Velocidade Online

Mundial - Fórmula Monomarca

MUNDIAL -FÓRMULA E EM NOVA YORK NA DS VIRGIN RACING

Quarta, 18 Julho 2018 08:43 | Actualizado em Quarta, 17 Abril 2024 07:17

NOVA IORQUE: CAI O PANO NA  MELHOR ÉPOCA DE SEMPRE
DA DS VIRGIN RACING NA FÓRMULA E

 

Sam Bird registou a sua melhor classificação de sempre na Fórmula E, alcançando o 3º lugar no Campeonato de Pilotos.

A DS Virgin Racing alcançou, também, o 3º lugar na Classificação por Equipas.

O ePrix de Nova Iorque marca o fim da 4ª temporada da modalidade e o fim da era dos monolugares de primeira geração.

 

A DS Virgin Racing terminou a sua melhor época de sempre na Fórmula E, no seguimento da realização da última ronda do calendário 2017/2018, com a obtenção do 3º lugar nos Campeonatos de Pilotos e de Equipas.

Recorde-se que Sam Bird e a DS Virgin Racing chegaram a esta dupla ronda final de Nova Iorque na luta pelos títulos de Pilotos e Equipa, mas ao longo desta jornada Bird arrecadaria apenas 3 pontos (2 no sábado, com o 9º lugar na Corrida 1, e mais 1 no domingo, fruto do 10º lugar na Corrida 2, a última da presente temporada), ficando a 1 mero ponto de se sagrar Vice-Campeão.

 

Corrida 1 - Sábado

Com os termómetros a registar temperaturas do ar na ordem dos 30 graus, que equivalem a 45 graus no traçado desenhado no distrito de Red Hook (Brooklyn), as condições foram difíceis para as equipas e os pilotos.

Sam Bird arrancou da 14ª posição da grelha, logo atrás do seu colega de equipa Alex Lynn, e fez um excelente início de corrida, posicionando-se rapidamente no top 10. Nesta que foi a corrida mais longa de toda a temporada, e em que a gestão da energia era decisiva, Bird entrou nas boxes em 9º lugar, com Lynn alguns lugares mais atrás. Já bem perto do fim, Lynn viria a perder a traseira do seu monolugar na zona mais rápida do circuito e ficaria de fora da prova. Com apenas duas voltas por cumprir, Bird fez um último esforço para tentar subir na classificação e, assim, manter-se na luta pelo título, mas a sua posição não se alterou até ao cair da bandeira de xadrez, pelo que Jean-Eric Vergen conseguiu pontos suficientes para conquistar antecipadamente o título 2017/2018.

 

Corrida 2 - Domingo

No dia seguinte corria-se a última prova da temporada, a 45ª desde a criação da disciplina, com os pilotos a enfrentarem condições atmosféricas invulgares, com a chuva a marcar presença no início da jornada, para depois a pista permanecer seca durante todo o ePrix.

Sam Bird rubricou o 8º melhor tempo na Qualificação, enquanto Alex Lynn colocou o segundo DSV-03 da DS Virgin Racing no 18º lugar da grelha. No início da corrida, Bird conseguiu defender a sua posição entre os 10 primeiros, mas para Lynn a tarde foi bem mais complicada, tendo o piloto sofrido um stop/go de penalização por ter mudado de caixa de velocidades depois da primeira corrida da jornada.

Sensivelmente a meio da corrida os pilotos fariam, pela última vez na história da Fórmula E, a habitual troca de monolugares, já que a segunda geração de monolugares da Fórmula E já não necessitará desse expediente. Rodando bem à frente de Lynn, Bird tentou subir na classificação, sonhando com a 2ª posição no Campeonato, vindo a terminar no 10º lugar, enquanto Lynn cruzaria a linha de chegada na 14ª posição.

 

Sam Bird: “Este fim de semana não correu como esperávamos, mas a temporada foi realmente fantástica. Se alguém me dissesse que ia chegar a Nova Iorque em posição de discutir o título, não teria acreditado. Tudo isto é resultado do trabalho e empenho de toda a equipa. Fizeram tudo o que era possível para melhorar o nosso monolugar e nós aproveitámos todas as oportunidades. Foi um grande feito.”

Alex Lynn: “Foi um fim de semana difícil, mas, como sempre, demos o nosso melhor. Quero agradecer a toda a equipa pelo seu empenho durante toda esta temporada. Neste meu início na Fórmula E, aprendi muito e gostei imenso de toda esta descoberta.”

Sylvain Filippi, Diretor Geral da DS Virgin Racing: “É o final de uma temporada fantástica para a DS Virgin Racing, que não teria sido possível sem o trabalho e empenho de todos os membros da equipa e sem o apoio dos nossos parceiros DS Automobiles, Hewlett Packard Enterprise, Total, Kaspersky, STANLEY, Alpinestars e One All Sports. O que fizémos nesta temporada, num campeonato tão disputado como este, é uma grande conquista, mesmo que este fim de semana não tenha tido o desfecho com que sonhámos. Mas podemos estar orgulhosos de tudo o que alcançámos.”

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance: “No final desta temporada incrivelmente competitiva, a DS Virgin Racing e Sam Bird ocupam o 3º lugar nos respetivos Campeonatos. Com duas vitórias e quatro pódios, a equipa teve um excelente desempenho. Conseguimos enormes progressos numa competição extremamente disputada que são muito encorarajadores para o futuro. Quero felicitar o Jean-Eric Vergne e a Audi pelos títulos alcançados.”

 

Este ePrix de Nova Iorque marca o fim da 4ª temporada de Fórmula E e a derradeira aparição dos monolugares de primeira geração. A partir de agora, com as evoluções apresentadas, não haverá mais mudança de viaturas a meio das corridas.

A nova temporada de Fórmula E arranca em dezembro em Riade (Arábia Saudita), a seguir aos testes de pré-temporada, a realizar em outubro.

Informações adicionais sobre o DS Virgin Racing E Team, incluindo imagens em alta resolução e conteúdos vídeo, em http://map.ds-virginracing.com/

 


 

 

CAMPEONATO FIA ABB DE FÓRMULA E 2017/2018
(após 12 de 12 provas)

 

CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS:

1. Jean Éric Vergne, 198 pontos

2. lucAs di grassi, 144

3. Sam Bird, 143

4. SEBASTIEN BUEMI, 125

5. DANIEL ABT, 120

16. Alex Lynn, 17

 

CAMPEONATO DO MUNDO DE EQUIPAS

1. AUDI SPORT ABT SCHAEFFLER, 264 PONTOS

2. Techeetah, 262

3. Ds VIRGIN RACING, 160

4. MAHINDRA RACING, 138

5. RENAULT E.DAMS, 133


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos