Velocidade Online

Nacional - Todo o Terreno

CAMPEONATO PORTUGAL TODO O TERRENO - DESAFIO DE FRONTEIRA COM MAIS DE 300 PILOTOS

Quarta, 23 Novembro 2022 05:37 | Actualizado em Terça, 06 Dezembro 2022 23:36

Desafio de Fronteira atrai mais de 300 pilotos e Miguel Oliveira

 

A 24.ª edição da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira volta a animar, a partir de quinta-feira, a vila do Alto Alentejo, palco da famosa prova de TT de Resistência da Europa. Mais de 112 equipas aceitaram o desafio do Automóvel Club de Portugal (ACP), com destaque para o piloto ACP Miguel Oliveira, que vai correr as 4 Horas SSV.

 

A BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira é uma das mais carismáticas provas europeias de todo terreno de Resistência, disputando-se desde 1998 naquela vila alentejana, habitada por cerca de 2.000 pessoas, mas que vê a sua população aumentar exponencialmente durante os quatro dias do evento (de quinta-feira a domingo). O apelo da prova organizada pelo ACP atrai tanto pilotos amadores como consagrados nomes do automobilismo, desde o bicampeão mundial de Ralis, Miki Biasion, a Stéphane Peterhansel, 13 vezes vencedor do Dakar. 

A fórmula tornou-se um clássico: um fabuloso circuito de todo terreno com 16,4 quilómetros de extensão, apropriadamente conhecido por ‘Terródromo’, percorrido por mais de uma centena de equipas oriundas de diferentes partes da Europa, ao volante de diferentes tipos de viaturas, com vários níveis de preparação. Entre as 'maratonas’ de 24 Horas (para protótipos, automóveis e SSV) e de 4 Horas (SSV e buggies), estarão em pista mais de 330 pilotos oriundos de França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Áustria, Letónia e Portugal. E manda a tradição que o cenário de chuva, lama e frio seja acompanhado por uma fantástica moldura humana, com largos milhares de adeptos aquecidos por fogueiras, convívio e pela paixão do todo terreno. 

Duelo luso-francês em perspetiva 

A BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira promete reeditar o tradicional embate de duas grandes fações: as equipas portuguesas e mais de duas dezenas de equipas oriundas do Campeonato de França da especialidade, muitas deles com protótipos especificamente construídos para as provas de Resistência. É o caso do A.C. Nissan Proto de Alexandre Andrade, o filho de Mário Andrade, um dos nomes incontornáveis da História das 24 Horas TT. Novamente acompanhado pelos franceses Cédric Duplé, Yann Morize e Florent Charvot, Alexandre Andrade vai tentar reforçar o recorde de oito vitórias da equipa em Fronteira, incluindo os triunfos nas três últimas edições. Da Letónia viaja mais um crónico candidato à vitória na clássica do ACP, o Mitsubishi Pajero de Igor Skoks, Rüdolfs Skoks e Arvis Pikis, trio que venceu a prova alentejana em 2017. 

No pelotão nacional há nomes bem conhecidos da modalidade, incluindo alguns campeões nacionais. É o caso do atual campeão de Portugal e da Europa, João Ferreira, que depois de fazer História ao ganhar a Baja Portalegre 500, vai também encetar o notável desafio de participar nas duas provas do fim de semana. Nos automóveis, João Ferreira vai partilhar uma Nissan Navara com o pai, Paulo Rui Ferreira, além de Jorge Monteiro, Douglas Silva e o seu habitual navegador no MINI JCW, David Monteiro. Já nas 4 Horas SSV, o jovem leiriense terá o ex-campeão nacional Ricardo Porém e Luís Caetano como companheiros na condução de um Can-Am. 

Outros ex-campeões em prova serão Tiago Reis, numa Toyota Hilux partilhada com Avelino Reis (pai), Edgar Reis (irmão) e Daniel Silva (cunhado), ou João Ramos, cuja Toyota também terá ao volante o ex-motard Paulo Marques e Alexandre Ré. 

Maratona variada 

Mas o verdadeiro espírito da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira vai muito além dos protótipos e das grandes máquinas do agrupamento T1. Entre um pelotão variado, também se destacam a famosa Peugeot 504 Pick-up inscrita por Joaquim Serrão, um dos carros mais populares do público de Fronteira, assim como a Renault 4L da equipa liderada por Samuel Lima, ou o Citroën AX inscrito por Manuel Barreto. O ‘eterno’ Suzuki Jimny também volta a alinhar com a única equipa totalmente feminina, formada por Carla Gameiro, Cristela Marto, Paula Marto e Sílvia Reis. 

Todas estas equipas partem com ‘armas’ diferentes, mas o mesmo objetivo: ‘sobreviver’ aos 1440 minutos mais duros e imprevisíveis do TT em Portugal.

Miguel Oliveira acelera nos SSV 

A BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira tem conquistado cada vez mais motivos de interesse desde que a organização introduziu uma prova paralela, em 2012. Este ano, a competição destinada aos SSV terá um total de 47 concorrentes e quase 80 pilotos em pista, com destaque para Miguel Oliveira, piloto do MotoGP, que regressa a Fronteira cinco anos depois da estreia. O piloto ACP alinhará nas 4 Horas SSV acompanhado pelo pai, Paulo Oliveira, aos comandos de um Can-Am Maverick X3 da SGS Car. Recorde-se que, em 2019, António Félix da Costa e Tiago Monteiro também trocaram o asfalto dos circuitos pelo Terródromo de Fronteira, conseguindo um pódio (3.º lugar) nos SSV. 

Mas a maior dose de favoritismo recai em João Monteiro, no Can-Am da Sharish Gin/South Racing, que venceu a prova em 2018 e 2021. Outros nomes a ter em conta são Luís Cidade (Can-Am), o vencedor da edição de 2019, ou as equipas de João Dias (Can-Am), que subiu ao pódio no ano passado, e do campeão nacional em título, o jovem Gonçalo Guerreiro (Can-Am). Habituados às potentes Toyota Hilux, Miguel Barbosa e Lourenço Rosa também são uma dupla com aspirações, aos comandos de um Can-Am. 

A corrida da BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira será disputada a partir das 08h00 do próximo sábado, com a cerimónia de pódio prevista para as 13h00. Já a maratona de 24 Horas arranca, como é hábito, às 14h00 de sábado, com os ‘resistentes’ a passarem pelo palanque do pódio, no domingo, a partir das 15h15. 

 

Horário BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira  

Sexta-feira, 25 de novembro  

09h30/11h45 – Treinos livres  

14h00/17h00 – Treinos cronometrados (Categorias T1 T2, T3 e Promoções E e D)  

15h00/17h00 – Treinos cronometrados restantes categorias  

17h15/18h30 – Treinos livres todas as categorias  

Sábado, 26 de novembro  

14h00 – Partida  

Domingo, 27 de novembro  

14h00 – Chegada  

15h15 - Cerimónia de pódio 

 

Horário BP Ultimate 4 Horas TT Vila de Fronteira  

Sexta-feira, 25 de novembro  

11h45/13h45 – Treinos livres e cronometrados  

Sábado, 26 de novembro  

08h00 – Partida  

12h00 – Chegada 

13h00 - Cerimónia de pódio 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos