A box das estatísticas
Este fim de semana realiza-se a 39.ª edição do Grande Prémio da Austrália. As primeiras 11 edições, entre 1985 e 1995, decorreram todas em Adelaide; a partir de 1996, passou a realizar-se sempre em Albert Park, exceto em 2020 e 2021, quando a prova foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Adelaide tradicionalmente acolhia a última corrida da temporada, enquanto Melbourne se afirmou como uma das primeiras provas do ano, figurando muitas vezes como a prova inaugural, como acontece este ano.
Michael Schumacher lidera a lista de vencedores com quatro triunfos, seguido por Jenson Button e Sebastian Vettel, ambos com três. Outros 20 pilotos já venceram na Austrália, tornando esta prova uma das corridas com maior número de vencedores diferentes. No entanto, apenas 15 pilotos conquistaram a pole position, sendo Lewis Hamilton quem mais vezes partiu da frente (oito vezes), seguido por Ayrton Senna com seis poles.
As equipas mais bem-sucedidas são a McLaren e a Ferrari, cada uma com 11 vitórias. A Scuderia Ferrari venceu duas das últimas três edições, em 2022 com Charles Leclerc e em 2023 com Carlos Sainz, enquanto a McLaren, atual campeã mundial, não vence em Melbourne desde 2012, ano em que Jenson Button conseguiu o triunfo. Com o primeiro e segundo lugares alcançados em 2024, a Ferrari tornou-se na equipa com mais pódios (28), ultrapassando a McLaren (27).