Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2021 - AS PREVISÕES DE JOÃO LAMARES PARA O GRANDE PRÉMIO DE HOJE

Domingo, 28 Março 2021 11:58 | Actualizado em Segunda, 22 Abril 2024 00:32

GP do Bahrein, cinco aspetos a ter em conta.

 

1 – Verstappen vs Hamiton

 

Depois de muito tempo sem um adversário verdadeiramente capaz, Hamilton e a Mercedes não podem dizer que o campeonato de 2021 venham a ser favas contadas. O duo anglo-germânico tem este ano pela frente uma dupla de peso com Verstappen e o Red Bull Honda. O piloto holandês já não é o impetuoso jovem lobo de há alguns anos atrás. Está mais maduro com uma condução bem mais serena e não comete erros facilmente. Já o Red Bull Honda está em excelente forma. Com a Honda a fornecer uma unidade motriz muito bem desenvolvida e capaz de fazer frente aos todo poderosos Mercedes W12.

 

Nem Verstappen, nem Hamilton têm a vida simplificada e será importante ter atenção ao que fazem na curva um do circuito de Sakhir. Algo que também devemos ter em conta é, após passarem incólumes a curva um, o que vai acontecer na curva quatro. Esta tem sido motivo de penalizações a vários pilotos que ultrapassam o separador branco e vermelho com as quatro rodas e, caso os dois pilotos cheguem juntos a esta curva, algo poderá acontecer… vamos ver.

 

2 – Ferrari, Alphatauri e McLaren

 

Ferrari, Alphatauri e McLaren estão com ritmos muito próximos. A Ferrari impressionou com o final da Q2 e parece ter afastado o “mau-olhado” (deficiente motor) de 2020. Embora ainda distante de Mercedes e Red Bull, a equipa de Maranello parece estar no bom caminho para assumir o terceiro lugar no pódio.

 

Também a McLaren parece estar em grande forma com ambos os pilotos, mas principalmente Lando Norris, a mostrarem-se capazes de ritmos muito elevados e a intrometerem-se por várias vezes entre os dois Mercedes e o Red Bull de Verstappen.

 

A Alphatauri foi a agradável surpresa. Com uma unidade motriz idêntica ao do RB16b, a equipa B da Red Bull mostrou um ritmo consistentemente elevado. Com dois pilotos desejosos de mostrar serviço a equipa aparece como séria candidata a ocupar o último lugar do pódio.

 

3 – Sergio Perez

 

Sérgio Perez não teve um início muito auspicioso. Na verdade as coisas não correram de feição ao piloto mexicano. Com o primeiro tempo da Q2 anulado por ultrapassar os limites de pista na curva 4 -  atenção a esta curva que vai fazer alguns estragos na corrida, Perez foi incapaz de fazer um tempo suficientemente rápido para passar à Q1 e ficou-se pelo 11º lugar da grelha. Mas esta dupla carro/pioto tem um enorme potencial e os pontos fortes de Perez são o seu ritmo de corrida e a sua capacidade de bem gerir os pneus. Logo nada está perdido para o segundo Red Bull que pode muito bem vir a ser uma surpresa. Uma espécie de lobo em pele de cordeiro que de repente pode surgir na frente sem que ninguém tenha percebido bem de onde veio…

 

4 – Os novos pilotos

 

Sete das 10 equipas envolvidas no campeonato, têm pelo menos um novo piloto na equipa. Destes sete, pelo menos três estão ávidos por mostrar resultados (retiramos Perez e Sainz deste lote): Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Sebastian Vettel.

 

Daniel Ricciardo parece estar a cumprir. Embora nem sempre com o ritmo do seu companheiro de equipa, o australiano está lá, no sexto lugar da grelha entre Pierre Gasli no Alphatauri e Lando Norris no outro McLaren. Após dois anos frustrantes na Renault, dos três, é aquele que já começou a mostrar serviço.

 

Alonso lá conseguiu dar um esticão ao Alpine. Ainda estamos por perceber se os deficientes resultados mostrados pelo carro francês são “ronha” da equipa ou falta de maturidade do projeto, mas Fernando Alonso há-de querer mostrar que a saída da F1 há dois anos atrás, não foi falta de jeito da sua parte…

 

Sebastian Vettel, depois de um último ano “horribilis” na Ferrari, está com fome de resultados. Embora o alemão da Aston Martin reconheça que a equipa ainda tem muito caminho pela frente até chegar ao nível que todos esperam, é verdade que ter-se ficado pela Q1 foi um infortúnio causado por duas bandeiras amarelas na última volta rápida antes do término da primeira fase da qualificação. Se o carro aguentar, Vettel é menino para vir por aí a cima durante a corrida e terminar nos 10 primeiros. Ele e a equipa precisam muito de uma boa corrida.

 

5 – Os Jovens Lobos

 

Se é verdade que dois dos jovens lobos não têm grande hipótese de fazer história, o terceiro já começou a dar nas vistas. Estamos a falar de Yuki Tsunoda, Alphatauri, que na Q1 chegou a fazer mesmo o segundo melhor tempo a 108 milésimos de Verstappen.

 

O Japonês não conseguiu passar da Q2, colocando-se entre os dois Alfa Romeo de Giovinazzi  e Raikkonen, mas deixou uma boa imagem. Esperamos agora que a sua juventude não deite tudo a perder.

 

Quanto aos outros dois, Nikita Mazepin e Mick Schumacher, estão certamente muito condicionados pela capacidade dos Haas Ferrari mostrarem serviço. A aposta da equipa americana em dois pilotos novos e inexperientes foi ditada pelos dólares, com Guenther Steiner a ter que abdicar da experiência em prole de maior capacidade financeira para desenvolver o Haas VF21.

 

 Texto de JoaoLamares – www.velocidadeonline.com

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos