Velocidade Online

Nacional - GT

CAMPEONATO PORTUGAL VELOCIDADE 2024 - GT - AINDA JARAMA

Terça, 09 Julho 2024 19:29 | Actualizado em Sexta, 12 Julho 2024 06:09


Histórias de Jarama
 

Hoje já se ouviram os motores no Circuito de Madrid Jarama – RACE, onde se disputa este fim-de-semana a segunda etapa do Supercars Jarama RACE. Num fim de semana que promete muito, existem muitos motivos de interesse para seguir a sétima edição do Jarama Classic by NAPA.

 


A casa de pilotos e equipas
 

O Circuito de Madrid Jarama – RACE é já uma tradição no Supercars e é também a ‘corrida caseira’ de diversos pilotos e duas equipas.
 
Apesar do seu nome, a McLaren Barcelona – SMC Motorsport está sediada me Madrid, sendo ainda o seu piloto de serviço, Rafael Muncharaz, natural da mesma cidade.
 
No entanto, provavelmente, a Autoworks Motorsport e os seus pilotos, Héctor Hernández e Borja Hormigos são os que têm ligações mais fortes ao traçado de Jarama, onde realizam habitualmente a apresentação do seu projecto todos os anos.
 
Luis González, Alberto de Martín e Filip Vava têm em comum o modelo de carro que pilotam, o primeiro num Mercedes AMG GT4 da Team VRT e os dois últimos num da NM Racing Team, mas partilham também a naturalidade madrilena.
 
Veremos se os ares de casa darão a estes pilotos e equipas vantagem ao longo do fim-de-semana.

 


Calor intenso em Jarama
 

Esta sexta-feira as equipa e pilotos tiveram o seu primeiro contacto com a pista do Circuito de Madrid Jarama – Race e sentiram já que o calor terá um papel preponderante no desfecho do segundo fim-de-semana do Supercars Jarama RACE.
 
A capital espanhola, devido à sua altitude e influência mediterrânica, é muito quente nesta altura do ano e hoje foi bem notório, com os mais de 30ºC a fazerem-se sentir, exigindo bastante das máquinas, que têm de trabalhar nos limites aceitáveis da refrigeração, tendo algumas equipas tomado já medidas de recurso, e dos pilotos, que apesar do ar condicionado que alguns carros têm, são obrigados a recorrer à sua preparação física para lidar com o calor.
 
Os pneus serão um factor determinante para o fim-de-semana, uma vez que, para além da sinuosidade do traçado espanhol, que esforça bastante as borrachas, as temperaturas do asfalto não darão tréguas aos Pirelli, sendo a sua gestão nas duas corridas de domingo decisiva para um bom resultado.

 


Tempos sempre a descer em Jarama
 

Há diversos anos que os Supercars visitam o Circuito de Madrid Jarama – RACE, sendo já uma viagem tradicional da caravana ibérica.
 
Os tempos têm vindo a descer ao longo dos anos, tendo em 2019 Nicholas Silva, em Aston Martin Vantage AMR GT4, realizado a melhor volta das qualificações, em 1m39,619s, ao passo que a melhor volta das corridas foi assinada por Miguel Cristóvão, 1m39,976s, num Mercedes-AMG GT4.
 
A evolução tem vindo a ser impressionante e, no ano passado, Francisco Abreu foi o autor da melhor volta em qualificação com o estonteante tempo de 1m37,897s ao comandos do BMW M4 GT4 operado pela Speedy Motorsport. Por seu turno, Manuel Gião foi o mais rápido em corrida a completar uma volta ao traçado espanhol em 1m38,926s, no Mercedes AMG da Racar Motorsport.
 
Veremos se os recordes caem este ano…

 


Henrique Cruz evolui na sua carreira
 

O jovem piloto Henrique Cruz, que o ano passado debutou nas corridas de automóveis através da FPAK Junior Team, dará um passo em frente na sua carreira este fim-de-semana, participando na ronda de Jarama do Supercars Jarama RACE aos comandos de um Ginetta G55 inscrito pela Tockwith Motorsports na divisão GTC.
 
O jovem de Leiria fará equipa com Jemma Moore no carro inglês, sendo o segundo piloto ex-FPAK Junior Team que sobe na hierarquia dos Supercars, depois de Duarte Pinto Coelho disputar este ano o campeonato aos comandos de um Audi R8 LMS GT4 da Lema Racing.

 


Aguardado muito público nas bancadas e paddock

 
O Circuito de Madrid Jarama – RACE destaca-se pelo vasto público que preenche as bancadas do Jarama Classic by NAPA, esperando-se que na sétima edição, que decorre este fim-de-semana, se volte a registar uma enchente.
 
Os motivos de interesse são de diversa ordem, desde as inúmeras competições em pista – para além do esperado embate do Supercars Jarama RACE, há também as corridas do Historic Endurance e Carrera Los 80 – até à animação do paddock.
 
A BMW e a NAPA serão fortes catalisadores de entusiasmo no traçado de Madrid, onde se poderão ver simuladores de corridas, uma pista de karting, havendo ainda animação para os mais jovens, com insufláveis e jogos interactivos.

 

 

 

 

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos