Após ano e meio de paragem forçada devido à pandemia, o Campeonato de Portugal de Drift arrancou finalmente no fim-de-semana passado, depois de já ter visto duas provas adiadas esta época. O Eurocircuito de Lousada recebeu assim a primeira prova da temporada, prova essa realizada numa “bolha” de segurança pois foi fechada ao público e todos os presentes realizaram à chegada o teste de despistagem da Covid-19. Com 23 inscritos divididos em três categorias (Iniciados, Semi-Pro e Pro), estava assegurado um bom e quente espectáculo.
A manhã de sábado foi reservada para a realização dos testes da SARS-Cov2 e para as verificações técnicas e administrativas, tendo da parte da tarde sido realizadas as sessões de treinos e as qualificações das categorias Semi-Pro e Pro. Já no domingo foram realizadas as qualificações dos Iniciados, as eliminatórias da Semi-Pro e Pro, e as suas respectivas finais.
Começando nos Iniciados, os três pilotos inscritos mostraram um bom andamento durante o fim-de-semana, tendo vencido o jovem piloto André Nunes. Leandro Teixeira e Sérgio Gomes foram o 2º e 3º classificado respetivamente.
A Semi-Pro era a categoria que prometia mais emoções fortes, e de facto assim foi com os 14 pilotos inscritos darem o tudo por tudo, e proporcionarem Batalhas bastante emotivas e renhidas. A semi-final foi disputada entre Filipe Carvalho e João Vieira, tendo este último conquistado o 3º lugar do Pódio. Na final a luta foi entre João Salvador e Joel Silva, que só depois de uma “One More Time” o júri conseguiu chegar a uma conclusão, saindo o João Salvador como vencedor e o Joel Silva como 2º classificado.
Com apenas 6 inscritos, a classe Pro também deixava antever muitos bons momentos em pista, pois o nível dos pilotos e das suas máquinas é extremamente elevado. Na disputa pelo 3º e 4º lugar foram batalhar Pedro Sousa e João Gonçalves, que depois de uma Batalha extremamente equilibrada o júri deu ordem para uma “One More Time”, onde desta vez um toque de Pedro Sousa nos rails ditou a sua derrota. A final foi igualmente disputada por dois pilotos bastante equilibrados e consistentes, e uma vez mais o júri viu-se obrigado a recorrer da “One More Time” novamente, mesmo depois de um pequeno toque entre Hugo Costa e Nelson Rocha. Depois de nova batalha verdadeiramente épica, Costa acabaria por levar a melhor sobre Rocha e sagrou-se o vencedor desta primeira prova do CPD 2021.
A próxima ronda acontece já nos próximos dias 31 de julho e 1 de agosto em Melgaço.
Estamos sempre na busca da melhor informação, tentamos sempre prevalecer a imagem e a informação escrita, tornando a leitura mais rápida e acessível a todos os leitores.
João Raposo
+351 913 353 070
jraposo-air@portugalmail.pt
Copyright © TouchMobile & Design 2017