Velocidade Online

Nacional - Velocidade

CAMPEONATO PORTUGAL VELOCIDADE - TROFÉU SUPER SEVEN EM PORTIMÃO COM CORRIDAS ANIMADAS

Sábado, 06 Agosto 2022 22:47 | Actualizado em Domingo, 24 Março 2024 14:44

Parece uma missão impossível arranjar novos motivos de interesse numa competição com tantos anos de atividade. Mas a verdade é que o Super Seven by Toyo Tires continua a surpreender época após época, com listas de inscritos que não param de crescer e exibições de antologia por parte de um plantel cada vez mais competitivo! 420R

AO RUBRO Após um primeiro contacto com o asfalto algarvio marcado calor extremo sentido durante as duas sessões de treinos privados que tiveram lugar este sábado, os pilotos atacaram as três corridas com mais esta variável a ter em conta. E foi com a segurança de quem poderia acelerar no Autódromo Internacional do Algarve que se assistiu a três intensas e espetaculares corridas! Com as grelhas definidas pelos tempos obtidos nas qualificações, entre os 420R foi José Carlos Pires quem partia com a vantagem de ser o Pole Position. No entanto como as últimas 14 edições nos ensinaram, ainda havia muita história por acontecer na corrida de 20 minutos.

Quando os semáforos na reta do traçado de Portimão se apagaram, Pires (Speedy Motorsport) com uma excelente reação ao semáforo conseguiu tomar a dianteira do extenso pelotão que seguia atrás. Nuno Afonso (Speedy Motorsport) seguia na segunda posição pronto para atacar a liderança de Pires, atrás de si vinha Diogo Tavares (CRM Motorsport), Alex Areia (Speedy Motorsport), Bernardo Bello (CRM Motorsport), Nuno Pires (Speedy Motorsport), Diogo Costa (Team Nuoorte) e Lourenço Monteiro (Speedy Motorsport). Todos estes mostravam-se fortes candidatos à vitória. E volta após volta a liderança da prova ia alterando. José Carlos Pires depois Nuno Afonso, Bernardo Bello e Diogo Tavares tiveram a sua oportunidade de liderar a corrida que foi marcada pela entrada do Safety Car na 4ª volta da corrida.

Bernardo Bello que partira do 5º posto e no arranque conseguira subir para 3º, aproveitou o facto de José Carlos Pires e Nuno Afonso estarem em luta para passar estes e ascender à liderança da prova. Nuno Afonso foi quem mais perdeu, o piloto da Speedy Motorsport sofreu um desaire mecânico que obrigou ao abandono da prova entregando assim a luta pela liderança. Com o carro de segurança a neutralizar as constantes lutas no pelotão e permanecendo em pista grande parte da prova, deixava o público presente a ansiar por quem sairia vencedor neste primeiro desafio.

Diogo Tavares que na primeira volta se encontrava na sexta posição conseguia impor um forte ritmo e subir posições até que numa manobra premeditada e estudada por parte do piloto apoiado pela Auto Restelo, atacou a liderança de Bernardo Bello à 7ª volta conseguindo arrebatar o primeiro triunfo do fim de semana. Mas se pareceu fácil, foi tudo uma questão de aparência, pois Tavares na terceira passagem pela meta conseguiu de uma “acentada” só subir duas posições colocando o carro nº7 no segundo pronto para atacar a liderança. Quando o Safety Car finalmente saiu libertando os Caterham para batalharem entre si pelo triunfo, Bello liderava com Tavares colado à sua traseira e Alex Areia na terceira posição e Gonçalo Lobo do Vale (BCM Sports) como quarto colocado. Estava tudo em aberto nesta que seria a última volta da corrida.

Tavares, numa investida certeira saiu da última curva do circuito colado a Bello aproveitando o efeito de cone de ar para passar o seu companheiro de equipa antes da linha de meta. Diogo Tavares colocava, assim, o seu nome, nos livros de vencedores no Super Seven by Toyo Tyres! Bernardo Bello teria assim de se contentar com o segundo posto e José Carlos Pires (Speedy Motorsport) que à entrada da derradeira volta era 5º conseguia subir ao último degrau do pódio de categoria 420R. No entanto a última volta de loucos não foi só para a 420R, na 420R Gentleman Mico Mineiro (CRM Motorsport) entrava nesta última volta na liderança da categoria. Mas o piloto do carro nº72 era fortemente pressionado por Guilherme dal Maso e Mário Melo, companheiros de esquadra de Mineiro.

Contudo Mico Mineiro estava determinado a vencer e passando um concorrente da 420R conseguiu respirar um pouco e triunfar na frente de dal Maso, que também acabaria por passar o mesmo concorrente da 420R mas tarde de mais impossibilitando o jovem piloto lisboeta de atacar a liderança mas conseguia garantir mais um pódio na competição. Mário Melo completaria o pódio da categoria nesta primeira corrida do fim de semana. Na 320R assistimos a uma luta igualmente espetacular! Tiago Fino (Atomic-Magaltech) e Paulo Santos (CRM Motorsport) protagonizaram um duelo verdadeiramente de titãs!

Com várias trocas de posições numa só volta. Ora, Fino seguia na liderança como Santos se adiantava tornando impossível de prever quem sairia vitorioso mesmo à entrada da reta da meta. Contudo, quando a bandeira de xadrez caiu, Tiago Fino assinava a primeira vitória no Super Seven by Toyo Tyres! Paulo Santos tinha, assim, de se contentar com o segundo posto e esperar pelo dia seguinte para tentar vencer. Bruno Knudsen completaria o pódio depois de uma interessante luta com Bernardo Gonzalez, ambos assistidos pela CRM Motorsport. 420R aumentam a temperatura no domingo algarvio: Com o início marcado para a hora de maior calor, os 47 Caterhams ( a dulpa de Gonçalo Nobre da Veiga e Luís Filipe Oliveira sofreu um infortúnio mecânico que os impossibilitou de ingressar nas corridas do programa desportivo) espalharam-se pela reta principal do traçado de Portimão.

Com 20 minutos para disputarem posições, os bravos pilotos Super Seven batalharam aguerridamente até ao último Segundo! Com Paulo Macedo e Luís Calheiros a largarem da primeira fila devido à inversão dos 10 primeiros colocados da corrida 1, os dois carros da Speedy rapidamente tiveram que se defender com unhas e dentes de José Carlos Pires(Speedy Motorsport), Alex Areia(Speedy Motorsport), Diogo Tavares(CRM Motorsport), Gonçalo Lobo do Vale(BCM Sports), Bernardo Bello(CRM Motorsport), Nuno Pires(Speedy Motorspor), Diogo Costa(Team Nuoorte) e António Nunes Almeida(BS Motorsport) estavam em posição privilegiada para tomar de rompante a liderança da prova tornando se impossível de prever quem sairia vencedor.

Contudo ao final da primeira volta, a classificação já sofria uma reviravolta, José Carlos Pires tomara a liderança e aproveitava as constantes lutas para se distanciar e romper o cone de ar, que nestes carros é tão importante. O campeão em título era seguido pela batalha entre Diogo Tavares, Nuno Pires e Gonçalo Lobo do Vale. Bernardo Bello, Alex Areia e António Nunes de Almeida defendiam-se das constantes investidas de Diogo Costa. Até que sensivelmente a meio da corrida, o vencedor da corrida 1 realizado no dia anterior, Diogo Tavares, via-se forçado a abandonar a prova devido a um percalço mecânico. O piloto da CRM Motorsport deixava assim cair por terra as aspirações de conquistar o segundo triunfo do fim de semana, permitindo que Nuno Pires, Bello, Areia, Lobo do Vale e Nunes de Almeida lutassem feroz e lealmente pela segunda posição, já que José Carlos Pires tinha construído uma almofada de mais de 2 segundos. A cada volta que passava a única constante era o líder, já que o segundo e terceiro colocado mudava de sector para sector. Ora Bello seguia em segundo, ou Nuno Pires, Alex Areia ou Lobo do Vale.

Este quarteto proporcionou um espetáculo para todos os presentes no circuito e todos os que acompanhavam a corrida em direto no Facebook. E com o cair da bandeirada de xadrez, José Carlos Pires assinava a primeira vitória do fim de semana, seguido de Bernardo Bello e Gonçalo Lobo do Vale a concluir o pódio da 420R. Entre os 420R GENTLEMAN, Guilherme dal Maso (CRM Motorsport) estreava-se a vencer no Super Seven by Toyo Tyres depois de uma aguerrida luta com Ricardo Pedrosa (AtomicMagaltech) e Ricardo Rajani(Atomic-Magaltech). Este trio travou uma luta muito aguerrida mudando de posições constantemente até ao final desta segunda corrida do fim de semana. 320R com estreias no lugar mais alto do pódio: Nos 320R, Tiago Fino após uma grande corrida de estreia conseguiu a tão desejada vitoria no Super Seven by Toyo Tyres, conseguindo assim uma verdadeira estreia de sonho. O piloto da Atomic-Magaltech conseguia assim superar os mais experientes adversários, Paulo Santos (CRM Motorsport) e Bernardo Gonzalez (CRM Motorsport) que completaram o pódio da categoria. Corrida 3: Chegava a hora da derradeira corrida do programa do Portimão Super Racing Series.

Com a grelha e os Caterhams prontos para a atacar as 15 curvas que compõem o traçado de Portimão. André Correia (André Vilar Pneus) partia da Pole-Position depois de na primeira corrida ter conseguido um excelente 10º lugar. A seu lado Tomás Guedes (Speedy Motorsport) e Lourenço Monteiro (Speedy Motorsport) com António Nunes de Almeida (BS Motorsport) na segunda linha da grelha. Alex Areia e Nuno Afonso ambos assistidos pela Speedy Motorsport, ocupavam a terceira linha. José Carlos Pires, era o 10º classificado após ter ganho a 2ª corrida. Com o arranque a acontecer sem problemas e todos os carros a conseguirem encontrar o seu espaço em pista, começou a feroz luta pelos lugares cimeiros. Com o grupo que protagonizou a corrida 2 a dar que falar uma vez mais. As lutas entre Gonçalo Lobo do Vale, Bernardo Bello, Nuno Afonso, Diogo Tavares, Alex Areia e uma “nova” entrada neste grupo com os Team Saraiva a finalmente conseguir demonstrar o andamento a que nos habituaram. José Carlos Pires com uma recuperação estonteante conseguir rapidamente chegar à cabeceira do pelotão e se há algo que o campeão em título mostrou saber fazer é liderar e gerir a liderança.

Com um plano em prática, Pires conseguiu abrir, uma vez mais, uma vantagem sobre Lobo do Vale, Bello e Nuno Afonso gerindo não só a distância para estes como a temperatura do seu Caterham 420R face à elevadíssima temperatura que se fazia sentir no Circuito de Portimão. Com os 20 minutos de corrida a chegarem ao seu término, Pires já sentia o sabor do champanhe uma vez mais e a atenção virou-se de novo para quem iria acompanhar o piloto da Speedy na subida ao pódio. Com o cair da bandeira de Xadrez, foi Gonçalo Lobo do Vale a conseguir o lugar intermédio do pódio, ficando a pouco mais de 1,5 seg de José Carlos Pires.

O piloto da BCM Sports conseguia assim subir uma vez saborear o tão desejado champanhe amealhando também preciosos pontos para o campeonato. No terceiro posto, Bernardo Bello, que assim subia ao pódio pela 3ª vez no fim de semana demonstrando que aprende muito rápido e que para as próximas contendas será um nome a ter em conta. O piloto da CRM Motorsport (Bello) cruzou a linha de meta com apenas 1 seg de diferença do segundo classificado. Entre os 420R Gentleman, as lutas fora muito animadas. Com Mico Mineiro (CRM Motorsport) a suplantar Ricardo Pedrosa (Atomic-Magaltech) e José Kol de Almeida. O piloto do carro nº72 (Mineiro) aproveitou o bom acerto de carro para carimbar mais uma vitória em seu nome, já Ricardo Pedrosa assinou o seu segundo pódio do fim de semana, conseguindo assim amealhar bastantes pontos para a sua missão que é vencer a categoria dedicada a GENTLEMANS. Kol de Almeida subia assim pela primeira vez no fim de semana ao pódio, mostrando-se visivelmente satisfeito pelo seu feito. Sendo que, as condições meteorológicas não eram as mais fáceis face ao extremo calor sentido. Nos 320R a vitória sorriu a Paulo Santos (CRM Motorsport) que se superiorizou ao experiente companheiro de equipa Bernardo Gonzalez (CRM Motorsport). Gonzalez, muito satisfeito pelo seu 2º pódio do fim de semana (tinha sido 3º entre os 320R na corrida 2) relança assim as contas do campeonato.

Tiago Fino completou ao pódio, finalizando assim a sua magnifica estreia, chapeau! A classe 320R mostrou uma vez mais que a única diferença para os mais potentes 420R é apenas essa, a potência pois em termos de competitividade esta categoria, que já vai na sua 14ª temporada, não mostra sinais de abrandar. “Foi um excelente fim de semana, cheio de emoção, muito calor e grande corridas. Os pilotos estão todos de parabéns, pois aguentar as temperaturas altíssimas sem nunca perder a concentração não é para todos. Cada vez mais tenho a certeza que o SUper Seven by Toyo Tyres é uma competição para ficar! Agora é tempo de descansar nesta pausa de verão para que em Novembro, no Autódromo do Estoril possamos descobrir quem serão os campeões de 2022!” acrescentou animadamente Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport. O Super Seven by Toyo Tyres Ibérico regressa nos dias 18 a 20 de Novembro no Circuito do Estoril.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos