Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2024 - WRC VODAFONE RALI DE PORTUGAL - TOYOTA GAZOO RACING VENCE EDIÇÃO 2024

Terça, 14 Maio 2024 08:36 | Actualizado em Segunda, 27 Maio 2024 20:08

TOYOTA GAZOO Racing vence o Rally de Portugal pela quinta vez consecutiva, Ogier alcança o sexto triunfo em Portugal

 A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) venceu o Rally de Portugal pela quinta vez consecutiva e Sébastien Ogier ao volante do GR Yaris Rally 1 Hybrid alcançou um marco histórico, ao ser o primeiro piloto a conseguir seis vitórias na prova Lusa (superando o recorde de Markku Alén). O triunfo da TGR na quinta ronda do Campeonato Mundial de Ralis (WRC) da FIA, é a oitava vitória da Toyota na prova portuguesa.
 
Tal como na ronda anterior, nas estradas de asfalto da Croácia, Ogier e o copiloto Vincent Landais triunfaram após uma emocionante e renhida batalha no Rally de Portugal. A apenas um segundo da liderança no final de sexta-feira, Ogier assumiu a liderança na manhã de sábado, quando outros tiveram dificuldades, e usou toda a sua experiência para terminar o dia mais longo do rali com uma vantagem de 11,9 segundos.
 
Aumentou a sua margem com uma vitória na primeira especial no domingo de manhã, o que lhe permitiu ser mais cauteloso nas especiais seguintes e, finalmente, perante um público fervoroso em Fafe, vencer a prova por 7,9 segundos.
 
Tendo igualado, em 2017, o registo da lenda finlandesa Markku Alén de cinco vitórias em Portugal, Ogier tem hoje mais vitórias no WRC em Portugal do que qualquer outro piloto. Entretanto, a Toyota venceu as últimas cinco edições do evento com quatro pilotos diferentes, igualando a Lancia and Citroën, ambas com oito vitórias na prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).
 
Elfyn Evans e Scott Martin terminaram em sexto lugar da geral, garantindo alguns pontos importantes após um início difícil do rali na sexta-feira. Enfrentaram um novo desafio no domingo, depois de danificarem o sistema de refrigeração na penúltima etapa, mas fizeram reparações na secção de estrada para garantir que terminavam a prova. Continuam em segundo lugar no campeonato, a 24 pontos dos líderes.
 
Kalle Rovanperä liderava na sexta-feira, mas saiu da estrada na segunda especial de sábado. O jovem finlandês e o seu co-piloto Jonne Halttunen recomeçaram no domingo e ficaram em terceiro na Power Stage, ajudando a acumular alguns pontos extra para a equipa.
 
Takamoto Katsuta também estava entre os que lutavam pela liderança desde o início, mas também parou na manhã de sábado depois de sofrer danos na suspensão do seu carro. Ele e Aaron Johnston voltaram à prova no domingo e foram quintos nas classificações do Super Sunday e da Power Stage.
 
A classificação dos construtores continua renhida após cinco rondas, com a TGR-WRT a quatro pontos da liderança.
 
A TGR está a celebrar uma dupla vitória em Portugal, após o primeiro triunfo no WRC2 do novo GR Yaris Rally2 na sua estreia em terra a este nível. Jan Solans e o seu copiloto Rodrigo Sanjuan (Teo Martín Motorsport) subiram na classificação desta categoria altamente competitiva no sábado e conquistaram o primeiro lugar, com uma vantagem de apenas 3,2s.
 
Citações:
Akio Toyoda (Presidente da TGR-WRT)
"Seb, Vincent, parabéns pelas vossas duas vitórias consecutivas!
Independentemente da dureza do piso em terra em Portugal, o Seb esteve sempre calmo. Por mais renhida e eletrizante que fosse a competição, o Seb estava sempre a sorrir para os fãs. Quando algo acontecia, ele informava calmamente os engenheiros sobre a situação e regressava às etapas. Depois, regressava à meta mais depressa do que qualquer outra pessoa. Estou grato por ter um piloto tão "verdadeiramente profissional" na nossa equipa. Seb, mais uma vez obrigado.
 
Este fim de semana, houve uma coisa dececionante e uma coisa boa. A desilusão foi o facto de os outros três carros não terem conseguido passar sem problemas. Também no ano passado, ganhámos a prova, mas os outros dois carros tiveram problemas. Por isso, este ano, o nosso objetivo era que os quatro carros fizessem um rali sem problemas, mas o resultado voltou a ser frustrante para nós. Por outro lado, o aspeto positivo que me deixou satisfeito foi o facto de a equipa estar mais calma do que antes, independentemente do tipo de problema que enfrentasse. Aconteceram muitas coisas durante o fim de semana, mas ouvi dizer que todos tentaram manter a calma e encontrar uma solução. É bom ver a equipa crescer. A equipa torna-se mais forte à medida que cada membro se torna mais forte e, à medida que a equipa se torna mais forte, o GR YARIS Rally1 será cada vez melhor e mais forte. Ainda temos muitos eventos difíceis pela frente esta época, mas espero continuar a crescer com todos os membros da equipa.
 
P.S. para o Scott
Vamos ter cuidado para não nos esquecermos das coisas! Mas a solução que encontraste foi ótima!
 
P.S. para Elfyn
Consigo perceber a tua situação, pois o meu copiloto esquece-se muitas vezes das coisas! Talvez nós, condutores, devêssemos tentar apoiar os co-pilotos também!
 
Jari-Matti Latvala (Chefe de Equipa)
"Ganhar um rali é sempre um sentimento especial e podemos estar muito felizes por termos conseguido outra vitória aqui em Portugal com o Seb, continuando a nossa série de vitórias neste grande evento. É fantástico ver a excelente abordagem do Seb a estes eventos e a forma como ele lida com a situação sob pressão: mostra porque é que ele é oito vezes campeão do mundo e agora um vencedor recorde de seis vezes neste evento. Claro que, no geral, os sentimentos são um pouco confusos porque não conseguimos marcar tantos pontos como gostaríamos para o campeonato. Mas a situação é a que é e só temos de lutar nos próximos eventos".

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos