Velocidade Online

Mundial - Ralis

CAMPEONATO MUNDO DE RALIS 2022 - GABEIRAS SEM SORTE NO VODAFONE RALI DE PORTUGAL

Segunda, 23 Maio 2022 18:59 | Actualizado em Quarta, 24 Abril 2024 05:06

Quebra de transmissão forçou abandono de Iago Gabeiras no Rali de Portugal

 

A dureza excessiva da etapa inaugural da prova, palco da discussão de mais uma prova da Peugeot Rally Cup Ibérica, fez ceder uma transmissão do 208 Rallye4 do jovem piloto galego, forçando-o a abandonar na segunda passagem pela especial da Lousã.

 

A discussão da Peugeot Rallye Cup Ibérica estava confinada ao percurso da 1ª etapa do Rali de Portugal, que se iniciava o fim-de-tarde de quinta feia e se prolongava por todo o dia de sexta.

A cidade de Coimbra foi palco do arranque oficial e da Super Especial de abertura da prova. Perante mais de 20 mil espetadores, Iago Gabeiras optou por “um andamento cauteloso, sobretudo focado em não cometer erros.  Fizemos tudo bem e acabamos por fazer um bom tempo”, que colocou o piloto galego na segunda posição da Copa.

O dia de sexta prometia muita dureza, com 7 especiais e mais uma Super Especial de fecho, num total de mais de 120 quilómetros contra o cronómetro.

Nos 12,03 kms da primeira passagem pela Lousã, Iago Gabeiras e Néstor Casal continuaram a apostar “num andamento controlado. Tentando ter um ritmo sólido e sempre dentro dos limites Não tínhamos certezas sobre como estaria o piso da classificativa, nem sobre qual o ritmo que os nossos adversários iriam impor”.

Mas, o cronómetro não enganou e novo segundo melhor tempo, colocou a dupla na liderança da Copa, com 2,5 segundos de vantagem sobre os mais diretos perseguidores, provando que estavam no rali de Portugal para discutir o triunfo

O desafio seguinte provou ser o mais duro que a prova tinha para oferecer nesta edição de 2022.

A classificativa de Góis estava muito degradada praticamente ao longo de toda a sua extensão (19,33 kms), com especial destaque “para a parte inicial, onde o piso estava completamente destruído, tendo optado por rodar muito abaixo do limite, pois a mecânica estava sofrendo muito”, explica Iago Gabeiras que depois, ainda enfrentou outro problema: “a partir de metade da especial, apanhámos sempre muito pó, levantado pelos concorrentes anteriores e fui forçado a reduzir o andamento, impossibilitando-me de andar entre os da frente”.

Como resultado, Gabeiras fez apenas a 5ª melhor marca e caiu para a mesma posição na geral da Copa, antes da terceira e última especial da ronda inicial de sexta-feira, Arganil, com 18,72 kms.

E o pesadelo continuou. Logo após os quilómetros iniciais, voltou “o mesmo problema. A partir do quarto quilómetro, começamos a rodar no pó dos outros concorrentes e era impossível impor um ritmo rápido, que nos permitisse estar entre os melhores. Foi um inferno. Ora andávamos cem metros sem pó, ora entravamos numa nuvem de poeira em que não víamos um metro à nossa frente. Tivemos uma pequena saída de estrada e, a partir de certo ponto, fomos com toda a cautela, tentando sobreviver!”.

Mesmo assim, Iago Gabeiras e Néstor Casal lograram estabelecer novamente a quinta melhor marca, mantendo o Peugeot 208 Rally4 da The Racing Factory no 5º lugar das contas particulares da Peugeot Rallye Cup Ibérica, no fecho da secção.

Para a parte da tarde, o rápido piloto galego queria “forçar o andamento e atacar. Tínhamos de recuperar tempo e posições para, pelo menos, tentar chegar ao pódio. Chegamos à Lousã e mal partimos, percebemos que o piso estava totalmente destruído. Não fizemos nem 400 metros, pois a transmissão cedeu, depois de tanta pancada que apanhou ao longo das classificativas!”.

Foi um desfecho inglório e injusto, com esta desistência a representar “mais uma prova sem pontos. Estamos muito tristes. Este Rali de Portugal foi um dos mais duros que alguma vez fiz. Agora, resta-nos seguir em frente e dar tudo para vencer já na próxima prova!”, que acontecerá nos dias 17 e 18 de junho. Será o Rali de Ourense, primeira prova em asfalto da época.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos