Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2021 - GRANDE PRÉMIO DA RUSSIA - POR VICTÓRIA XAVIER

Sábado, 02 Outubro 2021 08:22 | Actualizado em Quarta, 24 Abril 2024 14:17

Norris teve o mesmo erro que Hamilton em 2007 | GP da Rússia

 

Victoria Xavier, site Fórmula 1 na veia

 

De líder da prova ao sétimo lugar nas voltas finais, cenário que nenhum piloto de Fórmula 1 deseja. Lando deixou escapar sua primeira vitória na carreira por conta de uma insistência em ficar na pista, porém esse tipo de teimosia não é algo novo na F1.

 

O ano era 2007 e Lewis Hamilton havia chegado com tudo na Fórmula 1, o jovem piloto, de 22 anos, liderava o campeonato na maior parte da temporada com chances de ganhar o título em seu ano de estreia, feito inédito na categoria. No entanto, um erro de não escutar a equipe e adiar sua parada nos boxes custou caro, Hamilton perdeu a corrida e o campeonato.

 

Em Xangai, bastavam quatro pontos em 20 possíveis, das últimas duas etapas,  para que o inglês se tornasse campeão. O dia da corrida era de chuva, mas a pista estava apenas úmida na hora da largada, como resultado os pilotos começaram a prova com os pneus intermediários. Hamilton, que havia largado em P1, se mantinha na liderança. Quando a janela para o segundo pit stop abriu, o asfalto começou a secar, com isso, os pneus intermediários de Hamilton estavam se desgastando rapidamente, Kimi Räikkönen assumiu a ponta e Lewis ao invés fazer a troca dos pneus, foi teimoso e insistiu em ficar na pista. No momento em que foi para os boxes não conseguiu controlar o carro, deslizando e atolando na caixa de brita da entrada do pit lane, sendo obrigado a abandonar a prova.

 

Em Sóchi, o jovem piloto da McLaren, Lando Norris, também teve seu momento de insistência em ficar na pista com os pneus de composto duro, quando os primeiros pingos de chuva começaram a cair. O piloto de 21 anos esteve em uma linha tênue entre ser considerado um gênio ou perder sua primeira vitória na carreira. Norris, extremamente emocionado, assumiu seu erro ao final da prova, comentou como a pista estava traiçoeira, com partes seca e outras molhadas, quando a chuva apertou de vez não teve outra alternativa, porém foi tarde demais. Assim como o heptacampeão em 2007, Norris foi para os boxes com o carro deslizando e lutando para não perder o controle total do MCL35M.

 

Obs: 13 anos depois Lewis Hamilton enfrentou a mesma situação de 2007, desta vez na Turquia, insistindo em ficar na pista com os pneus intermediários super desgastados. Na ocasião, o piloto se consagrou heptacampeão ao ganhar a prova.


Texto de Victoria Xavier, site Fórmula 1 na veia / www.velocidadeonline.com

 

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos