Velocidade Online

Mundial - Fórmula 1

CAMPEONATO MUNDO DE FÓRMULA 1 - 2023 - VESTAPPEN SOMA E SEGUE NO MUNDIAL COM MAIS UMA VICTÓRIA EM LAS VEGAS - ESTADOS UNIDOS

Segunda, 20 Novembro 2023 17:13 | Actualizado em Domingo, 14 Julho 2024 05:28

GRANDE PRÉMIO DE LAS VEGAS: MAX CONQUISTA 18.ª VITÓRIA DA TEMPORADA



O Las Vegas Strip Circuit fez jus à reputação da cidade e, quase sem surpresa, viu Max Verstappen a vencer novamente. Porém, o tricampeão mundial teve de lutar muito por este triunfo. O indomável Charles Leclerc subiu à segunda posição e o outro piloto da Red Bull, Sergio Perez, terminou em terceiro. 


Esta foi a 18ª vitória de Verstappen nas 21 corridas disputadas até ao momento na presente temporada, juntando-se a Sebastian Vettel no terceiro lugar na lista de pilotos com mais vitórias de todos os tempos, com 53.  Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (103) ocupam as duas primeiras posições desse ranking. 

O DIA NA PISTA 
 

A maioria dos pilotos (15) optou pelo composto Médio para a largada, com Stroll e Tsunoda a preferirem o Macio e Hamilton, Piastri e Zhou a escolherem o Duro. O primeiro Safety Car permitiu que vários pilotos aproveitassem para mudar imediatamente para o C3 para tentar subir algumas posições, o que confundiu as coisas com aqueles que optaram por permanecer na pista. O segundo Safety Car, após a colisão entre Russell e Verstappen que deixou destroços espalhados pela pista, viu então a vantagem balançar a favor de quem tinha parado muito cedo e ainda não tinha feito uma segunda paragem, pois minimizou o tempo perdido na pit lane. 

Quanto aos stints mais longos desta noite, Sargeant fez 35 voltas com um conjunto de Duros e Bottas realizou 26 com pneus Médios. Leclerc completou 21 voltas com o conjunto de C4 que utilizou desde o início. 

MARIO ISOLA - DIRETOR MOTORSPORT DA PIRELLI   

 

“Foram 90 minutos de corrida cheios de ação e momentos espetaculares que de certeza foram do agrado de todos os espetadores presentes em Las Vegas e daqueles que assistiram pela televisão ou online. Ultrapassagens, colisões, safety cars, erros e grandes feitos de pilotagem: o melhor que este desporto tem para oferecer condensado em 50 voltas. Foi a melhor publicidade possível para a Fórmula 1 nos Estados Unidos, uma combinação perfeita entre o lado da corrida e o espetáculo, como exemplificado na cerimónia de entrega de prémios. 


Recebido o resumo técnico da noite, vimos que as nossas previsões antes da corrida em termos de estratégia revelaram-se corretas: não houve muita diferença entre a estratégia de uma paragem e de duas paragens. O Duro provou ser o pneu de corrida mais eficaz, mesmo que tenha sofrido um pouco de granulação. O Médio, escolhido para largada por três quartos do campo, comportou-se razoavelmente bem, embora precisasse de ser gerido com um pouco mais de cuidado, principalmente nas fases iniciais. Na verdade, mesmo aqueles que lutaram arduamente pela vitória, como Leclerc, conseguiram prolongar o primeiro stint quase até metade da corrida. O Macio, utilizado apenas por Stroll e Tsunoda na largada, deu uma boa vantagem inicial, mas foi claramente menos competitivo em longas distâncias. Mais uma vez, vimos como as condições da pista foram redefinidas devido à reabertura do tráfego normal durante a noite, o que tornou mais difícil a limpeza da granulação da superfície dos pneus.” 

O QUE SE SEGUE? 
 

A ronda final do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2023 decorrerá em Abu Dhabi. Os compostos escolhidos para este evento são o C3 (P Zero Duro), o C4 (P Zero Médio) e o C5 (P Zero Macio). Na terça-feira após a corrida, o circuito de Yas Marina acolhe um dia de testes em que participam todas as equipas. 

A PIRELLI NO AUTOMOBILISMO


Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas, reconhecida em todo o mundo pela sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade dos seus produtos. O automobilismo sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, com a filosofia da ‘corrida para a estrada’. A empresa está envolvida no automobilismo há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli tem uma preocupação constante com a utilização cada vez mais eficiente de recursos naturais e energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. 

A Pirelli é parceira global de pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece outros campeonatos, incluindo a Fórmula 2 e a Fórmula 3 da FIA, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional da Alpine, o Campeonato Mundial de Ralis da FIA e o GT World Challenge, além de inúmeras séries nacionais.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos