Velocidade Online

Nacional - Ralis

CAMPEONATO PORTUGAL RALIS 2024 - A OPINIÃO DE JOÃO CARLOS COSTA

Domingo, 13 Outubro 2024 03:20 | Actualizado em Terça, 05 Novembro 2024 20:43

AS ENTIDADES OFICIAIS, e não estou a falar da FPAK, podem vir com os dicionários todos, possíveis e imaginários, defender as razões para um desportista de nacionalidade não portuguesa não estar habilitado a ser campeão de Portugal, ou mesmo declarado vencedor de um Campeonato de Portugal num desporto individual.
Para começar, existe uma dualidade relativamente aos que praticam desportos colectivos, que podem ser campeões nacionais, podem ostentar esse feito nos CV. Sem ser constitucionalista, parece-se uma Lei com dois pesos, duas medidas, por isso com laivos de inconstitucionalidade. Mas é, antes do mais, há que dizê-lo de forma frontal, uma ENORME PARVOÍCE!
Para mim, acho que para todos, Kris Meeke é o Campeão de Portugal de Ralis 2024, tal como Roman Kandratsenka é Campeão de Portugal de Drift 2024 na categoria Pro. Não são apenas os pilotos que somaram mais pontos. Deviam, mereciam, clamar aos quatro ventos que foram os melhores.
Os títulos, parte importante da verdade desportiva, não podem, nem devem, ficar reféns de interpretações linguísticas, nem de razões que a razão desconhece. E, neste caso, as razões são para mim um “enorme buraco negro”, que ninguém, por parte do Estado, parece ter vontade de resolver, apesar de várias tentativas.
Tudo isto faz-me pensar, uma vez mais, que a actual Lei do Desporto foi pensada para o Futebol (ou se quiserem para aos desportos colectivos), como fica demonstrado no copy-paste da maioria dos estatutos das diversas federações, pois só assim “cabem” nessa Lei. Uma Lei pensada para os clubes serem participantes e não organizadores, ao contrário do que acontece no Desporto Automóvel. Parece feita à medida para premiar o colectivo, porque mexe com a clubite, e não o individual. Em vários aspectos, e este dos títulos para atletas não portugueses é apenas um de muitos, parece existir por parte do Estado uma enorme dificuldade em entender os desportos onde a prática individual “manda”. Que alguém os chame à razão!
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos