Velocidade Online

Mundial - 24 Horas de Le Mans

MUNDIAL - WEC - GOODYEAR E AS LE MANS VIRTUAL SERIES

Sexta, 14 Janeiro 2022 20:05 | Actualizado em Quinta, 27 Janeiro 2022 17:11

GOODYEAR E AS LE MANS VIRTUAL SERIES: PILOTOS PROFISSIONAIS COM PNEUS DE SIMULAÇÃO QUE PROPORCIONAM APRENDIZAGENS REAIS


Elemento determinante para as Le Mans Virtual Series, patrocinadas pela Goodyear, é a participação de pilotos do mundo real. O requisito de cada equipa incluir um piloto "Pro" crea um interessante enigma na seleção de escuderias, dado que as equipas procuram estrelas de renome do automobilismo que também tenham êxitos nas corridas virtuais. Da mesma forma que os pilotos amadores são o elemento diferenciador nas classes Pro-Am nas 24 Horas de Le Mans, os melhores pilotos do mundo real nas Le Mans Virtual Series determinam que equipas, no final, chegam ao topo.

Exemplo de um piloto de topo com uma classificação profissional superior é Gordie Mutch, que beneficia da experiência de corridas em simulação. O "Lockerbie Lion" é um piloto profissional escocês de 20 anos, que este ano competiu pela Praga no Goodyear Britcar Endurance Championship. Nas Le Mans Virtual Series, de que a Goodyear é o parceiro oficial de pneus, Mutch representa a equipa R8G Esports de Romain Grosjean, na classe de topo LMP2.

 “As Le Mans Virtual Series são um dos melhores, se não mesmo o melhor, campeonato de corridas de simulação do mundo”, refere Gordie Mutch. “Ali, a qualidade dos pilotos é excecional, com grandes pilotos profissionais e, também, dos desportos eletrónicos. É um campeonato altamente competitivo, e que realmente gostei de ter experimentando".

Enquanto piloto Pro designado, é tarefa de Gordie Mutch estar tão próximo quanto possível do ritmo dos especialistas em desportos eletrónicos no seu Oreca 07. A sua experiência ajudou-o a alcançar isso mesmo. Pouco depois da sua estreia no karting, em 2009, Mutch começou a competir em corridas de simulador no Forza, antes de mudar para o Project CARS. As coisas avançaram rapidamente a partir daí.

“Mudei para a iRacing e trabalhei arduamente para alcançar um standard profissional, depois recebi um email de Romain Grosjean, pedindo-me para juntar-me à R8G”, refere. "O resto é história, e agora estou a competir nas Le Mans Virtual Series, perseguindo algumas vitórias e, com sorte, o campeonato".

Pneus virtuais, aprendizagens reais

Aprender a utilizar pneus virtuais é de suma importância nas corridas de simulação. Enquanto parceiro oficial das Le Mans Virtual Series, a Goodyear desenvolveu um pneu virtual especificamente para esse campeonato, que se baseia em dados utilizados em produtos de Motorsport do mundo real.

"Caso se chegue como um completo aprendiz às corridas de simulação, aprender-se-á muito sobre os pneus", faz notar Gordie Mutch. “Muito rapidamente, aprender-se-á que, numa corrida mais longa, os pneus médios são melhores do que os macios, porque os macios serão muito rápidos no início do stint, mas depois farão perder alguns segundos. Com os médios, é possível fazer duplos stints, mas com os macios não".

Gordie Mutch crê que é "absolutamente" possível aplicar as estratégias de pneus das Le Mans Virtual Series às corridas do mundo real, e, como resultado, a experiência das corridas de simulação ajudou-o a melhorar nas pistas visitadas pelo Britcar. Por outro lado, as similitudes entre os formatos significam que os pilotos do mundo real podem aproximar-se ainda mais dos especialistas em corridas de simulação das Le Mans Virtual Series.

“Oferece uma representação muito real da estratégia de pneus no Motorsport”, reconhece Gordie Mutch. Tal acontece, em grande parte, porque a modelagem virtual de pneus evoluiu tanto nos últimos anos, através de contributos de fabricantes como a Goodyear, o que proporciona uma grande experiência quando da conceção de pneus de estrada e de competição do mundo real.

“Especialmente na forma como o pneu aquece e na forma como este se degrada”, afirma. “Por um lado, sabe-se que está a funcionar, porque, de cada vez que participamos numa corrida longa, como as 24 Horas de Spa, tivemos, realmente, que fazer muitos testes relativos a que compostos de pneus utilizar. Este é um exemplo perfeito, porque os macios degradar-se-ão muito mais rapidamente do que os médios, mas, no início, serão mais rápidos. Assim sendo, absolutamente, a evolução na física dos pneus tem sido enorme, e está a funcionar francamente bem nas Le Mans Virtual Series".

 

Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 72 000 pessoas e fabrica os seus produtos em 55 instalações em 23 países de todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os seus produtos, visite www.goodyear.com/corporate

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos