Velocidade Online

Nacional - GT

CAMPEONATO PORTUGAL VELOCIDADE 2024 - GT NO AUTÓDROMO DO ESTORIL ESTE FIM DE SEMANA - NÃO FALTE

Quarta, 10 Julho 2024 07:42 | Actualizado em Sexta, 12 Julho 2024 23:21

O Grande Circo Ibérico assenta arraiais no Autódromo do Estoril
 

No próximo fim-de-semana disputa-se no Autódromo do Estoril a segunda etapa do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade de 2024 e a emoção e a incerteza são dados adquiridos num plantel de quarenta carros.
 
O nível do campeonato está este ano muito elevado em todas as categorias e divisões, tanto na qualidade de pilotagem como das máquinas que poderão ser vistas em pista, com um vasto pelotão que promete oferecer emoção.
 
Estarão quarenta carros em pista divididos por sete divisões e três categorias, sendo a GT4 aquela que mais inscritos tem, com vinte nove máquinas de sonho a dar corpo a uma grelha de partida que habitualmente tem curtas margens a definir as posições.
 
A equipa que mais carros apresenta será a Racar Motorsport, com cinco Aston Martin Vantage AMR GT4, ostentando duas novidades relativamente à jornada de Jerez – para além dos três automóveis que colocou em pista no circuito espanhol, terá mais um para Nuno Pires e José Carlos Pires, GT4 Pro, e outro para António Lopes e Filipe Videira, GT4 Am.
 
Na Lema Racing, Bruno Pires e Duarte Pinto Coelho passam do Audi R8 LMS GT4 que utilizaram em Jerez para um Mercedes AMG GT4 da estrutura eslovena, estando o segundo confiado a Luís Calheiros e Paulo Macedo.
 
O carro de Estugarda ser o mais representado, com nove unidades distribuídas pela JC Group Racing Team, Lema Racing, NM Racing Team, Team VRT e Veloso Motorsport, mas também a Aston Martin é uma marca com forte presença, com oito máquinas, duas da versão de 2024 e seis da anterior. Não muito distante está a Ginetta com três modelos distintos – o G55 e G50, ambos inscritos na divisão GTX, e o G40, que competem na divisão TC da categoria Turismos.
 
Alguns automóveis, apenas com uma unidade, contribuem para o exotismo de uma grelha de partida que terá dezoito equipas e setenta e quatro pilotos, como é o caso do Audi R8 LMS GT4 de Jorge Rodrigues Patrick Cunha, o Hyundai Elantra N TCR de Daniel Teixeira e o Ligier JS2R de Álvaro Vela e Sébastien Villadary.
 
Refira-se que, presentemente, o Iberian Supercars / Campeonato de Portugal de Velocidade é a segunda competição com mais GT4, apenas atrás das GT4 European Series, o que tem vindo a suscitar interesse entre as grandes marcas, estando a Aston Martin, a BMW, a Mercedes e a Toyota presentes oficialmente no paddock para dar suporte técnico às suas equipas.
 
 
Emoção em pista até à bandeira de xadrez
 
Esta é apenas a segunda ronda da temporada – o evento de Jarama contou apenas para o Supercars Jarama RACE – mas ficou evidente em Jerez que a competitividade e as lutas em pista serão uma constante, fazendo parte da matriz do campeonato deste ano, como se verificou na segunda corrida do fim-de-semana andaluz, com os três primeiros a ficarem separados por menos de um segundo e meio.
 
Para além disso, ficou evidente o equilíbrio de andamentos ao longo do pelotão, com os seis primeiros a ficarem separados por doze segundos e os onze primeiros por trinta e três, isto ao fim de quase quarenta e sete minutos de corrida acção e vinte e duas voltas completadas.
 
Mas as lutas não se notam apenas nas posições cimeiras, verificando-se também batalhas empolgantes na divisão Cup, com duelos intensos entre Rui Miritta, que no Estoril terá Tiago Gonçalves como colega de equipa no Porsche 911 da Monteiros Competições, e o carro semelhante da Tockwith Motorsport dividido por Marcus Fothergill e Dave Benett.
 
As campanhas de Daniel Teixeira, no Hyundai Elantra N TCR, são sempre interessantes de seguir, assim como os acirrados embates que se vão verificando na divisão GTX entre os quatro Ginetta da Tockwith Motorsport, o Ligier JS2R da Chefo Sport e o Porsche Cayman MR da Speedy Motorsport.
 
Está, portanto, garantido que todos os que seguirem as corridas, quer seja no Autódromo do Estoril quer seja através da transmissão televisiva, terão momentos intensos para viver, tal a emoção da edição deste ano do Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade.
 
 
Paddock a fervilhar de interesse
 
O paddock será o ‘spot’ do fim-de-semana, pelo menos, quando os carros estiverem nas boxes, com inúmeras actividades e pontos de interesse.
 
A Aston Martin Lisboa e a NAPA terão iniciativas ao longo dos dois dias, dando cor e alegria a todo o espaço, sendo ainda possível ver algumas das bombas marcantes da marca britânica.
 
Na praça da alimentação estará um imponente ecrã gigante que permitirá a todos os fãs seguir a acção em pista detalhadamente enquanto partilham uma bebida ou uma refeição com amigos e/ou família.
 
Um dos momentos altos do fim-de-semana será o Pit Walk for Fans, entre as 13h40 e as 14h40 de domingo, quando todos os adeptos com bilhete de paddock poderão visitar a via das boxes para contactar com os pilotos e olhar de perto as espetaculares máquinas que serão levados ao limite ao longo de todo o fim-de-semana.
 
Para ter acesso ao exclusivo mundo do paddock será necessário bilhete que poderão ser adquiridos no site da BOL e fisicamente na Worten e na FNAC, tendo o preço de 15 euros, o diário, e de 20 euros, o de fim-de-semana. As crianças com idade inferior a 16 anos têm acesso grátis, desde que acompanhadas por um adulto.
 
Sem dúvida que os motivos para visitar o Autódromo do Estoril durante o próximo fim-de-semana são muitos…

LISTA DE INSCRITOS
HORÁRIO
LIVE TIMING
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos