Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2021 - PIRELLI COM MAIS NOVIDADES

Terça, 19 Outubro 2021 13:09 | Actualizado em Quarta, 17 Agosto 2022 03:45

PIRELLI CONCLUI TESTES AOS PNEUS DE 18 POLEGADAS 


A Pirelli concluiu os testes dos novos pneus de Fórmula 1 de 18 polegadas que, na próxima temporada, vão substituir os atuais pneus de 13 polegadas. O ponto final chegou ontem, em Paul Ricard, França, com a Alpine e Daniil Kvyat a realizarem os testes finais com os pneus de chuva. 


A mudança para pneus de baixo perfil representa uma revolução técnica, o que exigiu um intenso programa de pesquisa e desenvolvimento que incluiu testes internos e externos. A mudança para 18" significou, literalmente, começar do zero. Os engenheiros da Pirelli repensaram todos os elementos do pneu: do perfil à estrutura e compostos. No total, no ano de 2021, foram realizados 28 dias de testes em pista, o que, em conjunto com os testes que tiveram lugar nos dois anos anteriores, elevam o número para 36. Recorde-se que os testes sofreram um atraso devido à pandemia de COVID-19. 

 

A campanha de desenvolvimento para os novos pneus de 18" ficou marcada por mais de 10.000 horas de testes internos, mais de 5.000 horas de simulação e mais de 70 protótipos desenvolvidos virtualmente, que resultaram em 30 especificações físicas testadas em pista pelos pilotos. Foram realizadas um total de 4.267 voltas, perfazendo mais de 20.000 Km: cerca de metade da circunferência da Terra. Foram utilizados 392 conjuntos de pneus, o equivalente a 1568 pneus. 


Quase todas as equipas participaram no programa de testes, juntamente com 19 pilotos: 15 dos quais são competidores regulares no campeonato. O papel dos pilotos foi fundamental, pois ofereceram as suas perspetivas ao longo das diferentes fases de desenvolvimento. Este valioso feedback ajudou a Pirelli a desenvolver os novos pneus passo a passo, tendo os comentários e expectativas dos motoristas em consideração. 

MARIO ISOLA – RESPONSÁVEL PIRELLI NA F1 

 

"Com este último teste em piso molhado, fechamos finalmente o nosso cronograma de desenvolvimento para os novos pneus de 18 polegadas. No ano passado, a pandemia COVID-19 obrigou-nos a rever o nosso programa de testes com completo, levando ao cancelamento dos testes em pista, para nos concentrarmos na simulação e no desenvolvimento e modelagem virtuais. Este sistema de triagem virtual ajudou-nos a otimizar o número de protótipos físicos produzidos e retomar os testes em 2021, durante 28 dias. Iniciamos o processo de desenvolvimento com o perfil, antes de passarmos para a construção de base. Por último trabalhámos nos cinco compostos que iremos homologar para o próximo ano. Os resultados até agora obtidos foram alcançados com o contributo dos pilotos que competem no campeonato, um aspeto vital para nós, mesmo com a utilização de carros de mula. No próximo ano, teremos ainda alguns dias de teste à nossa disposição, o que nos permitirá afinar o pneu para 2022 com os novos carros, se necessário. Assim que a especificação for validada pela FIA, os pilotos terão a chance de experimentar os pneus definitivos de 18 polegadas, no teste após o Grande Prémio de Abu Dhabi, embora tenhamos que esperar pelos testes de pré-temporada do próximo ano para ver estes pneus em ação nos carros de 2022

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos