Velocidade Online

Nacional - Velocidade

CAMPEONATO PORTUGAL VELOCIDADE - GT - MANUEL GIÃO DALA DA ÉPOCA DE 2022

Domingo, 01 Janeiro 2023 10:59 | Actualizado em Sexta, 19 Abril 2024 02:13

Manuel Gião disseca ano de títulos e aponta para 2023
 

Manuel Gião teve em 2022 um ano extraordinário aos comandos do Mercedes AMG GT4 da Lema Racing, tendo conquistado na companhia de Elias Niskanen os títulos do Campeonato de Portugal de Velocidade e do Iberian Supercars, uma competição que pretende repetir em 2023.
 
Esta temporada regressaste às corridas de GT. Como foi voltar a competir neste tipo de carros?
Manuel Gião: Foi óptimo! De facto, são os carros que mais gozo me dão de pilotar, têm tracção traseira. Foi muito bom, dado que tudo correu bem. Gostei do carro, do meu colega de equipa, o Elias (Niskanen), da equipa, a Lema Racing e o campeonato foi emotivo, teve um elevado nível competitivo e foi bem organizado. Foi um ano excepcional.
 
Obtiveste inúmeras vitórias e pódios ao longo da temporada. Qual foi o momento alto da tua temporada?
Manuel Gião: Penso que foi a corrida de Barcelona! Pensávamos que iria ser a mais dificil, dado os nossos principais adversários serem de Barcelona e, por isso, conhecerem bem o circuito, de lá terem feito, com certeza, diversos testes e de terem um carro mais competitivo que o nosso para aquele traçado, mas acabou por ser o contrário. Penso que foi lá que resolvemos a questão do campeonato ou, pelo menos, deixou-nos numa situação muito confortável para decidir tudo a nosso favor na última etapa, no Estoril.
 
Com dois títulos conquistados, que balanço fazes balanço do ano 2022?
Manuel Gião: Foi um ano fantástico! A quinze dias de começar o campeonato não estava sequer seguro de ser tão competitivo, mas por vezes, por sorte, reúnem-se situações em que bate tudo certo. Principalmente, este “casamento” entre mim e o Elias (Niskanen). Ele é um piloto jovem e rápido e eu tenho muita experiência neste tipo de corridas, neste tipo de carros. Penso que lhe transmiti algum conhecimento – acerto de carro, estratégia, gestão de corrida. Foi uma temporada que me deu muito gozo também por esta razão.
Foi um ano muito bom que culminou em dois títulos – o do Iberian Supercars e o do Campeonato de Portugal de Velocidade.
 
Quais são os teus planos para futuro?
Manuel Gião: Gostei imenso deste campeonato, é uma hipótese voltar a fazê-lo com a minha estrutura, a MG Competição. Estamos a trabalhar para isso. Há outras possibilidades, como o Porsche Sprint Challenge Ibérica. Mas a MG Competição quer estar presente no Iberian Supercars / Campeonato de Portugal de Velocidade.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos