Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2021 - ROVANPERA E A TOYOTA VENCEM NA ESTÓRNIA

Terça, 20 Julho 2021 12:40 | Actualizado em Segunda, 26 Julho 2021 07:59

Toyota Yaris WRC vence na Estónia - Rovanperä faz história com apenas 20 anos

A TOYOTA GAZOO Racing venceu o Rali da Estónia e Kalle Rovanperä tornou-se o piloto mais jovem de sempre a ganhar uma prova do Campeonato Mundial de Ralis da FIA. O jovem de apenas 20 anos e o co-piloto Jonne Halttunen garantiram a quinta vitória consecutiva da equipa da Toyota esta época, que mantem assim a vantagem de 59 pontos no campeonato. Sébastien Ogier e Elfyn Evans terminaram a prova em quarto e quinto, respetivamente. Com este resultado permanecem em primeiro e segundo lugar na classificação de pilotos, (separados por 37 pontos) e Rovanperä sobe para a quarta posição no campeonato.

O finlandês Kalle Rovanperä consegue a sua primeira vitória no WRC com apenas 20 anos, 9 meses e 17 dias, batendo o recorde daquele que é atualmente o seu Chefe de Equipa, Jari-Matti Latvala (que era dois anos mais velho quando ganhou o Rali Suécia em 2008).
Rovanperä foi contundente na Estónia. Só não foi o mais rápido em 2 das 24 especiais, realizadas ao longo de algumas das estradas mais rápidas do mundial, o que torna o feito ainda mais notável...
Com esta quinta vitória consecutiva da equipa (e sexta de sete provas até agora este ano) a Toyota alcança a mais longa série de vitórias de sempre no WRC.
 
Resumo da Prova:
O rali da Estónia é conhecido pelos troços em gravilha solta e pelos muitos saltos. O jovem Kalle Rovanperä mostrou logo no shakedown ao que vinha, ao ser o mais rápido de todos os pilotos.
A prova começou na quinta-feira, 15 de julho 2021, com uma super-especial em Tartu, onde Kalle Rovanperä foi o mais rápido, por apenas 0,1 segundos. Ogier ficou em 10º lugar da geral, mas apenas a 1,2 segundos do tempo de Rovanperä, com Evans a 3,2 segundos também do colega Rovanperä.
 
segundo dia oficial de rali, mas o primeiro inteiro de competição, viu Rovanperä a manter toda a sua velocidade ao volante do Yaris WRC, vencendo seis das oito especiais e terminando o dia na liderança. O Francês Sébastien Ogier apesar de estar em desvantagem por ser o primeiro na estrada, também foi muito rápido, subindo na tabela classificativa e terminando o dia em quarto lugar, com Elfyn Evans em quinto da geral. O piloto do programa de desafio Takamoto Katsuta estava em terceiro lugar, quando em SS4 foi obrigado a desistir da prova, devido a uma queixa muscular nas costas do seu co-piloto.
 
No sábado, 17 de julho, Rovanperä começou o segundo dia completo de competição e dominou de tal forma que, no final da manhã de quatro especiais, a sua vantagem era já de 35,7s. À tarde, apesar do piso mais desafiante, Rovanperä continuou a estender a sua vantagem enquanto geria o desgaste do Yaris WRC. Os seus colegas de equipa, Sébastien Ogier e Elfyn Evans, continuaram envolvidos numa batalha pela terceira posição. No final, permaneceram na quarta e quinta posições, respetivamente, com Ogier a terminar a 17,9s do terceiro lugar e Evans a 23,4s atrás dele.
 
No domingo e último dia, Rovanperä arrancou com uma vantagem de 50,7 segundos, que acabou por aumentar para quase um minuto - 59,9 segundos, controlando a prova e o seu andamento hábilmente ao longo das últimas seis especiais da prova.
 
Os três Yaris da equipa terminaram dentro dos cinco primeiros, com Sébastien Ogier e Julien Ingrassia em quarto e Elfyn Evans e Scott Martin em quinto. Numa power stage final, Ogier, Evans e Rovanperä conseguiram o terceiro a quinto melhor tempo conseguindo pontos bónus adicionais.
 
Classificação final do Rali da Estónia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) 2h51m29.1s
2 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +59.9s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m12.4s
4 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +1m24.0s
5 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +2m07.1s
6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +7m07.3s
7 Pierre-Louis Loubet/Florian Haut-Labourdette (Hyundai i20 Coupe WRC) +8m48.3s
8 Alexey Lukyanuk/Yaroslav Fedorov (Škoda Fabia Rally2 evo) +10m16.1s
9 Andreas Mikkelsen/Ola Fløene (Škoda Fabia Rally2 evo) +10m29.9s
10 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 Rally2) +10m46.6s
 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos