. Terminei na 11ª posição, mas com a perfeita noção onde melhorar. Agora é altura de preparar a quinta prova do CNV Moto a decorrer no próximo fim-de-semana no Estoril, onde estamos na luta pelo título de PreMoto3!"

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos