Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2022 - ROVANPERA VENCE RALI DA CROACIA COM DIFICIEIS CONDIÇÕES

Terça, 26 Abril 2022 15:56 | Actualizado em Quarta, 24 Abril 2024 01:46

KALLE ROVANPERA VENCE PERANTE CONDIÇÕES EXTREMAS E AMPLIA LIDERANÇA 

Zagreb, 24 de abril de 2022 – O Rali da Croácia representou um desafio formidável para pilotos, carros e pneus, com as estradas extremamente sujas e escorregadias, fruto de condições meteorológicas adversas. 

 

Nestas condições, o pneu de chuva Cinturato RW foi, quase sempre, o preferido: especialmente entre os pilotos menos experientes que quiseram garantir níveis mais altos de aderência. O composto macio P Zero (RA WRC SA) foi também uma escolha amplamente utilizada, muitas vezes combinado com o pneu de chuva num padrão cruzado em ambos os eixos, à imagem do que já foi visto no desafiante Rali de Monte-Carlo. No último dia, o composto duro (P Zero RA WRC HA) foi utilizado pela primeira vez. 

 

O pneu vencedor

Com as constantes mudanças das condições meteorológicas não houve um pneu capaz de dar a resposta necessária aos constantes desafios, sendo que o padrão cruzado foi recorrente, com todas as opções disponíveis a revelarem-se essenciais.


A escolha dos pneus foi crucial na penúltima etapa, que contou com chuva forte e inesperada. Ott Tanak, da Hyundai, apostou em quatro pneus macios e dois de chuva, enquanto Rovanpera optou pela escolha mais convencional de quatro pneus duros e dois de chuva. A aposta valeu a pena para Tanak, pois conseguiu reduzir quase 30 segundos da liderança de Rovanpera, o que os deixou separados por apenas 1,4 segundos, antes da Power Stage final.

 

A etapa-chave: SS11 Platak 1 (15,85 km)

Esta foi uma das duas novas etapas que se estrearam na prova croata no ano passado. Com uma visibilidade quase inexistente, foi uma verdadeira prova de sobrevivência. O tempo de Tanak, que venceu a etapa, colocou-o na disputa pela vitória, enquanto Sami Pajari, piloto do WRC júnior, estabeleceu um incrível oitavo tempo mais rápido com um carro de Rally3. Esta etapa deveria ser disputada duas vezes, mas foi cancelada na tarde de sábado por motivos de segurança.

 

Terenzio Testoni, responsável Pirelli no WRC

"A Croácia foi um dos ralis mais desafiantes de que tenho memória, igual a Monte-Carlo em termos de complexidade. O pneu de chuva tornou-se efetivamente o pneu principal, combinado com o duro e o macio, de acordo com as circunstâncias. O pneu de chuva foi muitas vezes submetido a esforços para os quais não foi concebido. Muitos pilotos tentaram um padrão cruzado, que funcionou bem, e os três pneus que trouxemos aqui desempenharam um papel importante. Tivemos alguns furos ao longo do evento, mas a maioria deles foi causada pelo deslizamento dos carros, saída dos pneus das jantes ou batidas contra os muitos obstáculos. Este foi um evento muito fora do normal. Parabéns a Kalle por ter conquistado uma vitória tão árdua."

 

Os vencedores da classe

O francês Yohan Rossel conquistou uma vitória clara no Rally2, com seu Citroen C3. O piloto finlandês Lauri Joona conquistou a vitória no Junior WRC, ao volante de um Ford Fiesta Rally3.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos