Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2019 - A CITROEN NO RALI DA CATALUNHA

Terça, 29 Outubro 2019 21:03 | Actualizado em Terça, 09 Abril 2024 00:35

CITROËN JÁ ESTÁ FOCADA EM 2020 Rali RACC Catalunha / Rali de Espanha (24 a 27 outubro ) – Dia 3 (Final)
 
 
Condenada a uma prova de expetativas, depois da avaria hidráulica sofrida na ES2 ter cortado o ímpeto a Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, o Citroën Total World Rally Team, mesmo conseguindo confirmar os progressos do C3 WRC no asfalto, não pôde fazer nada para impedir a atribuição dos títulos mundiais de Piloto e Navegador.
 
 
Com um arranque particularmente bem sucedido na etapa de terra do primeiro dia deste Rali RACC Catalunha / Rali de Espanha, assinando o melhor tempo no troço de abertura, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, viram ruir, logo na especial seguinte e infelizmente, as suas esperanças de vitória comprometidas por uma avaria hidráulica, fazendo com que, de seguida, apenas pudessem tentar alcançar a melhor classificação possível. Tendo terminado a Etapa de ontem (sábado) no 8º, lugar, confirmando, ao longo do dia, os progressos feitos no C3 WRC em asfalto, com vários cronos muito convincentes, a dupla deu hoje continuidade a essa sessão de testes em grande escala, realizada, neste tipo de piso, preparando eventos futuros. Infelizmente, tal prestação mostrou-se insuficiente para impedir a atribuição dos títulos mundiais de Pilotos e Navegadores para Ott Tänak et Martin Järveoja. A partir de agora focada na próxima época e determinada a permitir que Sébastien Ogier e Julien Ingrassia recuperem o Número 1 em 2020, o Citroën Total World Rally Team irá abordar o rali final da presente temporada, na Austrália (de 14 a 17 de novembro), com a habitual combatividade, tendo a firme intenção de terminar esta sua campanha de 2019, já pontuada pela conquista de 11 subidas ao pódio, incluindo 3 vitórias, alcançadas em grande estilo. Em plena confiança ao volante do C3 WRC, Esapekka Lappi e Janne Ferm foram gradualmente aumentando a cadência nas especiais em terra do primeiro dia do rali, ao ponto de terem ficado a apenas 4 segundos do pódio à entrada da segunda ronda de troços mas, infelizmente, viram-se, logo depois, vítimas de uma falha do motor, que os condenou a um abandono prematuro, terminando com o seu fim de semana. A Citroën Racing sai de Espanha com a satisfação de os C3 R5 terem alcançado uma dobradinha na sua categoria. Mads Östberg e Torstein Eriksen impuseram-se entre os WRC2Pro, enquanto Eric Camilli e Benjamin Veillas conquistaram a vitória nos WRC2.
 

 
 
 
 

 
 
O QUE ELES DISSERAM… Sébastien Ogier, Piloto do Citroën Total WRT "Este não foi, claramente, o resultado que esperávamos quando aqui chegámos . Estávamos determinados em dar tudo até final , mas infelizmente tudo terminou muito cedo. A adrenalina e a motivação tornaram-se, depois e necessariamente, diferentes, mas fizemos questão de continuar com o profissional ismo que nos caracteriza , trabalha ndo no carro em asfalto e , mesmo assim, ataca ndo a fundo . Parabéns a o Ot t e ao Martin por este título inteiramente merecido e alcançado com enorme empenho.“  Esappeka Lappi, Piloto do Citroën Total WRT “ Estou desapontado com este fim prematuro, especialmente porque , até então, estava a ter um primeiro dia bastante constante e sólido em termos de velocidade. As diferenças de tempos eram pequenas e a luta ia ser bo a pois eu estava muito confortável ao volante do meu C3 WRC. Estava curioso em avaliar a extensão dos progressos feitos no asfalto , mas os tempos assinados pelo Sébastien e pelo Julien estão a ir, claramente, na direção certa. Mal posso esperar por estar na Austrália para terminar a temporada da melhor maneira possível .”
 
DUAS PERGUNTAS A PIERRE BUDAR, DIRETOR DA CITROËN RACING Que análise faz deste fim de semana, inevitavelmente dececionante, e também da temporada como um todo? "Coletivamente não estiv e mos à altura da tarefa a que nos tínhamos proposto , pelo que precisamos de nos mobilizar para aumentar, ainda mais, o nosso patamar de perform ance , isto se quisermos lutar por um título no próximo ano. O projeto que lançámos no início de 2019, apostando em novas duplas de pilotos e n uma equip a técnica renovada, antecipava-se difícil frente às demais formações, muito fortes e com pilotos com enorme experiência nas suas viaturas . É , assim, um projeto que foi definido a longo prazo , logo desde o seu início. Começamos forte s, em Monte Carlo, onde o Sébastien e o Julien são sempre formidáveis, antes de uma nova confirma ção no México, onde a Citro ë n sempre conseguiu equilibrar muito bem o rácio entre o calor e a altitude. A partir daí t alvez tenhamos sofr ido um pouco com a juventude da nossa equip a . Havia, assim, que encontrar novas marca s e definir a direção a seguir. Sem dúvida que não consegu imos aproveitar toda a experiência da equip a no asfalto, não tendo sido capazes de aproveitar ralis como a Córsega e, depois, a Alemanha. ” 
 
A temporada 2020 vai, assim, começar na Austrália? “Ela j á começou, pois temos vári os trabalhos em curso , para que possamos evoluir o nosso carro logo a partir d o primeir o rali do ano. Todas as nossas equip a s de desenvolvimento estão a trabalhar a fundo para que sejamos capazes de estar a o melhor nível logo a partir dess a prova inaugural. Temos agendado um programa de testes intensivos que até se poderá ver alargado . Espero que 2020 nos permita colher os benefícios de tudo o que inici á mos este ano, pelo que iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que i sso aconteça . Quanto a e ste fim de semana, estamos todo s desapontados, até um pouco magoados , já que nunca ninguém baixou os

 
 
 
 

 
 
braços em termos de esforços ao longo destas intensas semanas . Mas continuamos unidos e aprenderemos novas lições com este fracasso, para continuar a crescer juntos e regressarmos mais fortes.”
 
RALI RACC CATALUNHA – RALI DE ESPANHA 2019  CLASSIFICAÇÃO GERAL (provisória) 1. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) 3h07’39’’6 2. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) +17’’2 3. Sordo / Del Barrio (Hyundai i20 WRC) +17’’6 4. Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +53’’9 5. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +1’00’’2 6. Evans / Martin (Ford Fiesta WRC) +1’14’’2 7. Suninen / Lehtinen (Ford Fiesta WRC) +1’47’’6 8. Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) +4’20’’5 9. Ostberg / Eriksen (Citroën C3 R5) +8’24’’6 (1ers RC2 & WRC2Pro) 10. Camilli / Veillas (Citroën C3 R5) +8’47’’2 (2èmes RC2 & 1ers WRC2) …
 
CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS*
 1. Ott Tänak – 263 pontos 2. Thierry Neuville – 227  3. Sébastien Ogier – 217  4. Andreas Mikkelsen – 102  5. Elfyn Evans – 102  6. Kris Meeke – 98  7. Jari-Matti Latvala – 94  8. Teemu Suninen – 89 9. Dani Sordo – 89  10. Esapekka Lappi – 83  … *sujeita à classificação oficial publicada pela FIA

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos