Artur Loureiro, Guilherme Morgado, Martim Marques, Rodrigo Vilaça, João Miguel Oliveira, Renato Bolzan, André Serafim, Rodrigo Ferreira e Nuno Portela venceram hoje no fecho da segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).
O Campeonato de Portugal de Karting Toyota prosseguiu hoje com o segundo dia de competição da segunda jornada dupla. Quem se deslocou ao Kartódromo Internacional de Leiria assistiu a um excelente espetáculo proporcionado por 85 pilotos.
Categoria X30
Com uma grelha de 31 pilotos, Junho Kim (DR) foi hoje o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30, com uma volta em 45,378s. Na manga de qualificação, o jovem sul-coreano voltou a ser o mais forte, na frente de João Miguel Oliveira (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Henrique Cruz (Kart Republic) e Duarte Pinto Coelho (Tonykart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Henrique Cruz liderou até à oitava volta, altura em que João Miguel Oliveira assumiu o comando em definitivo. O piloto da Batalha conseguiu vencer na frente do campeão nacional em título, Frederico Peters (Parolin).
Com uma boa ponta final de corrida, Duarte Pinto Coelho conseguiu assegurar o terceiro lugar do pódio e a volta mais rápida (45,972s), logo na frente de Diogo Martins (Tonykart), que repetiu o 4.º lugar obtido no sábado.
Henrique Cruz mostrou rapidez para lutar pela vitória e terminou no quinto lugar, com Junho Kim na sexta posição e Tomás Leitão (Tonykart) no sétimo posto, após ter recuperado quatro lugares. Notável foi também a recuperação de oito lugares de Diogo Pinto (Charles Leclerc), rumo ao 8.º lugar final, com Francisco Serôdio (Redspeed) e Francisca Queiroz (Kosmic) a completarem o top-10.
Entre os pilotos da categoria Master, novo triunfo para Renato Bolzan (Tonykart), com Pedro Paxiuta (Tonykart) e Nelson Silva (Tonykart) nos restantes lugares do pódio, tendo Ricardo Ribeiro (Sodikart) sido o quarto classificado.
Categoria X30 Super Shifter
Rodrigo Ferreira (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30 Super Shifter à geral e na Sénior com a marca de 44,378s. Na manga de qualificação, o piloto do Porto voltou a impor-se, na frente de André Serafim (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Hugo Marreiros (Tonykart) e João Barros (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 16 voltas, Rodrigo Ferreira arrancou da pole-position, mas à passagem da primeira volta era André Serafim quem liderava. O piloto de Chaves esteve muito forte e, duas voltas depois, face à vantagem que tinha para a concorrência, pôde entrar ‘em modo de gestão’ para colecionar mais uma vitória à geral e na Master.
Rodrigo Ferreira garantiu a segunda posição e venceu na classe Sénior, mas contou com boa réplica de Hugo Marreiros – que completou o pódio à geral e foi segundo na Master – e de Rodrigo Lessa (Birel ART), que foi quarto classificado à geral e segundo na Sénior.
João Barros fechou de forma tranquila o top-5 e completou o pódio da Master, seguindo-se Márcio Moreira (Tonykart) – 4.º na Master –, Vasco Monory (Sodikart) – 3.º na Sénior –, Nuno Portela (Birel ART) – vencedor na Gentleman –, Filipe Santos (FK) – 4.º na Sénior –, António Bravo Lima (Kosmic) – 2.º na Gentleman – e Sérgio Carvalho (Lenzokart), 3.º na Gentleman.
Categoria Júnior
Francisco Macedo (Redspeed) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Júnior, com a marca de 46,995s. Na manga de qualificação, Martim Meneses (Kart Republic) conseguiu vencer, na frente de Santiago Alves (Parolin), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Diogo Castro (Redspeed) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Rodrigo Vilaça conseguiu um bom arranque e depois passou para a liderança já na segunda metade da corrida, mantendo uma curta – mas importante – vantagem sobre Martim Meneses, que lhe daria a vitória e a volta mais rápida na corrida decisiva.
Martim Meneses, vencedor da Final no sábado, ficou logo atrás do jovem piloto de Braga, enquanto Santiago Alves também lutou pela vitória e garantiu mais um lugar no pódio.
Francisco Macedo (Redspeed) voltou a protagonizar uma boa corrida e foi o 4.º classificado, na frente de Caio Bolzan (Tonykart), que encerrou os cinco primeiros da Final. Filipe Rodrigues (Birel ART) foi autor de uma excelente recuperação de cinco lugares, rumo ao 6.º posto, enquanto Henrique Oliveira (Kosmic) foi um meritório 7.º classificado, na frente de Ray Tavares (Fórmula K) e do jovem algarvio Tomás Lobo (Charles Leclerc). Pedro Barbosa (Tonykart) e Diogo Castro (Redspeed) completaram a classificação, depois de ambos terem sido penalizados.
Categoria X30 Mini
Vencedor da prova de sábado, Martim Marques (Kart Republic) também foi o mais rápido nos treinos cronometrados de domingo, com a marca de 50,528s. O jovem piloto de Vila Nova de Gaia venceu depois a manga de qualificação, na frente de António Macedo (FA), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Afonso Lopes (Kart Republic) e João Barros (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 16 voltas, Martim Marques voltou a mostrar a sua competitividade e bateu toda a concorrência, reforçando o seu comando no Campeonato de Portugal de Karting na categoria X30 Mini.
Afonso Lopes foi o principal adversário do piloto da RAC e garantiu o segundo lugar na Final, na qual o piloto da equipa Cabo Júnior Team conseguiu ainda a volta mais rápida da corrida (50,661s).
Tal como tinha acontecido no sábado, Gabriela Correia (DR) esteve muito determinada na Final e conseguiu subir até ao terceiro lugar, o seu segundo pódio consecutivo em Leiria.
António Macedo conseguiu cortar a linha da meta na frente de um trio onde também estavam João Barros e Tomás Fernandes (Kosmic), numa discussão que durou mesmo até aos últimos metros da corrida.
Diogo Caetano (Birel ART) garantiu o 7.º lugar na corrida decisiva, com os promissores Xavier Lázaro (DR) e Romeu Mello (Kosmic) a discutirem o 8.º lugar de forma emotiva, com vantagem para Lázaro. Jan Rodrigues (Charles Leclerc) garantiu mais um top-10 na X30 Mini, enquanto Afonso Azevedo (Charles Leclerc) e o angolano Jorge Saraiva (Parolin) e Dinis Nôro (Birel ART) completaram a classificação da Final leiriense.
Categoria Cadete 4T
José Pedro Pinto (Parolin) conseguiu a pole-position nos treinos cronometrados da categoria Cadete 4T com o tempo de 55,174s. Na manga de qualificação, Guilherme Morgado (Birel ART) venceu e teve Leonor Rocha (Parolin) a seu lado na primeira linha da grelha para a Final, com José Pedro Pinto e João Francisco (Ricciardo) a partirem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 12 voltas, Guilherme Morgado assumiu o comando das operações e garantiu mais uma vitória em 2022, reforçando a sua liderança no Campeonato de Portugal de Karting da categoria Cadete 4T.
Cada vez mais determinada, Leonor Rocha conseguiu passar em definitivo para o segundo lugar durante a sétima volta e assegurou mais um lugar no pódio, logo na frente de José Pedro Pinto, que também continua a mostrar o seu talento.
Francisco Correia (Kart Republic) também lutou até à bandeira de xadrez por um lugar no pódio e ficou a escassos 0,098s de José Pedro Pinto, enquanto Duarte Rodrigues (DR) recuperou quatro lugares e assegurou o top-5.
Francisco Iglesias (Birel ART) esteve em bom plano e foi o 6.º classificado, logo na frente de Vasco Oliveira (EKR) e Vicente Capela (Charles Leclerc), que também terminaram no top 8. O campeão em título da Iniciação, Martim Gomes (Birel ART) ficou no 9.º lugar da corrida decisiva, com Mateus Gomes (Birel ART) e João Francisco (Ricciardo) a completarem a classificação.
Categoria Iniciação
Diogo Baptista (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Iniciação com a marca de 1m13,292s. Na manga de qualificação venceu José Diogo Martins (Birel ART), na frente de Tiago Caetano (Birel ART), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Artur Loureiro (Birel ART) e Martin Rodrigues (Parolin) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 5 voltas, José Diogo Martins largou da pole-position e liderou até à passagem da quarta volta, altura em que Artur Loureiro passou para o comando e não mais o largou até à bandeira xadrez. O piloto de Vila Nova de Gaia somou a sua terceira vitória em Finais para o campeonato, sendo agora o novo líder da categoria Iniciação.
Lourenço Antunes (Birel ART) garantiu um excelente segundo lugar, já que, apesar de ter arrancado da sétima posição, conseguiu recuperar até garantir o lugar intermédio do pódio, onde teve a companhia do seu colega de equipa, Tiago Caetano.
José Diogo Martins garantiu a quarta posição e Diogo Baptista encerrou o top-5, enquanto Luís Fernandes (Parolin) foi sexto classificado, na frente de Martin Rodrigues e de Tomás Dias (Parolin), respetivamente.
Estamos sempre na busca da melhor informação, tentamos sempre prevalecer a imagem e a informação escrita, tornando a leitura mais rápida e acessível a todos os leitores.
João Raposo
+351 913 353 070
jraposo-air@portugalmail.pt
Copyright © TouchMobile & Design 2017