A Maserati tem o prazer de anunciar que dará continuidade ao seu compromisso com o Campeonato do Mundo ABB FIA de Fórmula E, enquanto fabricante de carros da geração GEN4 a partir da Temporada 13 (2026/2027).
O construtor automóvel de Modena tomou esta decisão para enfatizar a importância do seu compromisso com a sua oferta elétrica de topo, alinhando na grelha de partida dos monolugares da GEN4, que deve proporcionar aos fabricantes ainda mais liberdade de desenvolvimento.
A Fórmula E é uma escolha natural para a Maserati, representando o epítome do seu compromisso com a mobilidade elétrica. Trata-se de uma plataforma competitiva para testar e desenvolver novas tecnologias, sendo o campeonato um contexto tecnológico em que o compromisso da Casa do Tridente com a mobilidade sustentável está a acelerar com um novo impulso, traduzindo-se numa transferência de tecnologia para a gama Folgore 100% elétrica.
A Maserati fez a sua estreia no Campeonato do Mundo ABB FIA de Fórmula E na Temporada 9 (2023), com o monolugar Tipo Folgore, quando alinhavam na grelha de partida veículos da terceira geração.
A partir da Temporada 11 que se avizinha, os carros apresentarão um incremento significativo em termos de performance com a "GEN3 EVO". Antes da grande atualização GEN4, a geração intermédia oferece até 350 kW de potência, tração às quatro rodas a plena potência em momentos específicos da corrida, e recuperação de até 600 kW.
O novo carro apresenta uma mudança significativa em termos de performance, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,82 s – 36% mais rápido que o seu predecessor. O projeto GEN4 visa alcançar um nível de performance ainda mais elevado, com tração às quatro rodas durante toda a corrida, e melhorias adicionais em termos de potência, proporcionando corridas com mais ação da forma mais sustentável possível.
A gloriosa história da Maserati nas corridas, e o seu puro espírito competitivo, estão, portanto, a olhar para o futuro da Fórmula E com a nova GEN4, para uma performance sem compromissos até 2030.
Santo Ficili, CEO da Maserati: “Estamos extremamente orgulhosos por manter o nosso compromisso com uma plataforma tão prestigiada e inovadora como a Fórmula E. Para esta marca, a ligação entre a pista e a estrada é inquebrável, e a evolução dos monolugares mostra quando possibilidades de desenvolvimento são oferecidas pela mobilidade elétrica. Continuaremos a retirar importantes desenvolvimentos das corridas do Campeonato do Mundo ABB FIA de Fórmula E, para transferi-los para a nossa gama 100% elétrica, constituída, atualmente, pelo SUV Grecale Folgore, pelo emblemático GranTurismo Folgore, e pelo descapotável GranCabrio Folgore”.
Jean-Marc Finot, Senior VP, STELLANTIS Motorsport: “Estamos muito contentes por anunciar o compromisso da Stellantis Motorsport com a Maserati na próxima GEN4 da Fórmula E. Há mais de 10 anos que vimos desenvolvendo grupos motopropulsores de alta eficiência para a DS e para a Maserati, e continuaremos a trabalhar nestas tecnologias relevantes para os automóveis de estrada num campeonato tão competitivo e promissor quanto a Fórmula E. As condições de envolvimento de outras marcas da Stellantis serão especificadas mais tarde”.
Jeff Dodds, Chief Executive Officer, Fórmula E: "Estamos entusiasmados por confirmar o continuado compromisso da Maserati com o Campeonato do Mundo ABB FIA Fórmula E, ao inscrever-se para a era GEN4, lado a lado com a Stellantis Motorsport. Têm sido ambas uma parte valiosa do nosso campeonato, e demonstraram um desempenho notável em pista, enquanto impulsionam a tecnologia dos veículos elétricos, que beneficia os utilizadores de todos os dias das estradas. O seu envolvimento contínuo, ao lado de outros fabricantes globais, como a Nissan, a Jaguar, a Porsche e a Lola, é um testemunho do estatuto da Fórmula E enquanto plataforma competitiva e relevante para o futuro da mobilidade elétrica. Mal podemos esperar para ver a Casa do Tridente dar continuidade à sua jornada na Fórmula E, e avançar rumo a uma nova era ainda melhor em termos de performance, inovação e ação em pista”.
Maserati S.p.A.
A Maserati produz uma completa gama de automóveis únicos, imediatamente reconhecíveis pela sua extraordinária personalidade. Graças ao seu estilo, à sua tecnologia e ao seu caráter exclusivo inato, satisfazem os gostos mais exigentes e refinados, desde sempre tendo sido uma referência para a indústria automóvel global. Uma tradição de automóveis de sucesso, cada qual redefinindo o conceito de automóvel desportivo italiano em termos de design, performance, conforto, elegância e segurança, atualmente disponíveis em mais de setenta mercados a nível internacional. A gama da Maserati inclui o Grecale, o SUV “everyday exceptional”, o GranTurismo, o emblemático gran tourer italiano, e o GranCabrio, o novo descapotável da casa do Tridente; todos modelos caracterizados pela utilização de materiais da mais elevada qualidade, e de excelentes soluções técnicas. Uma gama equipada com motores híbridos de 4 cilindros – disponíveis para o Grecale – e V6 a gasolina, com tração traseira e tração às quatro rodas, que incorpora o ADN de performance da marca do Tridente. O topo da gama é ocupado pelo superdesportivo MC20 e pelo descapotável MC20 Cielo, animados pelo revolucionário motor V6 Nettuno, 100% Maserati, que, pela primeira vez, incorpora tecnologias derivadas da F1 numa unidade motriz destinada a um automóvel de produção em série. O GranTurismo está disponível tanto com o motor V6 a gasolina de alta performance, derivado do Nettuno, como numa versão 100% elétrica: o GranTurismo Folgore, o primeiro automóvel na história da marca sedeada em Modena a adotar esta solução. A gama totalmente elétrica, atualmente, inclui, também, o Grecale Folgore, o primeiro SUV 100% elétrico da Maserati, e o GranCabrio Folgore. Por fim, a mais recente adição à gama da Casa do Tridente é o Maserati GT2 Stradale, a versão homologada para utilização em estrada do GT2, que trouxe a Maserati de regresso à competição em campeonatos protagonizados por carros com rodas tapadas. O coração do novo superdesportivo é o motor V6 Nettuno, que atinge 640 cv (471 kW) na sua mais recente configuração. O GT2 Stradale é, portanto, o mais potente Maserati de estrada com motor de combustão interna.
Estamos sempre na busca da melhor informação, tentamos sempre prevalecer a imagem e a informação escrita, tornando a leitura mais rápida e acessível a todos os leitores.
João Raposo
+351 913 353 070
jraposo-air@portugalmail.pt
Copyright © TouchMobile & Design 2017