Velocidade Online

Nacional - Todo o Terreno

CAMPEONATO PORTUGAL TODO O TERRENO - BAJA TT OESTE DE PORTUGAL

Quinta, 12 Maio 2022 20:45 | Actualizado em Quinta, 19 Maio 2022 15:22

Baja Oeste de Portugal

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno

Taça do Mundo de Bajas FIM / Campeonato da Europa de Bajas FIM

Região Oeste de Portugal: 6 a 8 de maio 2022

 

 

António Maio, João Vale e Roberto Borrego vencem Baja Oeste de Portugal


Mini Baja foi ganha por Afonso Fonseca

 

António Maio em Yamaha nas motos, João Vale também em Yamaha nos Quad e a dupla Roberto Borrego/Nuno Abrantes em Can-Am nos SSV foram os grandes vencedores da Baja Oeste de Portugal, a quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2022.

MAIS UM TRIUNFO PARA ANTÓNIO MAIO NO CNTT

A prova organizada pela Escuderia Castelo Branco viu o campeão António Maio em Yamaha impor-se no prólogo, disputado junto ao Kartódromo do Bombarral e repleto de publico, gastando menos 4,5s que Gustavo Gaudência em Honda Terceiro tempo para Martim Ventura em Yamaha a 1,2s do segundo classificado.

Para a segunda etapa os concorrentes tiveram pela frente dois setores seletivos de 144 e 82 km. A etapa começou mal para um dos candidatos às primeiras posições com Gustavo Gaudêncio a parar mais de 40 minutos para resolver um problema técnico. Vencedor do troço de abertura e em SS1, o campeão António Maio manteve a liderança da corrida com 1m29s de vantagem para Martim Ventura que venceu no segundo troço do dia.

No terceiro dia de competição os concorrentes tiveram pela frente um setor seletivo com 161 km. Foi uma luta muito animada na competição moto com o campeão António Maio a vencer o derradeiro troço com 15s de vantagem para Martim Ventura que nesta corrida se mostrou mais próximo do andamento do campeão nacional. Martim venceu ainda entre os Juniores.

A terceira posição coube a Micael Simão, numa GasGas, sendo o mais rápido da Classe TT3 conseguindo assim o primeiro pódio da sua carreira. O quarto lugar foi para Fábio Magalhães em Honda o vencedor da Classe TT1.

Diogo Pais em Yamaha ganhou a promoção e consolidou a liderança da classe no CNTT. Pedro Bianchi Prata, em Honda, regressou aos triunfos em provas do CNTT vencendo entre os veteranos.

Mário Patrão a estrear uma moto elétrica cumpriu com sucesso os dois troços que nesta prova foram destinados à sua moto tendo-se mostrado agradavelmente surpreendido e muito satisfeito com esta experiência pioneira em Portugal.

JOÃO VALE COM NOVA VITÓRIA NOS QUAD

Na competição Quad impôs-se no prólogo o líder do campeonato João Vale, em Yamaha, que gastou menos 4s que o vice-campeão nacional Luís Fernandes em moto idêntica.

No dia seguinte de lamentar o abandono, devido a queda, do vice-campeão nacional Luís Fernandes quando era segundo em pista. Nos 144 km de SS1, João Vale foi o mais rápido à frente do espanhol Teo Viñaras e com Fernando Cardoso na terceira posição.

No derradeiro dia de prova Teo Viñaras, que não completou SS2, regressou à competição e foi o mais rápido do dia, 11s à frente de João Vale, em Yamaha, que venceu a corrida de forma folgada. Fernando Cardoso foi o segundo classificado vencendo também a classe promoção. O jovem Rafael Carvalho ocupou a terceira posição vencendo entre os juniores. Sexto lugar para José Galhofas o primeiro entre os veteranos. Vera Cabrita continua a encantar. Estreante no campeonato esta foi a quarta prova consecutiva que terminou.

ROBERTO BORREGO SOMA MAIS UMA VITÓRIA ENTRE OS SSV

Nos SSV o duelo entre Gonçalo Guerreiro e Roberto Borrego mantêm-se ao rubro com o campeão nacional a somar o segundo triunfo consecutivo depois do líder do campeonato começar a ter problemas a 80 km do final de uma prova com quase 400 quilómetros disputados ao cronómetro.

Partindo para esta prova na liderança do campeonato, Gonçalo Guerreiro começou por ser o mais rápido no prólogo disputado junto ao Kartódromo do Bombarral. Gastou menos 3,3s que o ex-campeão do mundo de motos Hélder Rodrigues a estrear uma nova máquina.

No final da segunda etapa, Gonçalo Guerreiro manteve-se na frente da corrida. Foram, todavia, dois pilotos diferentes a vencerem os troços do dia. Herlander Araújo foi o mais rápido em SS1 enquanto João Monteiro, muito atrasado no troço inicial, triunfou no troço seguinte. A segunda posição na prova era então ocupada por Herlander Araújo com mais 24,5s que o líder e 46s à frente do campeão nacional Roberto Borrego.

A Baja Oeste de Portugal completou-se com um setor seletivo com 161 km. Depois de se ter mantido na liderança da corrida até ao km 80 Gonçalo Guerreiro teve um final de etapa terrível.

Com diversos pilotos a lutarem pela vitória no troço seria o campeão nacional Roberto Borrego a festejar uma justa e merecida vitória que o coloca na liderança do campeonato. Hélder Rodrigues e Sergio Batista terminaram SS3 em segundo e terceiro. Estes dois pilotos subiram ao pódio absoluto final pela ordem inversa com Sérgio Batista a vencer entre os veteranos.

Na classe stock o domínio foi absoluto por parte da Polaris que viu três dos seus pilotos subirem ao pódio. O prólogo até começou com José Garcia a ser o mais rápido à frente de José Morgado. João Conde liderava após SS2 e no final do segundo dia de corrida já era Nelson Saramago que estava na frente da prova. Nos derradeiros 161 km Nelson Saramago confirmou a vitória à frente de João Conde e de António Gil.

A dupla formada por Octávio e Miguel Martins foi a grande vencedora da Taça Yamaha YXZ1000R na Baja Oeste de Portugal, prova que marcou o arranque da temporada de 2022 desta competição monomarca promovida pela Yamaha Motor Portugal.

Mário Franco, acompanhado por Tânia Diogo, foi o vencedor do prólogo enquanto Luís Caseiro, navegado por João Azeiteiro, se destacou ao liderar após o segundo dia de corrida. Os 161 km do derradeiro dia de prova acabaram por ditar a desistência tanto de Luís Caseiro como de Mário Franco.

Apesar do vencedor do troço final ter sido o belga Gilles Verleyen, uma forte penalização não lhe permitiu ir além do segundo lugar. Assim, sagrou-se como grande vencedor desta jornada o piloto Octávio Martins, um estreante nesta competição.

Na Mini Baja, denominada Troféu Rui Ventura em memória de um grande impulsionador destas camadas jovens e que recentemente nos deixou, Simão Almeida em Quad e Domingos Cunha nas motos alcançaram os melhores tempos no prólogo.

No dia seguinte seriam, todavia, os pilotos das duas rodas a mostrarem ser os mais rápidos com Afonso Fonseca, Domingos Cunha que terminaram separados por 44s a serem primeiro e segundo na Classe Mini TT2. Simão Almeida foi o terceiro mais rápido e venceu entre os Quad. Posições seguintes para Manuel Amaral, Lourenço Lebre e António Feliciano. Bernardo Caiado venceu a Classe Mini TT3. Entre os mais pequenitos da Classe Mini TT1 venceu Luís Brandão.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue com a Baja de Loulé que se realiza no Algarve entre os dias 27 e 29 de maio.

Classificação do CNTT após 4 provas

Moto: 1º António Maio (Yamaha), 109 pontos; 2º Micael Simão (GasGas), 53 3º Daniel Jordão (Husqvarna), 51; 4º Martim Ventura e Fábio Magalhães (Honda), 50; 6º Gustavo Gaudêncio (Honda), 43.

Quad: 1º João Vale (Yamaha), 98 pontos; 2º Rafael Carvalho (Yamaha), 69; 3º Fernando Cardoso (Yamaha), 62; 4º Ricardo Rodrigues, 39; 4º Luís Fernandes (Yamaha), 31.

SSV: 1º Roberto Borrego (Can-Am), 62 pontos; 2º Gonçalo Guerreiro (Can-Am) e Nelson Caxias (Can-Am), 56; 4º Sebastien Guyette (Can-Am), 46; 5º João Monteiro (Can-Am), 44; 6º Pedro Santinho Mendes (Can-Am), 35.

Equipas: 1º JB Racing, 132 pontos; 2º Sharish Gin/South Racing, 131; 3º Racestars Racing/TSMotorRacing, 113; 4º SGS Car Racing, 108; 5º Rio Seco Racing, 90; 6º Team Bianchi Prata Honda, 84; 7º Team Arnaldo Martins/Gallos-Group/Goldspeed, 67; e 8º Santag Racing Team/JPR Motors, 63; 9º AlentejoOffRoad School, 60; 10º Mundimat Racing Team; 39.

Mais informações sobre a Baja Oeste de Portugal aqui

Mais informações sobre o CNTT em https://cntt.motosport.com.pt e  www.facebook.com/CampeonatoNacionaldeTT

Vídeos do CNTT em www.youtube.com/user/A2COMUNICACAO/videos

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos