Velocidade Online

Portugueses no estrangerio -

PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO - IBERIAN HISTORIC ENDURANCE EM SPA

Terça, 02 Julho 2019 17:28 | Actualizado em Quarta, 16 Outubro 2019 18:46

berian Historic Endurance

3 Horas de Spa

81 Viaturas na Joia da Coroa do Historic Endurance

 

 

·       Corrida do Iberian Historic Endurance esgota SPA com mais de 80 automóveis clássicos de 18 marcas diferentes

·       Número extravagante de pilotos de 13 nacionalidades

·       Primeira vez em que apenas são aceites na prova automóveis de Turismo e GT

 

 

Nos próximos dias 28 a 30 de junho, mais de 80 automóveis clássicos, enfrentam-se num dos mais mágicos circuitos do mundo, o mítico traçado de Spa-Francorchamps, durante as 3 Horas de Spa. A competição volta a esgotar a grelha de partida com uma lista de inscritos preciosa e eclética, incluindo 45 modelos de 18 marcas diferentes, com pilotos vindos de 13 países. Isto apesar de mudanças regulamentares para a prova de SPA, que só permitem automóveis de Turismo e GT, não sendo aceite nenhum Sport Car nem nenhum veículo GTP, com mais de 2000cc, tais como os GT40, Chevrolet Grand Sport, Elvas ou Merlyns.

 

Assim, os vencedores do ano passado Oliver Bryant / Grahame Bryant em Ford não poderão estar presentes, devido à mudança da regulamentação. Por outro lado, este ano a incerteza quanto ao vencedor será maior do que nunca. Os 5 AC Cobra presentes serão, sem dúvida, muito competitivos e favoritos a conquistar a Pole-Position. Destas 5 equipas destaque para a família Chiles, vencedora da prova do GTSCC no Algarve Classic Festival em 2018 e da família Macedo Silva, vencedores em Pau. Os carros Americanos não terão uma vida fácil, pois os 10 “giant-killer” Lotus Elan podem fazer a diferença, devido ao menor consumo, conseguindo fazer melhores estratégias de boxes assim como um desempenho mais equilibrado ao longo das 3 horas de corrida. Também em Lotus, mas num modelo 47, regressam os vencedores de 2017, a dupla Portuguesa/ Inglesa Gonçalo Gomes / James Claridge que serão, sem dúvida, outros dos favoritos.

 

O BRM Index Performance, mais uma vez será completamente imprevisível. Depois das vitórias do Ford Cortina Lotus de Luís Sousa Ribeiro e do Mini Morris Cooper S de Philippe Quiriére, serão vários os favoritos, desde o Austin Healey Sebring, ao Triumph TR3, passando pelos 10 Lotus Elan e os 8 MGB inscritos. Isto depois do Matra Djet Eugenio Martinez / Alberto Cazabella ter vencido o Index de Performance em 2018 e de Carlos Barbot / Pedro Matos terem recebido o BRM Watch em 2017. 

 

Entre a comitiva portuguesa, estarão presentes 19 pilotos, correspondentes a 10 equipas. Repetem esta aventura, Gonçalo Gomes vencedor de 2017 em Lotus 47. A garagem João Gomes que terá 3 equipas, com Piero Dal Maso, Nuno Nunes e José Carvalhosa, ao volante de dois Porsche 911 SWB e um Porsche 911 2.5 ST. Três Lotus Elans irão também defender as cores de Portugal para Carlos Barbot, Pedro Matos, Manuel Ferrão e Filipe Matias e Pedro Cerqueira, com o ultimo na invulgar versão Elan +2. Também do Porto, o extravagante Saab Sonnet de Paulo Sousa e Francisco Pinto vai repetir a aventura do ano passado. Como já foi dito, um dos favoritos será o Cobra dos vencedores do Grand Prix de Pau Pedro e Rui Macedo Silva e Joaquim Jorge.

 

Para Diogo Ferrão, as expetativas são altas para um fim-de-semana que reflete o trabalho de várias épocas. “A 4ª edição das 3h de SPA é, sem dúvida, a joia da coroa do Historic Endurance. Só a possibilidade de participar neste circuito mítico, numa incrível prova de resistência com dezenas de modelos diferentes lutando taco a taco durante três horas. A mesma está a converter-se numa prova que atrai a atenção de participantes de todo o mundo e esta pequena mudança de carros admitidos irá ainda dar-lhe mais carisma. Existem muitos favoritos mas, no final de contas, para se conseguir um bom resultado numa prova destas o essencial será uma afinada sintonia entre os vários pilotos, carro, estratégia e equipa técnica.”, afirmou.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos