Velocidade Online

Nacional - Autocross/Ralicross

CAMPEONATO PORTUGAL RALICROSS - MONTALEGRE - O DIA DE SÁBADO

Domingo, 18 Outubro 2020 16:26 | Actualizado em Sábado, 23 Março 2024 22:18

RALICROSS DE MONTALEGRE - SÁBADO

logo ptrx preto

O Circuito Internacional de Montalegre recebe este fim de semana a penúltima prova do PTRX -  Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy 2020. A jornada promovida pelo Clube Automóvel de Vila Real reuniu cerca de seis dezenas de pilotos. Apesar de estarmos na recta final do Campeonato ainda nada está definido e há vários candidatos na discussão dos títulos.

Durante a tarde foram disputadas as sessões de treinos e as primeiras corridas de qualificação. A animação foi uma constante, infelizmente apenas presenciada pelos pilotos, elementos das assistências e organização, pois as medidas de contenção do COVID-19 obrigam a que as provas do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy, o PTRX, sejam disputadas à porta fechada. 

PTRX Montalegre Fiesta  Rogério Sousa (Ford Fiesta S1600) PTRX Montalegre SB Nuno Godinho (Semog)

Fotos: GSI - Manuel Carvalho

Iniciação

Rafael Rêgo, em Peugeot 106, dominou com alguma margem de conforto as duas primeiras corridas de qualificação, deixando a indicação que ainda está na luta pelo título, que neste momento está “nas mãos” de André Monteiro (Toyota Corolla). O piloto do carro Japonês garantiu o segundo posto nas duas corridas e foi nesse lugar que terminou a qualificação deste primeiro dia. Rafaela Barbosa, cada vez mais adaptada ao Citroën AX, fechou o pódio deste sábado e ainda protagonizou um duelo interessante com André Monteiro, durante as primeiras voltas da segunda corrida. Gonçalo Novo (Toyota Starlet), Guilherme Nunes também em Starlet, mas de geração anterior e Gonçalo Rocha, aos comandos de um Peugeot 106 completaram, por esta ordem, a classificação  de sábado.
PTRX Montalegre Rego Rafael Rêgo (Peugeot 106)

Nacional 2 RM

José Artur (Peugeot 106) e Adão Pinto (Opel Astra) dividiram as vitórias nas duas primeiras corridas de qualificação. Mas nas contas finais o comando das operações ficou a cargo do piloto do Astra. Daniel Teixeira (Renault Clio), sempre regular nos lugares do pódio, acabou por garantir o segundo posto para a jornada de domingo, seguido de José Artur, que foi então  terceiro. Andreia Sousa reservou o quarto posto e melhor entre as senhoras e Fernando Silva ao volante de um Seat Ibiza TDi fechou o Top Five.

PTRX Montalegre Adao Adão Pinto (Opel Astra)

Nacional A 1.6

Américo Sousa e Leandro Macedo, ambos em Citroën Saxo, dividiram e alternaram entre si, as duas primeiras posições na qualificação de sábado. Leonel Sampaio, atual líder do Campeonato garantiu o terceiro posto nas duas corridas e foi nessa posição que fechou as contas do dia. Vítor Sousa e Tiago Ferreira, terminaram o sábado em quarto e quinto, respetivamente.  

PTRX Montalegre A16 Leandro Macedo (Citroen Saxo)

Super 1600

António Sousa em Peugeot 208, conseguiu bisar nas duas primeiras corridas desta jornada transmontana e com isso assegurou o melhor registo. Os seguintes lugares do pódios tiveram diferentes protagonistas, tanto no final, como durante as corridas, um cenário que tem sido uma constante durante toda a temporada e que prova o nível competitivo desta classe. André Sousa (Peugeot 207) e Joaquim Machado (Peugeot 208), ocuparam desta forma, os dois restantes lugares do pódio.

PTRX Montalgre S1600 António Sousa (Peugeot 207)

Kartcross

Luís Almeida LBS RX01 venceu as duas corridas do primeiro dia, em Montalegre, o que lhe garantiu o comando das operações de uma grelha composta por duas dezenas de pilotos.  Rui Nunes aos comando de um Semog Bravo reservou o segundo lugar de sábado e Alexandre Borges, igualmente em Semog Bravo, encerrou o pódio. João Pinheiro e Tiago Pinto, comandaram as operações entre os Iniciados e Rookies, respetivamente.

Ainda antes, nos treinos, Pedro Rosário (Semog Bravo) com um tempo de 00:39.3s garantiu o melhor tempo dos treinos e começou da melhor maneira a defesa da liderança do campeonato. Porém se fosse uma corrida quase seria necessário recorrer ao photo finish, isto porque Jorge Gonzaga (LBS RX01) ficou a apenas escassos sete décimos de segundo. Mas o ritmo não baixou para os lugares seguintes, isto porque até ao sexto posto, todos cumpriram tempos dentro do 00,39s. Por esta ordem, Luís Almeida, Rui Nunes, João Matias e Alexandre Borges.

PTRX Motalegre LusiAlmeida Luís Almeida (LBS RX01)

 Super Buggy

Esta categoria teve durante todo o sábado os mesmo protagonistas. Pedro Rabaço em Hsport TT venceu todos os embates. Nuno Godinho (Semog Buggy) e António Estêvão (CAN AM X3), completaram os dois seguintes lugares do pódio

Nos treinos, Pedro Rabaço aos comandos de um HSport TT liderou a sessão de treinos cronometrados com um tempo de 00:40.6s. Nuno Godinho em Semog Buggy ficou a 00:01.8s e garantiu o segundo lugar da grelha para a primeira corrida de qualificação da jornada transmontana. O espanhol Oscar Gomez (Semog 4X4), a 00:03.9s assinou o terceiro melhor crono.

 DSC8592 Pedro Rabaço (HSport TT) 

Supercars

Na categoria mais “vitaminada” do PTRX, Joaquim Santos (Ford Focus), regressou da melhor maneira. Foi terceiro na primeira corrida e venceu a segunda, o que lhe garantiu o melhor lugar na contabilidade de sábado. José Lameiro (Skoda Fabia), que venceu a primeira corrida, andou sempre num duelo interessante com o Peugeot 206 de João Novo. O piloto de Aveiro acabou mesmo por levar a melhor na soma do dia, ficando Lameiro com o terceiro lugar. Daniel Pacheco e Frederico Santos, ambos em Mitsubishi Lancer, mas Pacheco com o Evo III e Santos com o VI, mais do que animar a Divisão 2, ainda conseguiram “meter-se na conversa” com os carros da Divisão 1, sobretudo Frederico Pacheco.

PTRX Montalegre JSantos Joaquim Santos (Ford Focus)

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos