Velocidade Online

Nacional - Ralis

CAMPEONATO PORTUGAL RALIS 2022 - RUI RIJO NO RALI DE ALBUFEIRA

Quarta, 14 Setembro 2022 17:31 | Actualizado em Quarta, 24 Abril 2024 20:56

Rui Rijo e Luís Nascimento triunfaram entre os Kumho no Rallye Município de Albufeira

 

Para o piloto do Mitsubishi Lancer EVO VIII MR, o triunfo na Divisão 1 do 5º Desafio Kumho Portugal, foi o prémio para uma recuperação época após sofrer uma penalização de um minuto. Já Luís Nascimento herdou a vitória na Divisão 2 no último troço, após a desistência inglória de João Rodrigues.

 

A saga de Rui Rijo e Miguel Luz na prova algarvia transformou-se muito cedo num autêntico “caminho das pedras”.

A dupla do Mitsubishi Lancer EVO VIII MR apresentou-se em Albufeira com ambições a vencer à geral o Troféu de Ralis Regional Sul e a consolidar a sua liderança nas contas da Divisão 2 dos Desafios Kumho Asfalto e Sul.

Venceu entre os Kumho a Super Especial de abertura da prova, mas logo no arranque da jornada final de domingo, a dupla sofreu uma penalização de estrada de um minuto, que os fez cair para a última posição da D1 Kumho, a 5,2 segundos de Nuno Carujo e Pedro Silva, a dupla do Mitsubishi lancer EVO VI que, ao vencer a 2ª PEC, herdou assim o comando.

Nas sete classificativas seguintes, Rui Rijo imprimiu um andamento muito forte, vencendo seis das sete classificativas que restavam, almejando chegar à liderança  após a penúltima classificativa, terminando a prova com 13,4 segundos de avanço sobre Nuno Venâncio. Este, navegado por Nelson Ramos, chegaria ao degrau intermédio do pódio da D2 Kumho, mercê do ritmo forte e isento de erros e problemas que pode impor com o seu Mitsubishi Lancer EVO VII, que partilhou com o seu navegador Nelson Ramos e beneficiando ainda dos problemas sentidos por Nuno Carujo na 6ª PEC.

Carujo asseguraria o 3º lugar nas contas da divisão, levando ainda para casa a satisfação de ter sido o mais rápido dos Kumho por duas vezes.

As três equipas do pódio desta divisão terminaram a prova, respetivamente, no 4º, 5º e 6º lugar na geral do Troféu de Ralis Regional Sul, fiando logo a seguir, no sétimo posto, a dupla formada por Marco Reis e Volodymyr Velykyy, num Mitsubishi lancer EVO VII, quatros colocados na Divisão Kumho 1.

Pelo caminho ficaram duas das equipas Kumho da D1.

Logo na 2ª PEC, Joaquim Salero e António Pereira abandonaram com problemas no BMW 318i. Logo depois e ainda no percurso de ligação para a 3ª PEC, a mesma razão fez a dupla Vasco Tintim/Inês Veiga (Subaru Impreza WRX) desistir.

 

Na Divisão 2 do 5º Desafio Kumho Portugal registo para presença de uma dezena de equipas à partida da prova e para o “drama” que se viveu na última especial.

João Rodrigues e Manuel Santos que, desde a Super Especial de abertura, que venceram, estiveram sempre na luta pela vitória na competição reservada ao Campeonato Start Sul de Ralis, tendo vencido ao longo do dia de domingo mais quatro especiais, enfrentaram a última classificativa da prova a apenas 8,4 segundos da liderança, mas a “fava” saiu à dupla do Peugeot 106 no último troço cronometrado, que já não concluíram.

Logicamente, Rodrigues e Santos lideram ao longo de quase toda a prova as contas da Divisão 2 do Desafio Kumho.

Com o seu abandono, Luís Nascimento e Leonido Madeira herdarem o comando e foi o seu Opel Corsa a arribar ao pódio final como vencedores entre os Kumho 2, terminando na 2ª posição da geral, dando assim mais um pódio absoluto aos pneus Kumho.

Paulo Nascimento e Vítor Cabrita, aos comandos de um Peugeot 206 garantiram o 2º posto e o Top 6 da geral nas contas do Start.

O pódio da Divisão 2 Kumho ficou completo com o 3º lugar de João Santos e Luís Campos, com um Peugeot 205 GTi), que foram sétimos nas contas do Start Sul.

David Costa e João Costa, num BMW 325i e Filipa Tintim e Vítor Marreiros, com um Citroen Saxo Cup, 4ºs e 5ºs classificados, respetivamente, na Divisão 2 Kumho, garantiram para os pneus Kumho mais duas presenças no Top 10 da prova. A dupla do carro alemão ficou no 8º lugar e a equipa do carro francês terminou em décimo.

Já Edumo Modesto e Hugo Jacinto  foram a Albufeira conquistar mais uma pontuação na D2 Kumho, levando o seu Peugeot 208 Rallye N3 ao 6º posto final na divisão.

 Problemas mecânicos logo na Super Especial colocaram cedo fora de prova o BMW 318i Compact de Paulo Anselmo e André Silva, dupla que era apontada como uma das candidatas aos lugares cimeiros do rali. Ainda alinharam na manhã de domingo, mas retiram-se de imediato, o mesmo sucedendo a Frederico Formiga e Stephen White no Renault Twingo.

Também devido a uma avaria no seu Citroen Saxo, Diogo Machado e Carla Pita já não concluíram a 6ª PEC.

 

 

 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos