Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - GRANDE PREMIO AZERBEIJAO DE F1 SEGUNDA A PIRELLI

Sexta, 28 Abril 2023 19:32 | Actualizado em Terça, 23 Abril 2024 08:23

GRANDE PRÉMIO DO AZERBAIJÃO: ANTEVISÃO


 

MARIO ISOLA - DIRETOR MOTORSPORT DA PIRELLI

  

"Baku apresenta um conjunto de características únicas no calendário da Fórmula 1, com uma secção muito lenta, típica de um circuito de rua, bem como outras partes da pista que são muito rápidas. Iremos transportar os três compostos mais macios da gama, por serem os mais adequados. Entre os aspetos cruciais para o fim de semana destacamos a necessidade de encontrar a configuração certa e uma gestão equilibrada dos pneus. Os pneus do eixo dianteiro precisarão de estar com temperatura suficiente para garantir a aderência ideal, pese as longas retas que contribuirão para o seu arrefecimento, mas será igualmente importante não sobreaquecer os pneus traseiros na fase de tração. Portanto, a chave será equilibrar as temperaturas entre a frente e a traseira, porque há um grande risco de bloqueio das rodas, e as paredes do Azerbaijão não fazem prisioneiros, como já tivemos oportunidade de testemunhar no passado. Este ano, no sábado de manhã, o Sprint Shootout fará a sua estreia para definir a grelha de partida para a corrida ao Sprint da tarde, com os pilotos obrigados a usar um conjunto de médios para cada uma das duas primeiras sessões de Shootout, e depois um conjunto de macios para a sessão final. Isso representa um desafio extra para as equipas e também para a Pirelli, pois haverá menos dados disponíveis, contudo, estamos confiantes de que isso oferece uma oportunidade de aumentar o espetáculo de um fim de semana de Grande Prémio de Fórmula 1”.

OS PNEUS NA PISTA 

 

  • Foram escolhidos os compostos mais macios da gama de F1 da Pirelli: C3 (P Zero duro), C4 (P Zero médio) e C5 (P Zero macio).
  • Será estreado um novo formato de corrida neste fim de semana, aprovado pela Comissão da F1 na terça-feira. Uma nova sessão de qualificação denominada de "Sprint Shootout" decidirá a grelha de partida para a primeira corrida ao Sprint do ano, ocupando o lugar da FP2. O piloto mais rápido no Sprint Shootout receberá o Pirelli Sprint Shootout Award.
  • O Sprint Shootout decorrerá no sábado às 12h30, horário local, dividido em três sessões de qualificação: Q1 (12 minutos), seguida por uma sessão de Q2 (10 minutos) e uma Q3 (oito minutos). As equipas terão de usar conjuntos novos de pneus: os médios para a Q1 e para a Q2, e macios para a Q3.
  • O resultado da Sprint Shootout determinará a grelha de partida para a corrida ao Sprint, que começa às 17h30 do sábado, horário local. A classificação da corrida ao Sprint não afetará a grelha de partida para o Grande Prémio de domingo, que será decidido com a habitual sessão de qualificação, desta vez realizada na tarde de sexta-feira, onde o piloto mais rápido receberá o Pirelli Pole Position Award.
  • O Grande Prémio do Azerbaijão decorre numa pista que combina curvas estreitas com retas rápidas, que vão alternando ao longo de traçados de grande exigência no centro histórico da cidade e duas zonas de DRS. Com mais de seis quilómetros, este é um dos circuitos mais longos do calendário.
  • A pista foi completamente repavimentada, de acordo com os organizadores da corrida. A rugosidade do asfalto, que costuma ser mínima e pouco abrasiva, será outra incógnita até aos treinos livres.
  • Este ano, ao contrário do que aconteceu em 2022, esperam-se temperaturas inferiores em cerca de 10 graus. Algo que se deve ao facto de a corrida decorrer em abril, ao invés de junho.
  • Há 75% de probabilidade de neutralização da corrida em Baku. No ano passado, assistimos a dois períodos de Safety Car virtual, e os quatro primeiros pararam duas vezes.

As equipes terão os compostos médio e supermacio à sua disposição para a quinta rodada em Baku. Ayumu Iwasa, piloto da DAMS, lidera o campeonato depois de vencer a Feature Race em Melbourne.

GT World Challenge 

 

A equipa Rowe Racing conquistou uma dobradinha na primeira ronda inaugural do GT World Challenge Europe, em Monza, prova que conta com a Pirelli como fornecedor de pneus exclusivo. Ao volante de um BMW M4, Philipp Eng, Marco Wittmann e Nick Yelloly ficaram à frente dos seus companheiros de equipa, Daniel Harper, Max Hesse e Neil Verhagen. O Iron Lynx Lamborghini Huracan GT3 EVO2, conduzido por Andrea Caldarelli, Mirko Bortolotti e Jordan Pepper, foi terceiro. A Pirelli transportou 4200 dos mais recentes pneus P Zero DHF para os três campeonatos SRO que constituíram a maior parte da ação.

 

 

Formula Regional European Championship by Alpine 

 

O Campeonato Europeu de Fórmula Regional da Alpine, que conta com a Pirelli como fornecedor de pneus exlusivo, estreou-se em Imola, como parte do ACI Racing Weekend. O estreante norueguês Martinius Stenshorne (R-ace GP) venceu a Corrida 1 e Kas Haverkort (Van Amersfoort Racing) conquistou a Corrida 2. A Pirelli transportou 3200 para a série europeia, e para o Campeonato Italiano de F4 e o Troféu Italiano F2000.

A PIRELLI NO AUTOMOBILISMO

Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas, agora reconhecida em todo o mundo pela sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade dos seus produtos. O automobilismo sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, com a filosofia da ‘corrida para a estrada’. A empresa está envolvida no automobilismo há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli tem uma preocupação constante com a utilização cada vez mais eficiente de recursos naturais e energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030.

A Pirelli é parceira global de pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece outros campeonatos, incluindo a Fórmula 2 e a Fórmula 3 da FIA, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional da Alpine, o Campeonato Mundial de Ralis da FIA e o GT World Challenge, além de inúmeras séries nacionais.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos