Velocidade Online

Mundial - Autocross/Ralicross

MUNDIAL - CAMPEONATO MUNDO DE RALICROSS - PROVA DE MONTALEGRE FOI APRESENTADA

Domingo, 24 Julho 2022 08:46 | Actualizado em Sexta, 09 Dezembro 2022 02:50

Pela primeira vez, a prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, o Lusorecursos World RX of Portugal, (17 e 18 setembro) foi apresentada oficialmente no Circuito Internacional de Montalegre. A sessão protocolar aconteceu no último dia de provas do Nacional de Ralicross que ocorreu neste fim de semana no traçado barrosão.

 Foi a primeira apresentação pública de um evento que promete voltar a colocar Montalegre entre a elite do rallycross mundial. O Campeonato do Mundo FIA (World RX), que se estreou oficialmente em Montalegre, em 2014, vai inaugurar, esta época, uma nova era numa das mais populares disciplinas do desporto automóvel. A categoria-rainha terá em pista os novos e espetaculares RX1e, máquinas com dois motores elétricos - um em cada eixo - e potências de 500kw, o equivalente a 680cv, com um binário de 880 Nm, disponível instantaneamente. Em paralelo, os Supercars com motores de combustão vão manter-se no programa de Montalegre, desta vez integrados no Campeonato da Europa FIA, que tem tido grelhas repletas em 2022. Outro forte motivo de interesse é a presença de pilotos nacionais a disputar o Campeonato da Europa FIA de RX3 (S1600), onde o piloto português João Ribeiro discute, neste momento, o título de campeão europeu.

ACORDO ASSINADO COM PATROCINADOR

Momentos antes da cerimónia pública de apresentação da prova do Campeonato do Mundo de Rallycross, a organização do evento - Clube Automóvel de Vila Real - assinou um acordo com o principal patrocinador da prova, a empresa Lusorecursos.

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre

«Pela primeira vez estamos a fazer esta sessão de apresentação em Montalegre. É um gosto, para o município de Montalegre, voltar a trazer grandes nomes desta modalidade. É um gosto anunciar que vamos ter os "motores elétricos". Temos vindo a trabalhar no sentido de dar maior dimensão a este grande evento. Temos conseguido representar Portugal com grande qualidade e com grande afinco. É importante rentabilizar este grande investimento que temos vindo a fazer desde a década de 90. Os carros elétricos será a "cerejinha no topo do bolo". Este trabalho que estamos a fazer é coroado com esta parceria que estamos a fazer com o novo promotor. Este é um evento que não é só de Montalegre. É muito mais do que isso.»

Jorge Almeida | Presidente - Clube Automóvel de Vila Real

«Estamos a falar de uma prova de cariz mundial. É um prazer trabalhar com a autarquia de Montalegre. Digo isto porque é uma autarquia que está sempre disponível, está sempre pronta para solucionar os problemas que vão surgindo. O nosso agradecimento é imenso para a autarquia. O nosso agradecimento, também, para a Lusorecursos pela amabilidade em tornar-se nosso parceiro neste projeto comum. Não ponham a mínima dúvida em como vamos ter um grande espetáculo nos dias 17 e 18 de setembro. Vamos ter, também, o melhor Campeonato da Europa de Supercars.»

Ricardo Pinheiro | Lusorecursos

«O apoio da nossa empresa a este evento tem a ver com a categoria dos elétricos. Como podemos constatar, a mobilidade elétrica é uma realidade. Não é o futuro. É o presente. Montalegre, como tem o recurso do lítio para as baterias dos carros elétricos, faz todo o sentido ter uma prova com carros elétricos para demonstrar que o futuro é o presente. Assim sendo, o presente é a mobilidade elétrica. Neste sentido, o nosso apoio não é só para promover a Lusorecursos como empresa privada, mas também como recurso público, explorável, para garantir o futuro e as gerações futuras, respeitando a natureza e a identidade local das pessoas de Montalegre. Queremos implementar o projeto com as pessoas e as entidades locais, por isso é que estamos aqui presentes. Queremos trabalhar em conjunto. É um gosto enorme estar junto dos barrosões para promover um recurso de futuro.»

João Ribeiro | Piloto

«É um desporto em crescendo em todo o Mundo. Vai ser uma festa. É um motivo de orgulho representar Portugal por essa Europa fora. É bom sentir o que os outros pilotos sentem por este circuito. É um "puro circuito". Já tive oportunidade de estar em outras pistas, mas esta é especial. É muito técnica e tem todas as condições necessárias para o Campeonato da Europa. Espero chegar aqui na luta pelo Campeonato da Europa.»

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos