Baja TT Dehesa de Extremadura será palco de segunda ronda emocionante no Campeonato Portugal Todo-o-Terreno | AM48
A internacionalização do Melhor Campeonato de Todo-o-Terreno do Mundo é uma das maiores provas do sucesso desportivo que é o campeonato português. Será já nos próximos dias 14, 15 e 16 de Abril que fronteiriça cidade de Badajoz, acolherá a comitiva do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno|AM48 para a segunda ronda do CPTT. A Baja TT Dehesa de Extremadura será
palco da primeira luta entre várias viaturas da classe T1+, com o líder João Ramos a ter pela frente uma concorrência mais bem preparada para os desafios. A prova em solo espanhol marca ainda o regresso do Campeão Nacional, João Ferreira, às competições nacionais. Razões não faltam para que esta seja uma das mais disputadas provas da temporada!
João Ramos, ao volante de uma Toyota Hilux T1+ triunfou na primeira de sete rondas que compõem o CPTT, a Baja TT Montes Alentejanos, tendo sido o primeiro português a receber a viatura mais competitiva do mercado, no que à classe (T1+) diz respeito. Ramos tirou daí vantagem para se colocar na frente da tabela classificativa, mas agora, em Espanha, mais pilotos vão estar equipados com armas iguais, ou semelhantes (Mini T1+) e, também por isso, espera-se uma luta ainda mais animada pelo triunfo. Tiago Reis (Toyota Hilux T1+) será um dos pilotos a lutar de igual para igual com Ramos.
Mas se é verdade que o poder da T1+ impressiona, não é menos verdade que as viaturas T1 e T3 conseguem acompanhar, em alguns momentos, os registos da sua concorrente mais forte. Prova disso mesmo é o terceiro lugar alcançado por Armindo Araújo na ronda inaugural, aos comandos de um Can-Am da categoria T3. Araújo não marcará presença na próxima prova devido ao acidente grave sofrido na ronda inaugural do Campeonato de Portugal de Ralis, mas a categoria, já por si equilibrada, receberá um reforço de peso. João Ferreira, atual Campeão Nacional de Todo-o-Terreno Absoluto, marcará presença na Extremadura ao volante do Yamaha com que venceu duas etapas no Dakar 2023. Luís Portela de Morais (OT3) e João Dias (Can-Am) vão assim ter mais um concorrente na luta pelo triunfo entre os inscritos na categoria.
Na classe T2, o vencedor da primeira prova da temporada, Rui Sousa, não irá marcar presença deixando para o rookie Luís Caetano, segundo classificado em Beja, as honras de batalhar e defender o bom resultado alcançado na primeira prova, diante de uma lista interessante de pilotos.
As categorias T4, T8 e T9, lideradas por Rui Farinha, Nuno Tordo e Cesário Santos, respetivamente, serão também palco de lutas interessantes numa prova que tem o prólogo de 5,9km agendado para sexta-feira, dia 14 de Abril, pelas 16h40 (hora portuguesa), seguido de um reagrupamento em Elvas. Já no sábado serão realizados dois Setores Seletivos, com um total de 338,3kms. No domingo os pilotos irão realizar mais um Setor Seletivo (155km, num total de 449,20km cronometrados percorridos ao longo do fim-de-semana.