Qualificações decididas no último suspiro
As qualificações de hoje, para as corridas da terceira ronda do Iberian Supercars e Supercars Jarama RACE, foram disputadíssimas, tendo os doze primeiros ficado separados por menos de um segundo, mas no final César Machado e Jan Durán colocaram o Toyota GR Supra GT4 da Speedy Motorsport na pole-position para ambas as corridas do Circuit Ricardo Tormo.
Tal como se esperava, a competitividade foi uma constante ao longo das duas sessões
que definiram as grelhas de partida para as provas de quarenta e cinco minutos, promovendo emoções fortes que serão prolongadas até amanhã.
Qualificação 1: Decisão no último momento
Na primeira qualificação da jornada foram diversos os pilotos que passaram pelo topo da classificação, mas na sua última volta lançada, César Machado arrancou um tempo que o elevou ao primeiro lugar, batendo Jorge Rodrigues por uns escassos setenta e três milésimos de segundo, o que evidencia o equilíbrio que se viveu ao longo da sessão.
O piloto do Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport esteve envolvido na luta pela pole-position à geral e foi o mais rápido entre os GT4 Bronze, batendo Salvador Tineo, Mercedes AMG GT4 da Team VRT, e Manuel Gião, Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, ambos inscritos na GT4 Pro e que ficaram nas posições imediatas.
Stepan Suslov levou o Aston Martin Vantage GT4 até ao quinto posto da grelha de partida, sendo ainda o segundo mais rápido da GT4 Bronze, partilhando a terceira linha com Nerea Martí que, aos comandos do BMW M4 GT4 da BMW España Motorsport, está a jogar no circuito da sua terra.
Também com uma excelente prestação ficou Miguel Nabais, no Porsche 718 Cayman GT4 da Speedy Motorsport, que garantiu a pole-position na GT4 Am e o décimo quarto posto da geral a 1,2s do mais rápido.
Os irmãos Nabais não tiveram uma manhã fácil, uma vez que um problema de suspensão causou um despiste e a perda de tempo de pista.
José António Gomez estreia-se este fim-de-semana no Iberian Supercars e Supercars Jarama RACE, mas isso não o inibiu de se mostrar competitivo aos comandos de um dos Ligier JS2R da Chefo Sport, ficando com a pole-position entre os GTX, ao bater o seu colega de equipa e com um carro semelhante, Mikkel Kristensen, outro debutante.
Rui Miritta confirmou o bom andamento que mostrou da parte da manhã e foi o mais rápido da Cup, superiorizando-se a Marcus Fothergill por apenas 0,062s.
Qualificação 2: Jan Durán segura pole por um pelo
Se César Machado tinha garantido a pole-position por pouco mais que nada, o seu colega de equipa, Jan Durán, arrecadou mais uma para o duo da Speedy Motorsport, mas viu a sua vantagem ainda mais reduzida, para apenas 0,037s.
José de los Milagros, no BMW M4 GT4 da BMW España Motorsport, parecia ter como destino arrancar da melhor posição da grelha de partida da segunda corrida de amanhã, mas no último momento o seu rival do Toyota da Speedy Motorsport passou para primeiro, roubando-lhe essa honra.
Nas posições seguintes ficaram dois Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, com Filip Vava no terceiro posto e Nil Montserrat no lugar imediato. Este último conseguiu a pole-position da GT4 Bronze, continuando a rivalidade com os pilotos do Audi da Veloso Motorsport, com quem luta pelo título da divisão, tendo Patrick Cunha ficado em oitavo, segundo da sua divisão.
André Nabais repetiu a proeza do seu irmão e foi o mais rápido entre os pilotos da GT4 Am, como vigésimo segundo tempo, mas desta feita Igor Sorokin, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, não ficou longe, a apenas dois décimos de segundo e com o vigésimo quarto posto da geral.
Na GTX assistiu-se a uma luta intensa entre Steve Kirton, Simon Moore, ambos em Ginetta G50 da Tockwith Motorsports, e o estreante Manuel Cañizares, em Ligier JS2R da Chefo Sport.
Este trio ficou separado por apenas por três décimos de segundo, tendo Simon Moore ficado com a ‘pole’ com um tempo realizado na volta em que viu a bandeira de xadrez.
Rui Miritta teve uma prestação autoritária na Cup, voltando a garantir a melhor posição da divisão, arrancando para a segunda corrida de amanhã do décimo nono posto da grelha de partida.