Velocidade Online

Nacional - Karting

CAMPEONATO PORTUGAL KARTING - XAVIER LAZARO EM DESTAQUE NO BOMBARRAL

Sábado, 15 Outubro 2022 13:25 | Actualizado em Quinta, 25 Abril 2024 23:39

Um Domingo Quase Perfeito

Na última etapa do ano no CPK Toyota, ficou patente que todo o trabalho desenvolvido com Xavier Lázaro já dá frutos


Presente no Kartódromo Internacional do Bombarral (KIRO) na derradeira ronda do ano de Campeonato de Portugal de Karting Toyota, Xavier Lázaro deixou visível em pista como vai colhendo integralmente os frutos de um aprendizado que começou em 2021, na sua transição para a categoria X30 Mini. O jovem piloto da Várzea de Sintra tem trabalhado muito a sua postura e competitividade, numa categoria em que se apresenta como um ‘David contra Golias’ correndo contra adversários que na sua maior parte têm muito mais experiência e idade. Este fim de semana tudo isso ficou para trás, perante a evidente maturidade, rapidez e competência do piloto da DR, que esteve francamente bem em pista com especial destaque para o dia de Domingo.

Sábado Para Aprender

Logo desde as primeiras voltas ao traçado da Região Oeste, se percebeu que Xavier Lázaro vinha para o Bombarral com a lição bem estudada e com ambições a lutar pelos primeiros lugares na X30 Mini. No Qualifying, o piloto da Várzea de Sintra por muito pouco não conseguiu a pole position, classificando-se com o 2º melhor tempo (52.008s), a apenas 0.155 segundos do autor da pole position.

Na Manga de Qualificação do mesmo dia, Xavier Lázaro cometeu um pequeno e importante erro, deixando encharcar o motor, acabando por largar fora dos corredores, o que veio a custar uma penalização. O piloto caiu várias posições e na tentativa de recuperar acabou por não evitar danificar o bico do seu DR, motivo pelo qual foi segunda vez penalizado. Apesar de estar bastante rápido, obtendo a melhor volta da corrida e de na pista ter terminado no terceiro lugar, com as penalizações Xavier Lázaro caiu para o 11º lugar final.

“Acabou por se meter numa alhada sem necessidade nenhuma”, dizia no final da manga o seu pai, Vasco Lázaro. “Agora na Corrida 1 resta-lhe tentar subir o máximo de posições possível.”

Na Corrida 1, o piloto da DR cumpriu o que lhe foi pedido – recuperar o máximo de posições possível. Lázaro saiu em 11º e no final da corrida subia seis posições, para concluir em 5º com a volta mais rápida da prova (52.327s).

Domingo Para Executar

Depois de no primeiro dia de provas, Xavier Lázaro ter saído do Bombarral com a frustração por não conseguir traduzir em resultados o seu ritmo, o piloto da DR veio com outra mentalidade para o derradeiro dia de corridas. A primeira mostra do que por aí vinha chegou no Qualifying, em que Xavier Lázaro garantiu a sua primeira pole position na X30 Mini. O registo de 52.314s deixava o seu mais direto perseguidor a 0.337s.

Na Manga de Qualificação, a 2ª do fim de semana, Xavier Lázaro esteve perfeito, ainda que momentaneamente tenha cedido a primeira posição a Diogo Caetano (Birel). No entanto, a atitude forte deste jovem de nove anos veio de cima na prova. Xavier Lázaro assumiu a liderança e construiu uma vantagem que no agitar da bandeira de xadrez era manifestamente superior a dois segundos sobre Martim Marques (Kart Republic), concretizando a sua primeira vitória na X30 Mini.

Na derradeira Corrida deste ano no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, Xavier Lázaro liderou até à última volta, altura em que foi superado por Martim Marques, que venceu sagrando-se Campeão de Portugal na categoria. O piloto ao volante de um Kart Republic concluiu com uma magra vantagem de 0.243s sobre Xavier Lázaro, que foi sem dúvida o protagonista da corrida.

“Durante todo este tempo desde o ano passado, em que começou a dividir presenças entre pista em Portugal e Itália, o Xavier foi dedicado e soube sofrer ao volante do DR da X30 Mini”, dizia feliz e orgulhoso o seu pai, Vasco Lázaro. “Foi preciso muito sacrifício para chegar a este momento, em que fica visível que o caminho traçado para a evolução competitiva do Xavier começa a dar frutos. Está cada vez mais seguro e confiante ao volante do seu kart, mostrando também que aprende depressa com os erros. O Xavier já não é uma promessa, mas sim uma certeza”, concluiu.

Já Xavier Lázaro disse, “Estou muito feliz com o meu desempenho este fim de semana, especialmente no dia de hoje em que realmente pude ser eficaz. Ontem não estive tão bem, mas aprendi com os erros cometidos para hoje fazer aquele que é até agora o meu melhor resultado na X30 Mini. Espero poder agora continuar neste registo e prosseguir a minha evolução.”

O piloto da Várzea de Sintra concluiu dizendo, “Quero felicitar o Martim Marques por ser um justo Campeão da X30 Mini. Ele merece totalmente este título por tudo o que fez em pista este ano. Também quero felicitar o Romeu Mello pelo seu desempenho nesta etapa do Bombarral, para a qual se dedicou muito e esteve forte.”

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos