Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2021 - GRANDE PRÉMIO DA TURQUIA - MERCEDES E BOTTAS VENCEM

Quarta, 13 Outubro 2021 09:42 | Actualizado em Segunda, 18 Outubro 2021 17:43

Em uma corrida de estratégias, Bottas volta ao lugar mais alto do pódio | GP da Turquia

 

Victoria Xavier- Site Fórmula 1 na veia

 

O grande prêmio da Turquia foi de pouca ação na pista. As estratégias de cada equipe para a parada nos boxes foram o ponto alto da prova.

 

Durante o fim de semana com a pista seca, nos treinos livres e na classificação, a Mercedes levava uma clara vantagem em relação aos carros da Red Bull. No entanto, no domingo as condições mudaram e o jogo virou.

 

O circuito de Istambul amanheceu com chuva, deixando a pista molhada para o início da prova. Todos os pilotos largaram com pneus intermediários. Sem confusões no início, Bottas se manteve na liderança. Enquanto Hamilton, que estava na décima primeira posição, por conta da punição recebida ao trocar um composto da unidade de potência, ficou preso atrás de Yuki Tsunoda. O piloto da AlphaTauri fez o dever de casa e ajudou a Red Bull segurando o heptacampeão. Somente na volta 8, Hamilton conseguiu ultrapassar o japonês.

 

Sem a autorização para o uso da asa móvel, devido às condições de pista molhada, os pilotos iam se mantendo nas posições. O destaque ficou para Carlos Sainz, eleito piloto do dia, o Espanhol da Ferrari largou na última fileira e escalou o pelotão, terminando em P8.

 

Com o desgaste dos pneus, as equipes começaram a calcular o melhor momento para o pit stop. Daniel Ricciardo foi o primeiro a parar, na volta 22, porém não teve o rendimento esperado com o composto intermediário, assim, os pilotos seguiram na pista fazendo a melhor administração possível dos pneus.

 

Após boa parte do grid ter ido para os boxes, Charles Leclerc, P1, e Lewis Hamilton, P4, permaneceram na pista acreditando na possibilidade de terminar a prova sem realizar o pit stop. O monegasco não conseguiu manter o ritmo e foi ultrapassado por Bottas, na volta 47, logo em seguida, o piloto da Ferrari foi para os boxes, retornando em P4. Já Hamilton foi chamado pela Mercedes, na volta 42, e se recusou a parar. Nove voltas depois, Lewis foi para os boxes e voltou em quinto, posição em que terminou a prova.

 

Se Hamilton tivesse permanecido na pista, teria a possibilidade de conquistar um lugar no pódio, em terceiro, e estaria apenas um ponto atrás de Max Verstappen no campeonato. Em entrevista após a corrida, Lewis não culpou a equipe logo de cara, disse que eles tinham mais dados sobre as condições dos pneus do que ele, e precisariam de uma análise maior para determinar se foi um erro de estratégia.

 

Em contrapartida, Valtteri Bottas fez uma corrida sem erros, sendo o primeiro a ver a bandeira  quadriculada. Desde Sóchi 2020, o finlandês não vencia uma prova.

 

Com os resultados na Turquia, Verstappen assume a liderança do campeonato novamente e abre vantagem de seis pontos para Hamilton. A próxima etapa é nos Estados Unidos, em Austin, daqui duas semanas.

 

Classificação Final GP da Turquia

 

1 Valtteri Bottas               Mercedes

2 Max Verstappen           Red Bull

3 Sergio Pérez                 Red Bull

4 Charles Leclerc            Ferrari

5 Lewis Hamilton             Mercedes

6 Pierre Gasly                  AlphaTauri

7 Lando Norris                 McLaren

8 Carlos Sainz                  Ferrari

9 Lance Stroll                   Aston Martin

10 Esteban Ocon             Alpine

11 Antonio Giovinazzi       Alfa Romeo

12 Kimi Räikkönen           Alfa Romeo

13 Daniel Ricciardo          McLaren

14 Yuki Tsunoda               AlphaTauri

15 George Russell            Williams

16 Fernando Alonso         Alpine

17 Nicholas Latifi               Williams

18 Sebastian Vettel           Aston Martin

19 Mick Schumacher        Haas/Ferrari

20 Nikita Mazepin             Haas/Ferrari


Texto de Victoria Xavier- Site Fórmula 1 na veia

 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos